Seguidores

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Evangelho do dia 01 de junho segunda feira 2020


01 junho - Quando sentimos o coração duro e irritável, vamos buscar um pouco de doçura no Coração de Jesus. (S 176). São Jose Marello


Marcos 12,1-12 – Parábola dos vinhateiros homicidas – Começou a falar-lhes em parábolas: Um homem plantou uma vinha, cercou-a de uma sebe, abriu um lagar, construiu uma torre. Depois disso, arrendou-a a alguns vinhateiros e partiu de viagem. No tempo oportuno, enviou um servo aos vinhateiros para que recebesse uma parte dos frutos da vinha. Eles, porém, o agarraram e espancaram, e mandaram-no de volta sem nada. Enviou-lhes de novo outro servo. Mas bateram-lhe na cabeça e o insultaram. Enviou ainda outro, e a esse mataram. Depois mandou muitos outros. Bateram nuns, mataram os outros.
Restava-lhe ainda alguém: o filho amado. Enviou-o por último, dizendo: 'Eles respeitarão meu filho'. Aqueles vinhateiros, porém, disseram entre si: 'Este é o herdeiro. Vamos, matemo-lo, e a herança será nossa'. E agarrando-o, mataram-no e o lançaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Virá e destruirá os vinhateiros e dará a vinha a outros. Não leste esta Escritura: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso é obra do Senhor e é maravilha aos nossos olhos". Procuravam prendê-lo, mas ficaram com medo da multidão, pois perceberam que Ele contara a parábola a respeito deles. E deixando-o, foram embora. Palavra da Salvação!

Meditação:
Jesus "inventou" estórias que receberam o nome de parábolas, para explicar a sua mensagem ao povo simples, sobre como deveriam fazer para merecer o reino eterno.

Com essas parábolas, ficava muito mais fácil do povo entender o que Ele queria dizer. Evidentemente, Jesus poderia se expressar com um palavreado todo  complicado, rico mais difícil de entender.

Mas, qual é mesmo a mensagem que está por trás desta parábola? O que mesmo que Jesus queria dizer? Bem. Ele aqui está criticando os chefes religiosos do templo de Jerusalém, sacerdotes e proprietários de terras.

Nesta parábola, Jesus está mostrando o caráter dos líderes judeus, que tinham rejeitado os profetas de Deus e estavam se preparando para rejeitar e matar seu Filho amado.
Na aplicação da parábola, apesar da prepotência e violência nela contida, Deus pode ser entendido como o proprietário da vinha. A vinha, conforme a tradição profética, é o povo amado por Deus. Os agricultores violentos são os chefes religiosos, que oprimem, exploram o povo e procuram eliminar quem busca libertação. Eles entenderam que Jesus falava deles. Irritam-se e procuram prendê-lo.

Jesus é o herdeiro de Deus e nós, “feitos filhos de Deus”, ganhamos o privilégio de também sermos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo Jesus. Que bênção, que privilégio Ele nos concede!

No texto de hoje, Jesus dá a conhecer a todos o que os religiosos do templo tinham escondido nas entranhas do coração – tinham-se apoderado da vinha, consideravam-na sua e não administradores dela! Quantos de nós, hoje, temos “subido acima da chinela” e nos temos por donos do que é de Deus, e não mais mordomos.

A parábola dos vinhateiros assassinos revela a história de infidelidade do povo ao amor do Senhor. Muitos profetas enviados por Deus haviam sido rechaçados e assassinados pelos dirigentes políticos e religiosos. A causa da rejeição estava fundamentada em que estes mensageiros, falando em nome de Javé, punham em evidência a infidelidade do povo e de seus dirigentes para com a aliança firmada com ele.
Todo profeta, todo mensageiro que fale em nome de Deus e questione o status social, nunca é bem visto; torna-se uma pessoa sumamente incômoda; por isso é necessário eliminá-la.

A parábola manifesta que não respeitam nem o filho do dono da vinha. Ao contrário: se é o herdeiro, com maior razão querem eliminá-lo para ficarem com tudo, sem nada que estorve os interesses dos desordeiros.
Esta foi e continua sendo a sorte de muitos homens e mulheres que ao longo da história da humanidade e da Igreja foram assassinados por apontar os pecados do povo e de seus dirigentes, e por lembrar a fidelidade à mensagem de Deus.

