13 abril - Reze, reze e reze! Não sei recomendar-te outra coisa,
pois sei que o demônio nos tenta mais do que nunca e nos agride por toda parte.
Não há melhor maneira de vencê-lo. (L 33).
São José Marello
Desejei ardentemente comer convosco esta ceia pascal, antes de
sofrer. Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas 22,14-23,56
14 Quando chegou a hora, Jesus pôs-se à mesa com os apóstolos
15 e disse: 'Desejei ardentemente comer convosco esta ceia pascal, antes de
sofrer.
16 Pois eu vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino
de Deus'.
17 Então Jesus tomou um cálice, deu graças e disse:
'Tomai este cálice e reparti entre vós; 18 pois eu vos digo que, de agora em
diante,
não mais bebereis do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus'.
Fazei isto em memória de mim.19 A seguir, Jesus tomou um pão, deu graças,
partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por
vós.
Fazei isto em memória de mim'. 20 Depois da ceia,
Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: 'Este cálice é a nova aliança no meu
sangue, que é derramado por vós'. Mas ai daquele por meio de quem o Filho do
Homem é entregue. 21 'Todavia, a mão de quem me vai entregar
está comigo, nesta mesa. 22 Sim, o Filho do Homem vai morrer,
como está determinado. Mas ai daquele homem por meio de quem ele é entregue.'
23 Então os apóstolos começaram a perguntar uns aos outros
qual deles haveria de fazer tal coisa. Eu, porém, estou no meio de vós como
aquele que serve. 24 Houve também uma discussão entre eles
sobre qual deles deveria ser considerado o maior.
25 Jesus, porém, lhes disse: 'Os reis das nações dominam sobre elas,
e os que têm poder se fazem chamar benfeitores.26 Entre vós, não deve ser
assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo,
e o que manda, como quem está servindo. 27 Afinal, quem é o maior:
quem está sentado à mesa, ou quem está servindo?
Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que
serve. 28 Vós ficastes comigo em minhas provações. 29 Por isso, assim como o
meu Pai me confiou o Reino, eu também vos confio o Reino. 30 Vós havereis de
comer e beber à minha mesa no meu Reino, e sentar-vos em tronos
para julgar as doze tribos de Israel. Tu, uma vez convertido, fortalece os teus
irmãos.
31 Simão, Simão! Olha que Satanás pediu permissão para vos peneirar como trigo.
32 Eu, porém, rezei por ti, para que tua fé não se apague. E tu, uma vez
convertido, fortalece os teus irmãos.' 33 Mas Simão disse: 'Senhor, eu estou
pronto
para ir contigo até mesmo à prisão e à morte!' 34 Jesus, porém, respondeu:
'Pedro, eu te digo que hoje, antes que o galo cante, três vezes tu negarás que
me conheces.' É preciso que se cumpra em mim a palavra da Escritura.
35 E Jesus lhes perguntou: 'Quando vos enviei sem bolsa, sem sacola, sem
sandálias, faltou-vos alguma coisa?' Eles responderam: 'Nada.' 36 Jesus
continuou: 'Agora, porém, quem tiver bolsa, deve pegá-la; do mesmo modo, quem
tiver uma sacola;
e quem não tiver espada, venda o manto para comprar uma.
37 Porque eu vos digo: É preciso que se cumpra em mim a palavra da Escritura:
`Ele foi contado entre os malfeitores'. Pois o que foi dito a meu respeito tem
de se realizar.' 38 Mas eles disseram: 'Senhor, aqui estão duas espadas.' Jesus respondeu: 'Basta.' Tomado de angústia,
Jesus rezava com mais insistência. 39 Jesus saiu e, como de costume, foi para o
monte das Oliveiras. Os discípulos o acompanharam. 40 Chegando ao lugar, Jesus
lhes disse: 'Orai para não entrardes em tentação.' 41 Então afastou-se a uma
certa distância e, de joelhos, começou a rezar: 42 'Pai, se queres, afasta de
mim este cálice;
contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!' 43 Apareceu-lhe um anjo do
céu, que o confortava. 44 Tomado de angústia, Jesus rezava com mais
insistência.
Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão.
45 Levantando-se da oração, Jesus foi para junto dos discípulos
e encontrou-os dormindo, de tanta tristeza. 46 E perguntou-lhes: 'Por que
estais dormindo? Levantai-vos e orai para não entrardes em tentação.'
Judas, com um beijo tu entregas o Filho do Homem?
47 Jesus ainda falava, quando chegou uma multidão. Na frente, vinha um dos
Doze, chamado Judas, que se aproximou de Jesus para beijá-lo.
48 Jesus lhe disse: 'Judas, com um beijo tu entregas o Filho do Homem?'
49 Vendo o que ia acontecer, os que estavam com Jesus disseram:
'Senhor, vamos atacá-los com a espada?' 50 E um deles feriu o empregado do Sumo
Sacerdote, cortando - lhe a orelha direita. 51 Jesus, porém, ordenou: 'Deixai,
basta!' E tocando a orelha do homem, o curou.
52 Depois Jesus disse aos sumos sacerdotes, aos chefes dos guardas do templo e
aos anciões, que tinham vindo prendê-lo: 'Vós saístes com espadas e paus, como
se eu fosse um ladrão? 53 Todos os dias eu estava convosco no templo, e nunca
levantastes a mão contra mim. Mas esta é a vossa hora, a hora do poder das
trevas.' Pedro saiu para fora e chorou amargamente. 54 Eles prenderam Jesus e o
levaram, conduzindo-o à casa do Sumo Sacerdote. Pedro acompanhava de longe. 55
Eles acenderam uma fogueira no meio do pátio e sentaram-se ao redor. Pedro
sentou-se no meio deles. 56 Ora, uma criada viu Pedro sentado perto do fogo;
encarou-o bem e disse: 'Este aqui também estava com ele!'
57 Mas Pedro negou: 'Mulher, eu nem o conheço!' 58 Pouco depois, um outro viu
Pedro e disse: 'Tu também és um deles.' Mas Pedro respondeu: 'Homem, não sou .'
59 Passou mais ou menos uma hora, e um outro insistia: 'Certamente, este aqui
também estava com ele,
porque é galileu!' Mas Pedro respondeu: 60 'Homem, não sei o que estás
dizendo!' Nesse momento, enquanto Pedro ainda falava, um galo cantou.
61 Então o Senhor se voltou e olhou para Pedro. E Pedro lembrou-se da palavra que
o Senhor lhe tinha dito:
'Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.' 62 Então Pedro saiu para
fora e chorou amargamente. Profetiza quem foi que te bateu?
63 Os guardas caçoavam de Jesus e espancavam-no; 64 cobriam o seu rosto e lhe
diziam: 'Profetiza quem foi que te bateu?' 65 E o insultavam de muitos outros
modos. Levaram Jesus ao tribunal deles. 66 Ao amanhecer, os anciãos do povo, os
sumos sacerdotes e os mestres da Lei
reuniram-se em conselho e levaram Jesus ao tribunal deles.
67 E diziam: 'Se és o Cristo, dize-nos!' Jesus respondeu:
'Se eu vos disser, não me acreditareis, 68 e, se eu vos fizer perguntas, não me
respondereis. 69 Mas, de agora em diante, o Filho do Homem
estará sentado à direita do Deus Poderoso.' 70 Então todos perguntaram:
'Tu és, portanto, o Filho de Deus?' Jesus respondeu: 'Vós mesmos estais dizendo
que eu sou!' 71 Eles disseram:
'Será que ainda precisamos de testemunhas? Nós mesmos o ouvimos de sua própria
boca!' 23,1 Em seguida, toda a multidão se levantou
e levou Jesus a Pilatos. Não encontro neste homem nenhum crime.
2 Começaram então a acusá-lo, dizendo: 'Achamos este homem
fazendo subversão entre o nosso povo, proibindo pagar impostos a César
e afirmando ser ele mesmo Cristo, o Rei.' 3 Pilatos o interrogou: 'Tu és o rei
dos judeus?' Jesus respondeu, declarando: 'Tu o dizes!'
4 Então Pilatos disse aos sumos sacerdotes e à multidão:
'Não encontro neste homem nenhum crime.' 5 Eles, porém, insistiam: 'Ele agita o
povo, ensinando por toda a Judéia, desde a Galiléia, onde começou, até aqui.' 6
Quando ouviu isto, Pilatos perguntou:
'Este homem é galileu?' 7 Ao saber que Jesus estava sob a autoridade de
Herodes, Pilatos enviou-o a este,
pois também Herodes estava em Jerusalém naqueles dias.
Herodes, com seus soldados, tratou Jesus com desprezo.
8 Herodes ficou muito contente ao ver Jesus,
pois havia muito tempo desejava vê-lo.
Já ouvira falar a seu respeito
e esperava vê-lo fazer algum milagre.
9 Ele interrogou-o com muitas perguntas.
Jesus, porém, nada lhe respondeu.
10 Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei
estavam presentes e o acusavam com insistência.
11 Herodes, com seus soldados, tratou Jesus com desprezo,
zombou dele, vestiu-o com uma roupa vistosa
e mandou-o de volta a Pilatos.
12 Naquele dia Herodes e Pilatos
ficaram amigos um do outro, pois antes eram inimigos.
Pilatos entregou Jesus à vontade deles.
13 Entóo Pilatos convocou os sumos sacerdotes,
os chefes e o povo, e lhes disse:
14 'Vós me trouxestes este homem
como se fosse um agitador do povo.
Pois bem! Já o interroguei diante de vós
e nóo encontrei nele
nenhum dos crimes de que o acusais;
15 nem Herodes, pois o mandou de volta para nós.
Como podeis ver, ele nada fez para merecer a morte.
16 Portanto, vou castigá-lo e o soltarei.
18 Toda a multidão começou a gritar:
'Fora com ele! Solta-nos Barrabás!'
19 Barrabás tinha sido preso
por causa de uma revolta na cidade e por homicídio.
20 Pilatos falou outra vez à multidão,
pois queria libertar Jesus.
21 Mas eles gritavam: 'Crucifica-o! Crucifica-o!'
22 E Pilatos falou pela terceira vez:
'Que mal fez este homem?
Não encontrei nele nenhum crime que mereça a morte.
Portanto, vou castigá-lo e o soltarei.'
23 Eles, porém, continuaram a gritar com toda a força,
pedindo que fosse crucificado.
E a gritaria deles aumentava sempre mais.
24 Então Pilatos decidiu
que fosse feito o que eles pediam.
25 Soltou o homem que eles queriam
- aquele que fora preso por revolta e homicídio -
e entregou Jesus à vontade deles.
Filhas de Jerusalém, não choreis por mim!
26 Enquanto levavam Jesus,
pegaram um certo Simão, de Cirene,
que voltava do campo,
e impuseram-lhe a cruz para carregá-la atrás de Jesus.
27 Seguia-o uma grande multidão do povo
e de mulheres que batiam no peito e choravam por ele.
28 Jesus, porém, voltou-se e disse:
'Filhas de Jerusalém, nóo choreis por mim!
Chorai por vós mesmas e por vossos filhos!
29 Porque dias virão em que se dirá:
'Felizes as mulheres que nunca tiveram filhos,
os ventres que nunca deram à luz
e os seios que nunca amamentaram'.
30 Entóo começarão a pedir às montanhas:
'Caí sobre nós! e às colinas: 'Escondei-nos!'
31 Porque, se fazem assim com a árvore verde,
o que não farão com a árvore seca?'
32 Levavam também outros dois malfeitores
para serem mortos junto com Jesus.
Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!
33 Quando chegaram ao lugar chamado 'Calvário',
ali crucificaram Jesus e os malfeitores:
um à sua direita e outro à sua esquerda.
34 Jesus dizia: 'Pai, perdoa-lhes!
Eles não sabem o que fazem!'
Depois fizeram um sorteio,
repartindo entre si as roupas de Jesus.
Este é o Rei dos Judeus.
35 O povo permanecia lá, olhando.
E até os chefes zombavam, dizendo:
'A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo,
se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!'
36 Os soldados também caçoavam dele;
aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre,
37 e diziam: 'Se és o rei dos judeus,
salva-te a ti mesmo!'
38 Acima dele havia um letreiro:
'Este é o Rei dos Judeus.'
Hoje estarás comigo no Paraíso.
39 Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo:
'Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!'
40 Mas o outro o repreendeu, dizendo:
'Nem sequer temes a Deus,
tu que sofres a mesma condenação?
41 Para nós, é justo,
porque estamos recebendo o que merecemos;
mas ele não fez nada de mal.'
42 E acrescentou: 'Jesus, lembra-te de mim,
quando entrares no teu reinado.'
43 Jesus lhe respondeu: 'Em verdade eu te digo:
ainda hoje estarás comigo no Paraíso.'
Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.
44 Já era mais ou menos meio-dia
e uma escuridão cobriu toda a terra
até às três horas da tarde,
45 pois o sol parou de brilhar.
A cortina do santuário rasgou-se pelo meio,
46 e Jesus deu um forte grito:
'Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.'
Dizendo isso, expirou.
Aqui todos se ajoelham e faz-se uma pausa.
47 O oficial do exército romano viu o que acontecera
e glorificou a Deus dizendo:
'De fato! Este homem era justo!'
48 E as multidões, que tinham acorrido para assistir,
viram o que havia acontecido,
e voltaram para casa, batendo no peito.
49 Todos os conhecidos de Jesus, bem como as mulheres
que o acompanhavam desde a Galiléia,
ficaram à distância, olhando essas coisas.
José colocou o corpo de Jesus num túmulo escavado na rocha.
50 Havia um homem bom e justo, chamado José,
membro do Conselho,
51 o qual não tinha aprovado a decisão
nem a ação dos outros membros.
Ele era de Arimatéia, uma cidade da Judéia,
e esperava a vinda do Reino de Deus.
52 José foi ter com Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
53 Desceu o corpo da cruz, enrolou-o num lençol
e colocou-o num túmulo escavado na rocha,
onde ninguém ainda tinha sido sepultado.
54 Era o dia da preparação da Páscoa,
e o sábado já estava começando.
55 As mulheres, que tinham vindo da Galiléia com Jesus,
foram com José, para ver o túmulo
e como o corpo de Jesus ali fora colocado.
56 Depois voltaram para casa
e prepararam perfumes e bálsamos.
E, no sábado, elas descansaram,
conforme ordenava a Lei.
Palavra da Salvação.
Reflexão para o Domingo de Ramos Lucas 22,14-23,56 13 abril 2025
Os relatos da paixão e morte de Jesus constituem o
núcleo de base da redação dos evangelhos. Embora o nosso foco nesse ano seja
especificamente o relato de Lucas, os aspectos introdutórios que abordaremos
valem também para os demais evangelhos. As primeiras páginas escritas dos
livros que hoje conhecemos como evangelhos, foram exatamente as narrativas da
paixão e morte de Jesus. Como a catequese e a vida litúrgica das primeiras
comunidades giravam em torno do anúncio do Cristo Ressuscitado, aos poucos,
surgiram muitas dúvidas a seu respeito, tipo: “Como ele viveu? Como foi
a morte daquele que ressuscitou?”. Diante de tais questionamentos, a
primeira necessidade foi contar como se deu a morte de Jesus, pois só
ressuscita quem passa pela morte. Logo, era necessário contar como Jesus
morreu.
Com as primeiras perseguições, tanto das
autoridades romanas quanto dos líderes religiosos judeus, a morte se tornava
cada vez mais presente nas comunidades, e o anúncio e a adesão ao nome de Jesus
passava a ser sinal de perigo. Para quem não tinha convivido com Jesus,
tornava-se cada vez mais difícil perseverar na fé, acreditar no seu nome e na
sua ressurreição. Para animar e fortalecer uma comunidade ameaçada pela
perseguição, nada melhor que reconstruir a história da perseguição e morte de
Jesus, enaltecendo sua fidelidade aos propósitos do Pai e sua resistência. Os
evangelhos, enquanto livros, surgiram, portanto, como resposta às dúvidas e
crises vividas pelas primeiras comunidades. É claro que toda a vida de Jesus,
desde o início com a pregação do Batista, é edificante para as comunidades
cristãs. Mas, a memória da sua paixão foi a primeira necessidade para dar
credibilidade ao anúncio da ressurreição. Ao ler o relato da paixão, portanto,
estamos lendo o ponto de partida do evangelho escrito.
Tendo acesso hoje aos textos inteiros dos
evangelhos, no caso de Lucas desde o anúncio do nascimento de Jesus, percebemos
que o relato da paixão que estamos lendo mostra a conclusão de uma vida que não
poderia ter um fim diferente. Ora, desde o início, a mensagem de Jesus foi uma
alternativa aos sistemas vigentes, político e religioso. Logo, seu desfecho
final foi o rechaço da parte desses sistemas. Durante toda a sua trajetória
terrena, Jesus praticou e pregou o que a religião e o sistema político da época
não aceitavam: o amor ao próximo, a justiça, o cuidado com os mais
necessitados, a solidariedade, a acolhida às mulheres e excluídos em geral, e o
bem acima de tudo. Uma vida marcada por estas características não poderia ter
outro fim, senão a condenação e morte precoces, pelos sistemas que não
compactuavam com essa mensagem. É importante perceber que a cruz, a pior das
penas aplicadas na época, não foi predestinação, nem acidente, mas consequência
de uma trajetória marcada pelo inconformismo diante das atrocidades do sistema.
Jesus não se adequou aos padrões de comportamento da época: não foi um cidadão
exemplar, como exigia o poder romano, nem um devoto fiel, como exigia a
religião judaica, pois sua obediência e fidelidade estava toda voltada para o
Pai do céu.
A páscoa, festa em que os judeus faziam memória da
libertação da escravidão do Egito, tinha como ponto alto a ceia pascal, na qual
comia-se o cordeiro imolado, símbolo da festa. Ciente de que era a sua última,
estando à mesa com os discípulos (cf. Lc 22,14-20), Jesus mesmo se apresenta
como cordeiro, doando a sua existência. Ele diz que “desejou
ardentemente comer aquela ceia” (Lc 22,15); essa expressão significa a
sua paixão e zelo para consumar a obra do Pai; é claro que nem ele e nem o Pai
desejaram a sua morte, mas essa era uma realidade inevitável, àquela altura,
pois em seu ministério tinha colocado em confronto dois projetos: o projeto de
vida, idealizado pelo Pai, marcado pela prática constante do amor, e o projeto
de morte, sustentado pelas instituições religiosa e política, marcado pelas
disputas de poder, pela corrupção, opressão e violência. Por isso, aquela ceia,
sendo a última, fora desejada por ele com grande paixão.
Dois fatos marcantes e dramáticos, certamente até
mais dolorosos do que a cruz, foram vividos por Jesus logo após a ceia: o
anúncio da traição de Judas (cf. 22,21-23), e a disputa por poder pelos
discípulos, o que revelava pouca compreensão do que lhes tinha ensinado até
então (cf. 22,24-30). Lucas é o único evangelista que mostra Jesus chamando a
atenção dos discípulos sobre o perigo da ambição e a sede de poder no contexto
da última ceia, e propondo o serviço como resposta. Os outros evangelistas
sinóticos fazem isso durante o ministério (cf. Mc 9,33-34; 10,35-45; Mt
20,20-28). Isso revela que o apego ao poder nas estruturas eclesiais é um
problema que tem suas raízes ainda nas origens do cristianismo. Isso,
obviamente, prejudica a credibilidade e a eficácia do anúncio. Por isso, a
recomendação de Jesus para que os discípulos tenham somente ele como exemplo, e
não imitem jamais as estruturas de poder e as formas como esse é exercido pelos
“reis das nações, chamados de benfeitores” (cf. 22,25). Quando o serviço é
substituído pelo poder em uma comunidade, é sinal de que essa se afastou do
projeto de Jesus.
Outro fato mais doloroso para Jesus foi, sem
dúvidas, a negação de Pedro (cf. 22,31-34.54-60). Também esse fato mostra o
quanto os discípulos tiveram dificuldade em assimilar a proposta de vida de
Jesus. Mesmo após tantos ensinamentos, durante cerca de três anos, desde o
início na Galileia, eles chegaram em Jerusalém ainda sem compreender nem
aceitar o destino de Jesus. À debilidade de Pedro, bastou um olhar sincero de
Jesus para a sua conversão: “então o Senhor se voltou e olhou para
Pedro. (...). Então Pedro saiu para fora e chorou amargamente” (22,60a.62).
Quando o olhar de Jesus é correspondido, a conversão acontece. Esse olhar não
foi de condenação, mas de compreensão da fragilidade humana; o choro de Pedro,
marcado pelo remorso, é a prova da necessidade constante de conversão no seio
da comunidade. Às vezes, a conversão só é exigida de quem vem de fora,
esquece-se que é nos membros da comunidade que mais há necessidade, pois são
esses os que mais negam a Jesus, quando deixam de reproduzir o seu amor nas
relações, na maneira de viver e na confiança ao Pai.
Um dos traços mais característicos de Jesus em seu
“retrato” pintado por Lucas é a prática constante da oração. Para esse
evangelista, a oração é essencial, por isso, ele diz que todos os momentos
importantes da vida de Jesus foram marcados pela oração, começando pelo batismo
(cf. Lc 3,21) até a paixão, tanto no monte das Oliveiras (cf. Lc 22,39-46),
quanto no processo (cf. 23,34), e até na própria cruz (cf. Lc 23,46). Sua
oração durante a Paixão é um reforço dos itens essenciais do Pai Nosso: “Que
seja feita a tua vontade” (cf. 22,42); “para não cair em tentação” (cf. 22,46);
“perdoa-lhes” (cf. 23,34). Para ser autêntica e eficaz, a oração depende
necessariamente de levar em conta a vontade do Pai.
O duplo julgamento de Jesus, um político e outro
religioso, ou seja, diante do sinédrio (cf. 22,66) e de Pilatos-Herodes-Pilatos
(cf. 23,1-25), mostra a covardia e a hipocrisia da união das forças hostis
quando tem um inimigo em comum, pois os poderes romano e judaico não se
suportavam. O sinédrio, órgão jurídico máximo do judaísmo, o acusa de
blasfêmia, e ao poder romano ele será denunciado como subversivo e agitador,
alguém que pretende ser rei. Esses dois poderes estavam viciados na corrupção,
no suborno e na mentira; mantinham um relacionamento de conveniência, tendo o
povo pobre como alvo de suas cobiças. O movimento de Jesus surgiu como
alternativa a tudo isso; logo, a repressão seria inevitável.
O outro traço marcante de Jesus que Lucas evidencia
ao longo de toda a sua obra, a misericórdia, também é destacada no drama da paixão.
Se ele veio ao mundo para trazer anunciar a Boa-Nova, veio para manifestar o
amor do Pai, isso o fez até as últimas consequências, amando e perdoando. Pede
perdão ao Pai pelos seus algozes (cf. 23,34), e faz da cruz um sinal de
conversão e salvação. Foi crucificado entre dois malfeitores, pois não sabemos
se eram ladrões como transmitiu a tradição, poderiam também ser assassinos, uma
vez que o termo empregado pelo evangelista (em grego: κακούργος - kakúrgos)
designa o bandido em geral; da cruz, ele continua a salvar. Aqui, merece
destaque mais uma particularidade de Lucas: é típico dele apresentar dois
personagens juntos com comportamentos opostos: Marta e Maria (cf. 10,38-42), o
pobre Lázaro e o rico avarento (cf. 16,19-31), o fariseu e o publicano (cf.
18,9-14). Ele repete essa técnica literária com os dois malfeitores
crucificados: um deles, repete o discurso das autoridades e da maioria, e
escarnece de Jesus; o outro, percebe que Jesus está sendo injustiçado e vê
n’Ele a possibilidade de salvação, por isso, suplica-lhe: “Jesus,
lembra-te de mim quando entrares no teu Reino” (23,42). A esse, Jesus
dá a mais preciosa das garantias: “Ainda hoje estarás comigo no
paraíso” (23,43).
Para quem acredita em Jesus e aceita compartilhar
com ele a sua vida, a salvação é sempre um acontecimento do presente, do
“hoje”, uma palavra cara para a teologia de Lucas, desde o anúncio do
nascimento de Jesus aos pastores (cf. 2,11); na sinagoga de Nazaré, a Escritura
se cumpriu “hoje” (cf. 4,21), a salvação entrou “hoje” na casa de Zaqueu (cf.
19,9). Portanto, a salvação não é uma realidade futura, mas é sempre atual; se
salva quem faz comunhão com Jesus hoje, da situação existencial. Para o
malfeitor crucificado, a salvação aconteceu em um momento até inesperado. O
importante para o evangelista e para nós é que da manjedoura até a cruz, a vida
de Jesus foi salvar, fazer o bem, como dirá Pedro em Atos dos Apóstolos (cf. At
10,38). Salvar, acolher e amar é fazer a vontade do Pai; por isso, na cruz,
sofrendo dores, o último grito de Jesus é de confiança no Pai, sabendo que lhe
foi fiel até as últimas consequências: “Pai, em tuas mãos entrego o meu
espírito” (23,46). Certamente, o diálogo salvífico com o malfeitor
ajudou Jesus dar o seu último grito com mais convicção ainda, sabendo que até
ali, a vontade do Pai estava sendo feita, não porque o seu Filho único estava
morrendo, mas porque até morrendo, esse Filho salva.
Para o sepultamento, entra em cena um novo
personagem, surpreendente até, José de Arimatéia, membro do sinédrio. É
interessante esse detalhe, pois fora o sinédrio, o principal responsável pela
condenação de Jesus; porém, mesmo ali tinha pessoas boas. Segundo Mateus, esse
homem se tornou até discípulo de Jesus (cf. Mt 27,57); isso mostra que as
generalizações são sempre perigosas; ninguém pode ser julgado pelo grupo ou
movimento ao qual pertence. José de Arimatéia alivia o drama, dando sepultura
digna para Jesus (cf. 23,50-53), quando era costume deixar os condenados
pregados na cruz, sofrendo até morrer e, depois de mortos, ainda continuavam
crucificados até serem devorados pelas aves de rapina. A cruz era uma pena tão
cruel, que quem passava por ela não tinha direito sequer à sepultura; por isso,
o local da crucifixão se chamava “lugar da caveira”, pois era um ossuário a céu
aberto.
Por último, recordamos a presença das mulheres,
também uma categoria por quem Jesus tinha grande simpatia no evangelho de
Lucas. As mulheres são as pessoas mais perseverantes em todo o drama da paixão
(cf. 23,55) e, por isso, serão as primeiras testemunhas da ressurreição.
Enquanto os discípulos saem de cena com medo, muito cedo, o último a aparecer
foi Pedro, e mesmo assim chorando, as mulheres perseveram até o fim, são as
mais solidárias. Na verdade, elas reconheciam o que Jesus tinha feito por elas;
até então, nenhum líder popular religioso tinha acolhido tanto às mulheres,
promovido a emancipação e as aceitado como discípulas. Jesus deu vez e voz às
mulheres, por isso elas não desistiram dele em nenhum momento: resistiram ao
drama da paixão, participaram do sepultamento e testemunharão a ressurreição em
primeira mão.
Compreendendo a fidelidade com que Jesus abraçou o
projeto de tornar o Reino de Deus acessível a todos, é possível perceber que a
morte não é capaz de destruir a vida de quem se dedica dessa maneira ao bem de
todos. Em meio ao suplício e ao abandono dos seus, Jesus faz prevalecer as
convicções de seguir até o fim. Aquele projeto de vida nova, com justiça,
igualdade e amor sem distinção não poderia ser jogado fora de repente. O rosto
amoroso do Pai que ele veio revelar não poderia ser escondido. A cruz veio,
portanto, como consequência de uma vida toda marcada pelo amor. E, nele, ao
invés de ser simplesmente sinal de condenação, a cruz se tornou sinal de
salvação e de reconhecimento do seu amor e de sua pertença a Deus.
Ninguém
pode ficar de braços cruzados, esperando que tudo caia do céu.
O que é de
responsabilidade de cada um não pode ser delegado a terceiros.
O ser
humano pode muito mais do que pensa e imagina.
Não espere
pelos outros.
Acredite
em si mesmo e inicie a construção da própria vida.
Se não
puder erigir um grande edifício, construa uma pequena casa.
Mas faça-a
você mesmo!
“Depois de
terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua
glória eterna, no Cristo Jesus, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes
e seguros”. (1Pd 5,10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário