Seguidores

domingo, 3 de maio de 2020

João 14, 1 - 12 - EVANGELHO DO DIA 10 DE MAIO - 5º DOMINGO DA PÁSCOA



 10 maio - A alma de Maria é um conjunto (complexo) de todas as perfeições, uma harmonia doce e agradável das virtudes mais lindas, de modo que, ao contemplá-la, nos sentamos estimulados a amá-la e a imitá-la. (S 235). SÃO JOSE MARELLO

Leitura do santo Evangelho segundo São João 14,1-12
""Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho". Tomé disse: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto". Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai."  
Meditação
O evangelho de João revela a situação crítica em que vive a comunidade nascente, provocada pelo ambiente hostil e perigoso em que vai se desenvolvendo. Jesus são é somente a pedra fundamental, mas é também caminho, verdade e vida. Os discípulos estão confusos diante das Palavras de Jesus. Nos versículos anteriores Jesus anuncia a traição de Judas e a negação de Pedro.

Esse episódio reflete a situação de crise dos discípulos porque não entendem o caminho de Jesus. As palavras que Jesus pronuncia pretendem alentar a esperança, fortalecê-los em meio à angustia, devolver-lhes o horizonte da vida.

O Evangelho de hoje, nos mostra  a paciência de Jesus com os seus Apóstolos, quando através do diálogo, Jesus  procurava prepará-los para enfrentara realidade da vida, e para eles não tropeçassem nas pedras do caminho, mas sim, desfrutassem da verdadeira alegria de ter vida em abundância.

Nele, o evangelista aproveita para repetir às comunidades cristãs que Jesus e Deus são um, e que somente se chega ao Pai através do Filho. Filipe, por seu lado, não entende isso porque continua aferrado à religião de seus pais.
O Deus de Filipe é o Deus do Antigo Testamento, um Deus que, sendo libertador, misericordioso e próximo de seu povo, é apresentado em diversos textos como um juiz que castiga, vingativo e distante, devido à manipulação de alguns teólogos da época.
A missão de Jesus é recuperar a imagem misericordiosa de Deus. Para isso o Mestre não lança mão de teorias ou definições; mas realiza-a através de sua própria vida.
Jesus promete nos levar a um lugar perto Dele e nos revela que quem O vê, também vê o Pai. Portanto, Jesus nos acena com um lugar perto de Deus, na intimidade com o Pai, na vivência do Seu Amor.
Muitas vezes nós nos atordoamos e, também como Filipe, perguntamos: “Aonde será este lugar?” “Qual será o caminho que devemos percorrer para chegar lá”?
O próprio Senhor se intitula: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!” Mas será que nós só iremos chegar a este lugar prometido só depois da nossa morte?
Jesus nos fala de caminho, verdade e vida, por conseguinte Ele nos transmite algo que se identifica com a nossa existência atual, com a nossa história e com as experiências vividas aqui na terra.
Caminhamos aqui em busca da verdade para a nossa vida, procuramos a felicidade, desejamos encher o nosso coração de paz, de alegria.
Temos sede de santidade e de justiça e o viver com Jesus nos proporciona tudo isto. Aqui na terra nós começamos a palmilhar verdadeiramente este Caminho para uma Vida nova. Nesse tempo da Páscoa nós devemos nos regozijar com as promessas que o Senhor nos faz através do Seu Evangelho.
Crer, confiar e depender de Jesus é o Caminho para realizarmos aqui na terra, obras maiores que as Suas, conforme o que Ele nos prometeu. 
Jesus é o caminho, a verdade e a vida. O caminho, isto é, o projeto, o horizonte de vida para muitos, porque sua vida e missão são os sinais seguros para alcançar a salvação.
A verdade, porque sua Palavra, apoiada na própria vida, desmascara a mentira daqueles que em nome de Deus oprimem o povo.
A vida porque se oferece em plenitude e abundância diante das políticas injustas e violentas que aumentam a morte no mundo.
Quem crê em Jesus crê no Pai e será transparência do Ressuscitado. No fundo, isso é ser cristão, que é uma forma de ser em plenitude filho ou filha de Deus. Porém, a proposta de Jesus não é um assunto meramente individual, intimista, espiritualista.

O projeto do seu seguimento é exigente e radical. Também a pessoa cristã, integrada no corpo comunitário, deve ser caminho, verdade e vida.

Somos chamados a ser alternativa de vida, junto com outras alternativas de vida – representadas por outras pessoas e comunidades inspiradas por outras religiões – em meio a um mundo desorientado onde com freqüência não se encontra o sentido da existência.

Somos servidores da Vida, mesmo em meio às situações de morte que o egoísmo humano semeia quando não compreende e não atende à sabedoria que se manifesta “pelos muitos caminhos de Deus”.

A desatenção a esta sabedoria divina, manifestada por tantos caminhos, repercute nas crescentes injustiças sociais e guerras que pretendem se justificar com apelos à defesa da liberdade e da segurança, ou a imposição da democracia ou a “liberdade de comercio”, porém, que no fundo escondem interesses econômicos mesquinhos e hegemônicos das grandes potencias e enchem de fome e de miséria os povos pobres.

Nossa missão, pois, como cristãos, é juntar-nos com muitas outras pessoas e comunidades cristãs, praticantes de outras religiões e ser alternativa de vida, de resistência e esperança para todos.

Neste tempo, marcado pela entrada de um novo paradigma, o paradigma da pluralidade, temos que ler e proclamar com cuidado, tanto a expressão de Pedro de uma “linhagem escolhida”, com a expressão que João coloca nos lábios de Jesus: “Eu sou o Caminho”.

Sobretudo esta última não deixa de ser uma expressão própria de uma linguagem confessional, uma linguagem de amor e de fé, cultual, e nesse contexto é preciso entendê-la.

Não se pode perder de vista que, em outro sentido, são muitos os caminhos de Deus, seus caminhos, que não são nossos caminhos, e que nos podem surpreender sempre com a descoberta de novos caminhos de Deus.
Reflexão Apostólica: 
Hoje, Jesus teria dito: Não esquenta. Confia em mim e em Deus! Mas naquele tempo, a fala foi outra: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também."
Podemos exagerar nos conceitos e exercícios de santidade e perfeição, os quais são estados ideais da nossa espiritualidade. Porque por mais que os busquemos, jamais os alcançaremos em sua plenitude, tendo em vista a nossa natureza corrompida, a nossa tendência para o mal.

Assim, o estado de graça que conseguimos após uma absolvição, é como estar transportando ouro em pó ou água em um vazo de barro, que a qualquer momento poderemos tropeçar, e quebrá-lo, derramando tudo.

Mas não é por causa dessa nossa fraqueza que vamos deixar de nos esforçar para estar cada vez mais próximos destas duas virtudes.

Assim como a Igreja pode ser considerada santa e pecadora, Santa por ser iluminada pelo Espírito Santo, e pecadora por ser composta de seres humanos, "vasos de barros", sujeitos a quedas.

Nós também podemos ser santos e pecadores. Porque diante de Deus o que conta mais é o nosso esforço para fugir do mal e buscar o bem, buscar a santidade, e perfeição e a santidade apesar de inalcançáveis totalmente. O que nunca poderemos ser é imperfeitos e santos, pois o próprio pecado é uma imperfeição.

Precisamos sorrir. E muitos cristãos, na busca acirrada pela perfeição, podem se fechar em seu mundo, para se afastar da realidade pecaminosa, e assim se afastar do irmão e até de Deus.

Nesta atitude alucinante, pode também se esquecer do sorriso, o qual é o cartão de visita do rosto do cristão que está feliz por está com Deus, por confiar no amor de Jesus, por estar tentando diariamente se aproximar da santidade e da perfeição.

Quando Jesus disse: "Sede perfeitos como o Pai do Céu é perfeito", foi uma declaração de um estado ideal que deveríamos buscar diariamente, pois Ele sabia como ninguém, que jamais um ser humano seria capaz de ser perfeito como o Pai. 

Lembremos aqui, que nunca seremos dignos de  receber a hóstia consagrada, ou seja, comungar, assim como não seremos dignos da vida eterna. Sendo que a nossa salvação realizar-se á pela graça de Deus. O que não significa também que podemos relaxar na busca permanente da perfeição.

Jesus garante hoje que na casa do Pai há muitas moradas. E que Ele vai preparar um lugar para nós, ou será que Jesus estava se referindo somente aos discípulos? 

É claro que Jesus também está falando hoje para nós. Os discípulos não foram escolhidos para proclamar o Reino de Deus ao mundo? Nós  também o fomos. Somos seus substitutos.