Reflexão Apostólica:

Jesus passa ao ataque. A figueira não dá frutos, e o Templo tornou-se lugar de roubo, porque as autoridades (chefes dos sacerdotes, doutores da Lei, anciãos do Sinédrio) exploram e oprimem, apoderando-se daquilo que pertence a Deus, isto é, o povo da aliança(vinha).
Depois de muitos profetas que pregavam a justiça (empregados), Deus envia o próprio Filho com o reino. A rejeição e morte do Filho do trazem a sentença: o povo de Deus, agora congregado em torno de Jesus (pedra), passa a outros chefes, que não devem tomar posse, mas servir.
Jesus foi enviado pelo Pai justamente para nos dar o conhecimento de Deus, do Seu amor e da sua misericórdia, mas os homens o rejeitaram. Refletindo sobre esta Palavra nós percebemos que ainda hoje o Filho de Deus, Jesus Cristo é rejeitado e muitos

O tratam com indiferença, mesmo aqueles que se dizem cristãos. Muitos dos que estão até dentro da Igreja e freqüentam os sacramentos, fazem pouco caso dos ensinamentos de Jesus confundindo as pessoas interpretando a Palavra de acordo com a realidade e em benefício de cada um.

Assim, sendo, pregam e aceitam a teoria do aborto, do “não tem faz mal”, tudo é lícito, tudo é permitido, “o que vale é ser feliz”. Será que percebemos que agindo assim nós estamos fazendo igual aos agricultores da vinha? Devemos meditar muito sobre isto.

Será que estamos rejeitando a Jesus com as nossas incoerências de vida? Jesus veio para todos ou só para os meus? O que você tem feito com os mensageiros do Senhor na sua vida? Quem são os agricultores de hoje? Qual a nossa responsabilidade na vinha do Senhor? A quem estamos matando? Você também acha que tudo é relativo?

A passagem evangélica de hoje nos apresenta a parábola dos vinhateiros homicidas, dirigida aos sacerdotes, escribas e senadores de Jerusalém, personagens influentes e opositores ao plano de Deus, revelado nos profetas e no próprio Jesus.

Aqueles personagens não eram propícios à justiça e à caridade com os mais fracos, para manter seus próprios interesses. Deus, por meio de sua Palavra, desnuda os corações e coloca à luz os interesses que movem o ser humano.

Oxalá que nossos mais vitais interesses como cristãos sejam os de anunciar e construir o reino de Deus no meio da humanidade; do contrário, seremos qualquer coisa, menos cristãos.

É preciso deixar o lugar que não nos pertence e retomarmos o lugar de servos e despenseiros de Deus, trabalhando de alma e coração. Como é que te consideras em relação às coisas de Deus? Dono, senhor ou despenseiro? Convém que sejamos bons despenseiros da graça de Deus.

Quantos conflitos evitaríamos na causa de Deus se, em vez de nos “armarmos” em donos da vinha de Deus, assumíssemos, com submissão e gratidão, o privilégio de mordomos fiéis do nosso Pai do Céu.

Fiquemos certos que, no tempo próprio, Deus nos chamará, com Sua autoridade e poder: muito bem, servo bom e fiel, porque foste fiel no pouco; entra no gozo do Senhor.

Toma, agora, posse da tua herança, por teres aceite a capacidade de crer: a todos quantos O receberam, deu-lhes a graça de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu Nome.

Propósito:
Pai, porque és misericordioso, nunca te cansas de querer levar a mim e a toda a humanidade para junto de ti. Que eu perceba e acolha a manifestação deste teu imenso amor e me converta no agricultor que produza bons frutos no devido tempo e os entregue a Vós!

Reflexão:
A alegria é fruto de uma vida de oração, comunhão com Deus, treinamento e conquista pessoal.
No entanto, é uma virtude que precisa ser conquistada, exercitada, aprendida, até que se firme como uma parte de sua personalidade.
Se semear somente ideias positivas, vai colher os frutos da sabedoria e da alegria.
Isso é semelhante ao que ocorre com as crianças, receptivas a ver o mundo como um presente magnífico dado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário