Seguidores

sábado, 22 de dezembro de 2018

Evangelho do dia 26 de dezembro quarta feira Santo Estevão, Diácono e protomártir


26 de dezembro - SANTO ESTÊVÃO - ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO E DE BATISMO DE SÃO JOSÉ MARELLO (1844).

Desejo-lhes uma palma gloriosa no Paraíso, num trono bem próximo à nossa Mãe, Maria Santíssima e ao nosso amável padroeiro São José. (S 359). São Jose Marello
Mateus 10,17-22

"Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo." 

Meditação:

O evangelista Mateus apresenta o que significa seguir Jesus. Mostra as exigências e riscos do seguimento de Cristo.

É obvio que a comunidade de Mateus estava passando por situações de sofrimento e perseguição, situação que também teve que passar Jesus.

É bom lembrar que os cristãos foram expulsos pelos judeus no ano 70, por anunciarem a Boa Nova de Jesus Cristo. Tiveram que comparecer em tribunais, foram maltratados e ultrajados.

Mas nem tudo é dor, sofrimento e contradição: também há uma mensagem de alento e esperança para todos aqueles que se arriscaram assumir este caminho libertador: "Não se preocupem com o que vão dizer"!

Foi exatamente essa confiança que alimentou e sustentou o santo que celebramos neste dia, santo Estevão, o primeiro mártir do cristianismo.

Ele anunciou incansavelmente o Evangelho, foi preso e levado até o Sinédrio para interrogatório. Foi caluniado e posteriormente apedrejado pelos judeus.

Pode parecer estranho que no dia seguinte à grande celebração natalina da Igreja, a liturgia nos proponha a festa do primeiro mártir cristão.

Talvez não o faça propositalmente, mas se trate de uma feliz coincidência litúrgica: adorar a Jesus recém nascido é algo tão sério e tão grave como estar disposto a dar a vida por Ele e por seu evangelho, estar disposto a ser seu mártir.

“Mártir” é uma palavra grega que significa “testemunha”, estritamente falando, quem deu sua vida para ratificar seu testemunho.

Portanto, cumpriam-se em Estevão, as palavras de Jesus que meditamos hoje no evangelho de Mateus: "O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.".

Nosso mundo, cheio de injustiças, guerras, fome, covardias e inconseqüências precisa de homens como Estevão que, sem se importar com as conseqüências, não se cansem de anunciar a justiça, a verdade, o amor e a misericórdia de Deus.

Ao longo dos séculos a Igreja contou com um exército de mártires de toda classe e condição: homens e mulheres; velhos, adultos, jovens e até crianças; papas, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos; ignorantes e sábios; pobres e ricos, cristãos de todos os tempos, até nossos dias, deram sua vida por Jesus Cristo e seu evangelho.

Peçamos ao Pai, seu Espírito de força, coragem, confiança e perseverança para continuarmos na caminhada, e para que de alguma forma consigamos mostrar às pessoas, que um mundo de paz, justiça e dignidades é possível, e podemos iniciar dentro de nossa casa, na nossa família.

Reflexão Apostólica: 

"Enquanto tantos de nós passamos o Natal preocupados com compras caríssimas, ceias exóticas, bebedeiras e tudo o que ofusca totalmente o aniversariante, o Menino Deus, humildes cristãos africanos morreram há poucas horas por celebrarem heroicamente a noite do nascimento do Salvador do mundo, desafiando as proibições tácitas dos fanáticos e intolerantes de outro credo que predomina no país. A gente olha na esquina a galera bebendo até essas horas numa gargalhadaria contínua e irracional, e imagina o sofrimento daqueles cristãos para viverem e celebrarem sua fé... que desgosto !!! Não há mais o que pensar e dizer..." (e-mail recebido de Jordan Perdigão)

"[...]Pelo menos 27 pessoas morreram, NUM domingo, na explosão de uma igreja católica em Madalla, perto de Abuja, capital da Nigéria [...] "

"O atentado contra a igreja na Nigéria, precisamente no dia de Natal, manifesta infelizmente mais uma vez um ódio cego e absurdo que não tem nenhum respeito pela vida humana".(Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano)

"Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Diante da notícia acima (e outras recentes) bem como do brilhante comentário do Perdigão, pode até parecer coincidência mas as palavras de Jesus, no Evangelho de hoje são proféticas: Ele nos anuncia o que os cristãos de alguns lugares estão passando hoje: incompreensão, contradição, perseguição. "Sereis odiados por todos, por causa do meu nome.".

O destino do discípulo de Jesus é o mesmo do Mestre. Ele foi rejeitado pelos grupos dos fariseus como inimigo da ordem querida por Deus. O mesmo acontecerá com os discípulos.

Um discípulo de Jesus, a nova imagem de Deus, tem como tarefa: testemunhar, na pobreza, na simplicidade, na humildade e em todas as circunstancias, com coragem e clareza.

O evangelho recorda que esta nova imagem de Deus gera conflito e perseguição. Se Deus vive no nosso meio é preciso transformar nossa vida, viver segundo Deus.

Se Deus vive em nosso meio, deve-se acabar com privilégios, exclusivismos e com o poder que gera a separação, para recuperar a dignidade de toda criatura e de todo ser humano.

"Ainda hoje há pessoas que, não conseguindo reconhecer a Deus na fé, se interrogam se a Força última que segura e sustenta o mundo seja verdadeiramente boa ou, então, se o mal não seja tão poderoso e primordial como o bem e a beleza que, por breves instantes luminosos, se nos deparam no nosso cosmos. «Manifestaram-se a bondade de Deus (…) e o seu amor pelos homens»: eis a certeza nova e consoladora que nos é dada no Natal." (Bento XVI - Homília, Natal 2011)

Reconhecer este Deus implica romper com nossa tendência para buscar Deus no que consideramos bom e santo, e atrever-nos a “ler” sua presença na natureza, na história, mesmo nos lugares e pessoas em que nos custa encontrá-lo, onde seja mais difícil descobri-lo e aceitá-lo

Manter-se fiel até o fim é o que Cristo nos pede hoje. A recompensa? A salvação! Ontem celebramos o nascimento de nosso Rei. Hoje celebramos o triunfal martírio de seu soldado Estevão. Cristo nos adverte que ser seu seguidor não é um caminho fácil.

Quantas vezes se riram de nós por sermos cristãos, no trabalho ou no colégio, os vizinhos ou amigos, e inclusive em nossa próprias famílias?

Essa é a perseguição, e muitas outras, que nos adverte Cristo a fim de que tenhamos esperança e forças para nos mantermos firmes com a ajuda do Espírito, que falará por nós. Que maravilhoso é ser instrumentos de Deus para sua mensagem!

O Filho de Deus tomou nossa natureza humana para enobrecê-la, purificá-la e divinizá-la; para que fôssemos filhos de Deus, e o somos pela Graça, se a vivermos imitando, reproduzindo em nós as virtudes de Jesus: seu amor ao Pai, seu zelo pela salvação das almas, sua obediência, sua humildade, sua pobreza, sua santidade para, definitivamente, construir seu Reino.

Talvez não mereçamos a graça de poder dar nossa vida pelo Evangelho, porém é uma exigência de nossa fé dar testemunho diante dos demais, com nossa vida e com nossas palavras, com nosso compromisso por construir um mundo mais humano e mais justo onde nós, os que nos consideramos filhos de Deus, possamos viver em paz e com dignidade, onde transformemos em realidade os ensinamentos daquele cujo nascimento estamos celebrando nestes dias.

Pensemos nas palavras que nos diz santo Agostinho: “Tu, sendo homem, quiseste ser Deus, para tua perdição. Ele, sendo Deus, quis ser homem, para tua salvação”.
Por tudo isso, concluímos essa reflexão com as palavras finais de Sua  Santidade o Papa Bento XI, proferidas em sua mensagem "Urbi et Orbi":

"O nascimento do Salvador sustente as perspectivas de diálogo e colaboração no Myanmar à procura de soluções compartilhadas. O Natal do Redentor garanta a estabilidade política nos países da região africana dos Grande Lagos e assista o empenho dos habitantes do Sudão do Sul na tutela dos direitos de todos os cidadãos.
Amados irmãos e irmãs, dirijamos o olhar para a Gruta de Belém: o Menino que contemplamos é a nossa salvação. Ele trouxe ao mundo uma mensagem universal de reconciliação e de paz. Abramos- Lhe o nosso coração, acolhamo-Lo na nossa vida. Repitamos-Lhe com confiada esperança: «Veni ad salvandum nos»."

Propósito:
Senhor Jesus, agora ficou claro para mim que a minha missão, como discípulo e missionário de teu amor, tem a grande responsabilidade de garantir que a tua Palavra não se perca. É o meu trabalho, e depende de mim, que a tua mensagem de amor cheque a todos os homens e a todas as mulheres, começando com a minha própria família. Eu confio em tua graça, que nunca desilude um coração que realmente chega perto de Ti. Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário