segunda-feira, 28 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA 03 NOVEMBRO DOMINGO 2024 - DIA DE TODOS OS SANTOS


 Você sabia que o Dia de Todos os Santos é comemorado por católicos em todo o mundo? Neste dia especial, os fiéis homenageiam todos os santos e mártires que já passaram por este mundo. A história por trás do dessa data é rica e fascinante, e remonta aos primeiros séculos do Cristianismo. Neste artigo, exploraremos as origens e o significado dessa celebração tão importante para os católicos.

Essa celebração tem suas raízes na tradição da Igreja em homenagear aqueles que alcançaram a santidade. Os primeiros cristãos veneravam os mártires e outros santos, considerando-os exemplos de virtude e fé. Ao longo dos séculos, essa devoção evoluiu para uma celebração formal, na qual todos os santos são lembrados e honrados.

Para os católicos, essa data é um momento de reflexão e gratidão. Eles visitam os túmulos de entes queridos, participam de missas especiais e rezam pelos santos e almas dos falecidos. É uma ocasião para recordar a importância da vida eterna e acreditar na intercessão dos santos.

Prepare-se para descobrir mais sobre a história, as origens e o significado do Dia de Todos os Santos. Leia este artigo e mergulhe nessa tradição católica cheia de simbolismo e devoção.

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A celebração litúrgica - Os santos e sua importância no catolicismo - Dia de Todas as Almas vs. Dia de Todos os Santos: Entendendo as diferenças - O Dia de Todos os Santos em todo o mundo: Variações culturais e comemorações -

Essa data nos tempos modernos: Como é celebrada hoje  - Conclusão: Refletindo sobre o significado do Dia de Todos os Santos para os católicos.

Você sabia que essa data é celebrada por católicos em todo o mundo? Neste dia especial, os fiéis prestam homenagem a todos os santos e mártires que passaram por este mundo. A história por trás do dessa data é rica e fascinante, remontando aos primeiros séculos do cristianismo. Neste artigo, exploraremos as origens e o significado desta celebração muito importante para os católicos.

A história e as origens

Essa data tem suas raízes na tradição da Igreja de homenagear aqueles que alcançaram a santidade. Os primeiros cristãos veneravam mártires e outros santos, considerando-os exemplos de virtude e fé. Ao longo dos séculos, essa devoção evoluiu para uma celebração formal na qual todos os santos são lembrados e honrados.

No início, era celebrado em diferentes datas, dependendo da região. No entanto, em 835 d.C., o Papa Gregório IV estabeleceu o dia 1º de novembro como a data oficial da celebração em toda a Igreja Católica. Essa escolha foi feita para coincidir com a antiga festa pagã celta de Samhain, que também era celebrada no final de outubro e início de novembro.

O significado do Dia de Todos os Santos no catolicismo

Para os católicos, essa data é um tempo de reflexão e gratidão. Eles visitam os túmulos de entes queridos, participam de missas especiais e rezam pelos santos e almas dos falecidos. É uma ocasião para lembrar a importância da vida eterna e acreditar na intercessão dos santos.

A celebração dessa data também é uma oportunidade para os católicos se inspirarem com a vida dos santos. Eles são modelos de virtude e santidade, e sua devoção é vista como um caminho para a santificação pessoal. Os católicos acreditam que os santos estão no céu, intercedendo por eles e oferecendo auxílio espiritual.

Tradições e costumes

Essa data é marcada por diversas tradições e costumes que variam de acordo com as culturas e regiões. Uma tradição comum é a visita aos cemitérios para limpar e decorar os túmulos dos entes queridos. As pessoas também acendem velas e deixam flores como símbolos de respeito e lembrança.

Além disso, muitas igrejas realizam procissões e missas especiais em honra aos santos. Durante essas celebrações, são lidos os nomes dos santos canonizados e as pessoas têm a oportunidade de fazer suas preces e pedidos de intercessão. Algumas igrejas também realizam festivais e eventos comunitários para comemorar essa data.

A celebração litúrgica

Na liturgia católica, essa data é uma festa solene. A missa neste dia é celebrada com uma liturgia especial e as leituras bíblicas são selecionadas para refletir sobre a santidade e a vida eterna. Durante a missa, os fiéis são encorajados a se inspirar nas vidas dos santos e a buscar a santidade em suas próprias vidas.

Uma das partes mais importantes da celebração litúrgica do dessa data é a comunhão dos santos. Os católicos acreditam que todos os fiéis, vivos e falecidos, estão unidos na comunhão dos santos. Isso significa que os fiéis podem pedir a intercessão dos santos e orar pelos falecidos, confiantes de que estão unidos em uma única família de fé.

Os santos e sua importância no catolicismo

No catolicismo, os santos desempenham um papel fundamental na vida espiritual dos fiéis. Eles são considerados exemplos vivos de virtude e fé, e suas vidas são fonte de inspiração e orientação. Os santos são vistos como amigos e intercessores, prontos para ajudar os fiéis em suas necessidades e súplicas.

A canonização de um santo é um processo complexo e rigoroso. Antes de serem reconhecidos oficialmente como santos pela Igreja, os candidatos passam por uma análise minuciosa de suas vidas e virtudes. A canonização é um testemunho da santidade e do impacto duradouro que esses indivíduos tiveram na vida da Igreja e na vida dos fiéis.

Dia de Todas as Almas vs. Dia de Todos os Santos: Entendendo as diferenças

Embora o Dia de Finados e o Dia de Todos os Santos estejam próximos no calendário, eles têm significados e propósitos distintos. O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é uma ocasião para lembrar e rezar pelos falecidos em geral, incluindo aqueles que ainda estão no processo de purificação no purgatório.

Já nessa data é reservada especificamente para honrar e venerar todos os santos canonizados. É um momento para celebrar a santidade e a vida eterna desses indivíduos exemplares. Embora ambos os dias estejam relacionados à morte e à vida após a morte, eles têm abordagens diferentes.

 03 novembro - Ainda que no meio do combate nos encontrássemos despojados de qualquer boa disposição, aliás até tomados por grande aversão à luta, não devemos desanimar: é justamente nesses momentos que Deus nos quer provar, fazendo-nos agir somente por fé... É esse pouquinho de fé que nos deve salvar e que será mais largamente recompensado no Céu. (S 347). São Jose Marello

 


Mateus 5,1-12ª

 Naquele tempo, 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

 

Mateus 5,1-12ª - Solenidades de todos os santos

Neste ano, a liturgia do trigésimo primeiro domingo do comum é substituída pela solenidade de todos os santos. E o evangelho proposto para essa solenidade é Mt 5,1-12a, interrompendo, assim, a leitura semi - contínua do Evangelho de Mateus. É um texto fixo, lido todos os anos, certamente porque nenhuma outra passagem expressa tão bem o sentido da santidade como esse. Trata-se da introdução do primeiro dos cinco discursos de Jesus no Evangelho de Mateus, conhecido como “discurso ou sermão da montanha”. Essa introdução ficou conhecida como “bem-aventuranças”, devido à repetição constante do termo grego makárioi (μακριοι), cujo significado é bendito, felizes ou bem-aventurados. Esse é, certamente, um dos trechos mais lidos e conhecidos de todo o Novo Testamento, apreciado por cristãos e não cristãos, pois contém o mais completo programa de humanização que o mundo já conheceu. Gandhi, por exemplo, definiu as bem-aventuranças como «as palavras mais altas que a humanidade já escutou».

As bem-aventuranças compreendem a síntese do programa de vida de Jesus e, consequentemente, daquilo que seus discípulos e discípulas de todos os tempos devem viver. É um texto belo, mas muito fácil de ter seu sentido deformado, se interpretado de modo equivocado, como geralmente tem acontecido. Ora, falar em todos os santos e santas tem tudo a ver com o autêntico seguimento de Jesus de Nazaré. Por isso, é importante refletir cada vez mais sobre as palavras de Jesus que o Evangelho apresenta. Na verdade, todo o discurso da montanha é um indicador de direção para o discipulado de Jesus e, portanto, para a santidade. Devemos, pois, concentrar nossa reflexão na mensagem evangélica, evitando que esta solenidade se transforme em mera apologia ao devocionismo fundamentalista que tanto tem se difundido nos últimos anos. Por isso, é preciso ter clareza do programa de vida de Jesus com seu projeto de sociedade e, consequentemente, das suas exigências.

De todas as palavras atribuídas a Jesus que encontramos ao longo dos evangelhos, as bem-aventuranças são as mais interpelantes e revolucionárias, embora sejam as mais fáceis de serem deturpadas, passando de uma mensagem de transformação a uma de resignação. Infelizmente, isso tem acontecido com muita frequência. Por isso, é necessário compreendê-las bem, para que sua mensagem seja sempre de encorajamento e transformação. Na versão mateana, encontramos oito bem-aventuranças, embora alguns comentadores considerem nove, devido à ocorrência do termo grego makárioi (μακριοι) por nove vezes. Não consideramos a nona ocorrência do termo (v. 11) como uma nova bem-aventurança, mas como uma recapitulação e síntese das oito para os discípulos, reforçando a exigência para que eles de fato vivessem intensamente todas elas.

Para compreendermos as bem-aventuranças em seu sentido original, é necessário fazer mais uma consideração semântica. Como já afirmamos anteriormente, o termo grego empregado no Evangelho é makárioi (μακριοι), o qual pode ser traduzido por benditos, felizes ou bem-aventurados; é uma fórmula que introduz uma mensagem de felicitação. É importante recordar que, embora escritos em grego, os evangelhos foram construídos segundo uma mentalidade semítica, sobretudo o de Mateus. Por isso, é importante recordar o sentido da palavra na língua original de Jesus, o hebraico. Ora, o termo correspondente ao grego μακαριοι – makárioi, em hebraico é (אשרי) “ashrei”, o qual significa uma felicitação, mas é, ao mesmo tempo, uma forma imperativa do verbo caminhar, seguir em frente, avançar ou pôr-se em marcha. Expressivas correntes da exegese atual propõem que o evangelista pensou nos dois sentidos ao formular o seu texto. De fato, sem esse segundo sentido, as bem-aventuranças podem facilmente ser transformadas em discurso de conformismo ou resignação; com ele, passam a ser uma mensagem de transformação.

Olhemos, pois, para cada uma das situações contempladas por Jesus como necessitadas de transformação. Eis a primeira bem-aventurança: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus» (v. 3). De todas, tem sido essa a bem-aventurança que tem recebido as interpretações mais equivocadas ao longo da história, infelizmente. Longe de ser um convite ao conformismo, é um impulso à transformação. Na língua grega a palavra pobre (πτωχς – ptokós) deriva do verbo acocorar-se de medo, dobrar-se, abaixar-se, encurvar-se; designa, portanto, uma condição de humilhação extrema. O convite de Jesus é para que não desanimem, mas sigam em frente, não desistam, coloquem-se em marcha para alcançarem o Reino que foi criado para eles, o Reino dos Céus, mas não no céu, aqui mesmo na terra, como sinônimo de vida digna e plena. Aqui o termo espírito (em grego: πνεμα – pneuma) é empregado como sinônimo de consciência da situação em que se encontram os pobres, encurvados de medo pela opressão do império romano e pela religião oficial da época. A esses, Jesus convida a perder o medo e, conscientemente, seguir em frente lutando pelo Reino. O pobre que se encontra encurvado pelo sistema, deve tomar consciência da sua situação insuportável e lutar, seguindo em busca de seus direitos de herdeiro do Reino.

A segunda bem-aventurança diz: «Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados» (v. 4). De todas as bem-aventuranças, certamente, essa é a mais paradoxal. Numa tradução mais literal, o termo aflitos seria substituído por “os que choram”, e essa bem-aventurança mistura felicidade com lágrimas e lágrimas com a consolação. É um paradoxo que escapa a qualquer lógica humana. É claro que Deus não compactua com as causas das aflições, mas ele está sempre do lado dos aflitos, daqueles que choram. Ora, jamais será consolado o aflito que se fecha em suas aflições, mas sim aquele que consegue mover-se, apesar do sofrimento. Ser consolado na mentalidade bíblica é ter o sofrimento eliminado por completo. A implantação do Reino dos Céus em um mundo tão hostil traz muitas aflições para os discípulos de Jesus. Mesmo assim, eles devem avançar, jamais recuar, para encontrar a consolação.

Na terceira bem-aventurança, Jesus diz: «Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra» (v. 5). O termo manso equivale a humilde, e significa a pessoa que reivindica alguma coisa sem violência. Nesse caso particular, equivale às pessoas que lutam pela terra sem fazer uso da violência. A luta sem violência se torna mais lenta e, aparentemente, mais difícil de conseguir o objetivo. Por isso, Jesus encoraja, pede paciência, determinação e ação; em outras palavras, é como se ele dissesse: «não parem, continuem caminhando e lutando». Era muito comum os pequenos camponeses perderem suas terras por dívidas, com possibilidade de resgate. À medida que o tempo passava, as esperanças de resgate diminuíam e muitos desanimavam. Por isso, Jesus os consola e os encoraja.

Como não poderia deixar de ser, Jesus coloca para os discípulos, conforme ele mesmo o fizera, a justiça como uma busca incessante. Por isso, a quarta bem-aventurança é tão forte: «Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados» (v. 6). A fome e a sede são as necessidades que mais incomodam o ser humano. Assim como o alimento e a bebida são essenciais para a vida, também deve ser a luta por justiça entre seus discípulos. A comunidade cristã não tem vida quando não se alimenta cotidianamente de justiça. Onde não há justiça, não há dignidade, não há paz. É preciso seguir em frente na luta por justiça.

Na quinta bem-aventurança, temos: «Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia» (v. 7). É importante recordar que misericórdia, na Bíblia, não é um sentimento, mas uma ação em favor dos necessitados. Com isso, Jesus pede que seus discípulos prossigam sempre no caminho do bem, pois é do bem que o bem é gerado. Quando mais se ama mais possibilidades se tem de ser amado também. Isso faz parte da pedagogia divina e da própria essência do Deus revelado por Jesus, que é todo amor e misericórdia. De fato, a misericórdia é uma das principais características do Deus de Jesus, por isso, deve ser também para os seus seguidores. Seguir fazendo o bem ao próximo, sem distinção, é uma das principais exigências do discipulado.

Com a sexta bem-aventurança, Jesus se contrapõe claramente aos ritos de purificação da religião judaica: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (v. 8). Os antigos ritos de purificação do judaísmo tinham escondido o rosto verdadeiro de Deus. Jesus proclama a nulidade daqueles ritos e pede para seus discípulos caminharem em outra direção, avançarem por outro caminho que não seja o da religião que divide, exclui e até mata. Só há um tipo de pureza: aquela interior, e essa não é proporcionada por nenhum rito, mas somente pela disposição do ser humano em seguir os propósitos de Deus. Vê a Deus quem olha para o próximo com os olhos de Deus. É nessa direção que o discípulo de Jesus deve marchar, avançar.

sétima bem-aventurança diz: «Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus» (v. 9). Na marcha da comunidade formada por discípulos e discípulas de Jesus, a promoção da paz é requisito básico e essencial. Não se trata de uma falsa paz como aquela imposta por Roma, intitulada “pax romana”. A paz que Jesus propõe não é uma mera ausência de conflitos, mas um retorno ao ideal hebraico expresso pela palavra (שלום) shalom: paz como bem-estar total do ser humano, harmonia com Deus, com o próximo e consigo mesmo. É por essa paz que a comunidade de discípulos e discípulas deve lutar enquanto caminha, fazendo dessa paz o rumo da caminhada. Não há prêmio para quem caminha promovendo a paz, mas há consequências: ser chamados filhos de Deus. Na tradição bíblica, ser filho é ser parecido com o pai. Quando alguém caminha promovendo a paz, se torna parecido com Deus, por isso, será chamado seu filho.

oitava bem-aventurança funciona como uma espécie de credencial para o reconhecimento do discípulo e sua pertença ao Reino: «Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus» (v. 10). A justiça, por excelência, é a prática de todas as bem-aventuranças anteriores. A quem adere plenamente à lógica do Reino, não há outra consequência a não ser a perseguição. Mas, mesmo diante da perseguição, a palavra de Jesus continua sendo de ânimo e encorajamento: continuai caminhando, avançando, marchando em busca do Reino que é vosso!

Viver as bem-aventuranças é, portanto, abraçar um projeto de sociedade alternativa que, inevitavelmente, entra em conflito com os sistemas dominantes baseados na exploração, no lucro, na sobreposição de uns sobre os demais e pela violência. Mas é diante de tudo isso, ou seja, no conflito, que a comunidade cristã deve avançar, seguir em frente sem jamais desanimar. Por isso, Jesus reforçou todo o ensinamento anterior, direcionando diretamente para os discípulos a conclusão com as consequências do abraçar o seu projeto: «Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus» (vv. 11-12a). Alguns estudiosos vêem essa afirmação como uma nova bem-aventurança, enquanto outros, a maioria, a vêem como um reforço e síntese conclusiva das oito anteriormente apresentadas. Aquelas oito são inseparáveis. Jesus não as apresenta como sugestões para os discípulos escolherem uma ou outra. É preciso viver todas elas para ser discípulo e discípula de Jesus, pois nelas ele traça o seu próprio retrato, diz como ele mesmo viveu, caminhou ou avançou; e o discípulo deve, inevitavelmente, viver como ele.

Assim, recordando que Paulo e os demais cristãos de suas comunidades chamavam-se mutuamente de santos, e eram cristãos porque levavam a sério as bem-aventuranças, podemos compreender que celebrar todos os santos é recordar todos os que não aceitam as coisas como são impostas, mas sabem mover-se, avançar e seguir um outro caminho, não para fugir da realidade, mas para transformá-la à maneira de Jesus.

Para seguir Jesus é preciso estar em estado permanente de marcha, caminhando contra tudo o que impede a realização do Reino já aqui na terra. A comunidade cristã não pode mais aceitar que uma mensagem tão encorajante e transformadora se transforme em sinal de resignação e aceitação passiva diante de tudo o que impede o advento do Reino. A mensagem das bem-aventuranças é libertadora porque convida o discípulo e a discípula a sair de si, colocar-se em movimento rumo a um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. Enfim, as bem-aventuranças constituem o mais completo programa de humanização que esse mundo já conheceu.

 


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