Em seguida Jesus garante também que Ele é o único caminho para se chegar a morada eterna. 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.  Na nossa vida há vários  aminhos, sendo que são dois os principais: o da direita e o da esquerda.

Se viramos pela esquerda, encontraremos com certeza, muitas pedras de tropeços,  ilusões, enganações, dores, sofrimentos, medos, tristeza, etc. 

Se virarmos para o caminho da direita, teremos sofrimentos como todo mundo sim, porém contamos com a forças e a graça divina para suportarmos tudo, e ainda sorrir. O caminho da direita é o caminho que Jesus nos ensinou quando esteve na Terra. É o caminho onde não existe a mentira, somente a verdade. É através dele que chegaremos um dia na Casa do Pai.

Não adianta pegar outra trilha, ou atalho, pois nenhum outro caminho nos levará a Deus. Porque que foi o próprio Jesus quem afirmou: "Ninguém vai ao Pai senão por mim."

Jesus tinha plena autoridade para afirmar e garantir essas verdades, pois Ele é o próprio Deus. "Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.  Quem me viu, viu o Pai.
"...eu estou no Pai e o Pai está em mim"!  Isso equivale a dizer que Jesus não era somente homem, nem apenas o Filho de Deus. Mas sim o próprio Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. 

Nunca vamos entender com a nossa mente de cientistas, nem com o nosso raciocínio humano, mas sim com os olhos da fé. Porque ter fé é enxergar além das coisas visíveis.  É ver o que os incrédulos não vêem.

"As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras."  Os apóstolos, aqueles que  iniciaram a Igreja após a ressurreição de Cristo, fizeram muitos milagres, com o poder recebido de Jesus.

Nós também poderemos realizar milagres, para que quem nos ouve possam acreditar nas nossas palavras que não são nossa, mas sim do Espírito de Deus.

"Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que estas."

Só não conseguiremos, se a nossa espiritualidade e a nossa fé forem  muito pequenas! 
Fé,  é  caminhada, é compromisso, é partilha, é ver além do horizonte, além das coisas visíveis aos olhos físicos. Porém, ter uma fé só de emoções, não  produz frutos, não sobrevive aos vendavais da vida, pois  não tem raízes  que a sustente.

Isso acontece quando não estamos unidos a Jesus. Sem Ele, caímos no vazio, pois Ele é o único alimento que nos sustenta durante nossa  caminhada terrestre!

Você acredita que, confiando em Jesus poderá fazer obras maiores do que as Dele? Você já assumiu Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida? Jesus Cristo já tem influência na sua vida ao ponto de fazer você desistir de alguns planos antigos? Pense nisto!
Propósito:
Pai, não deixes que jamais o medo tome conta de meu coração, a ponto de impedir-me de caminhar rumo à tua casa, pelo caminho aberto por teu Filho Jesus.
MAIS FORTE AINDA
Quando chegam as dificuldades ao ponto de serem empilhadas umas em cima das outras a um grau de você já não sequer poder ver o caminho à sua frente, aí então, você tem duas opções. Você pode optar por desistir ou pode optar por se tornar mais forte ainda. Você pode optar por enterrar os seus sonhos debaixo de uma impenetrável camada de medo e preocupação, ou você pode optar por fazer dos seus sonhos algo ainda mais magnífico e ainda mais atraente a tal ponto que você não terá outra alternativa a não ser seguir corajosamente em frente. 

Você pode sentir pena de você mesmo ou você pode sentir o poder de um verdadeiro propósito. Você pode buscar alguém para lançar culpas ou você pode buscar por maneiras de assumir a sua total responsabilidade pela situação. Essa é a sua vida e mesmo diante dessas dificuldades, vale a pena continuar vivendo e esperar os desenvolvimentos dos próximos capítulos. A realidade é que são em meios a esses tempos de grandes desafios que você pode – pela graça de Deus – construir uma pista de decolagem para altos vôos! 

Quando não há razão para se manter positivo, faça a opção de ser mais positivo ainda. Em vez de ser desmantelado pelos problemas, faça o opção de ser energizado pelas possibilidades que estão ocultas dentro deles. Sinta a genuína confiança de saber que Deus está bem presente e muito, mas muito perto de você. Com isso na mente e – melhor ainda – com isso no coração você pode se tornar mais forte ainda.
_,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário