Seguidores

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Evangelho do dia 15 de dezembro sábado 2018


15 de dezembro - Diz ao Senhor: Eu sou inteiramente vosso, e não quero outra coisa senão que em mim seja feita a vossa santa vontade: ainda que à custa de sacrifícios, ainda que eu seja privado de consolações, ainda que repleto de aflições, estou pronto para tudo, Senhor: fazei de mim o que quiserdes. (S 237).São Jose Marello


Mateus 17,10-13
"Os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?" Ele respondeu: "Sim, Elias vem; e porá tudo em ordem. E eu vos digo mais: Elias já veio, e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles." Então os discípulos compreenderam que ele lhes havia falado de João Batista."
Meditação:
Os judeus, nos tempos de Jesus, aguardavam pelo retorno de Elias. A profecia de Malaquias dizia que o profeta Elias regressaria antes do dia de Javé, antes da vinda do Messias.

Por essa profecia, as pessoas esperavam o precursor. Mas seus acusadores utilizavam este argumento para rejeitar Jesus, já que Elias, segundo eles, ainda não tinha vindo, portanto, sequer o Messias.

O evangelho de hoje está na perspectiva da esperança messiânica que o povo nutria, esperando de distintas maneiras.

A esperança mais comum era que, segundo a profecia, a vinda de Elias, como precursor, precederia a vinda do Messias.

Hoje, Jesus conversa com os discípulos, enquanto desce da montanha, onde tinham vivido a Transfiguração.

O Senhor não aceitou a proposta de Pedro para ficar aí e, desce respondendo às perguntas dos discípulos.

Estes, que acabam de participar por breves instantes da glória de Deus, estão surpreendidos e não compreendem que já tenha chegado o Messias, sem que o profeta Elias tenha vindo primeiro preparar a sua vinda.

Acontece que a preparação já se tinha realizado: «Eu vos digo mais: Elias já veio» (Mt 17,12): João Batista preparou o caminho. Mas os homens do mundo não reconhecem os profetas de Deus, nem os poderosos da Terra reconhecem a divindade de Jesus Cristo.

Jesus afirma que Elias já veio, mas não o reconheceram e o mataram. João Batista é Elias, porque o fogo do Espírito habita nele e prepara o caminho Senhor.

Jesus convida a reconhecer a ação de Deus aqui e agora, deixa em nós a necessidade de reconhecer a ação de Deus na história, nas pessoas que denunciam a injustiça e anunciam a Boa Nova.

Jesus diz com clareza que Elias já veio, mas as autoridades não o aceitam, maltratam-no, continuam perseguindo e assassinando. É nesse momento que os discípulos entendem que Jesus se referia a João Batista.

Neste curto relato, Jesus também anuncia que ser seu seguidor não é nada fácil. O tratamento que dado a ele será pior que o que deram a João.

Jesus já suspeita que as "boas autoridades" estão incomodadas com sua presença e com sua pregação. Assim, o projeto para eliminar Jesus está em marcha e os discípulos não podem desconhecer estas circunstancias.

Reflexão Apostólica:

É preciso um olhar novo e um coração novo para reconhecer os caminhos de Deus e responder com generosidade e alegria ao chamamento exigente dos seus enviados.

Nem todos estão dispostos a entendê-lo e, menos ainda, a vivê-lo. Senão também, as nossas vidas e os nossos projetos podem estar em oposição à vontade de Deus. Uma oposição que pode até converter-se em luta e rejeição do nosso Pai do Céu.

Precisamos descobrir o amor intenso que guia os desígnios de Deus quanto a nós e, se formos conseqüentes com a fé e a moral que Jesus nos revela, não estranharemos os maus-tratos, as difamações e as perseguições.

Estar no bom caminho, não nos evita as dificuldades e Ele ensina-nos a continuar, apesar do sofrimento.

À Mãe de Jesus, Rainha dos Apóstolos, pedimos que interceda para que a ninguém faltem amigos que, como os profetas, anunciem a Boa Nova da salvação que nos traz o nascimento de Jesus Cristo.

Temos a missão de fazer com que este Natal seja vivido mais cristãmente pelas pessoas que encontraremos no nosso caminho.

Por isso, devemos descobrir os sinais dos tempos através das situações concretas, para que examinemos os fatos e acontecimentos que o Espírito suscita em nossa vida.

É no pequeno que Deus fala mais claramente ao homem. Nos que lutam pela justiça e pela dignidade das pessoas com um compromisso diário; é lá onde se presencia com mais força o Espírito de Deus.

Propósito:
Pai, desfaze tudo quanto me impede de reconhecer em teu Filho Jesus, despojado de qualquer ambição mundana, a manifestação de teu amor pela humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário