Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Evangelho do dia 19 de dezembro quarta feira


19 dezembro - Ao cair em alguma falta, procuremos levantarmo-nos logo, mas não nos apoiemos em nossas forças, que não nos poderiam sustentar, mas naquela mão piedosa que Deus nos estende com tanto carinho. (S 203). São Jose Marello

Lucas 1,5-25

"Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos.
Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:
- Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Então Zacarias perguntou ao anjo:
- Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
- Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.
Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa. E ela disse:
- Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos. "
Meditação:
Lucas descrever os fatos evoca as circunstâncias do nascimento de pessoas que no AT tiveram um papel importante na realização do projeto de Deus e cuja infância já parecia marcada pelo destino privilegiado que iam ter: Moisés (Ex 2,1-10), Sansão (Jz 13,1-4 e 13,24-25), Samuel (1Sam 1,13-28 e 2,11).

Quanto mais conhecimento você conseguir acumular do Antigo Testamento, mais evocações vai descobrir nos escritos de Lucas.

Os dois primeiros capítulos do seu Evangelho não são histórias no sentido em que nós hoje entendemos a história.

Funcionam mais como espelho para ajudar os leitores e leitoras a descobrir que João e Jesus tinham vindo realizar as profecias do Antigo Testamento.

Lucas quer mostrar como Deus, através dos dois meninos, veio atender às mais profundas aspirações do coração humano.

De um lado, Lucas mostra que o Novo realiza o que o Antigo prefigurava. De outro lado, ele mostra que o novo ultrapassa o antigo e não corresponde em tudo ao que o povo do Antigo Testamento imaginava e esperava.

Na atitude de Isabel e Zacarias, de Maria e José, Lucas apresenta um modelo de como se converter e acreditar no Novo que está chegando.

Lucas interpretou a tradição do nascimento de João apresentando Zacarias e Isabel com a tonalidade dos matrimônios sem filhos do Antigo Testamento.

Deus, uma vez mais, faz o impossível para cumprir suas promessas. O importante do anúncio é a inteligência e a capacidade com que Deus se mostra a Zacarias, em contraposição à resposta insegura e questionadora deste.

Zacarias age como um incrédulo frente ao prometido por Deus. Zacarias e Isabel, duas pessoas anciãs que respeitam a Deus, apegadas à Lei do Senhor, são os destinatários de onde sairá uma nova oportunidade para que o povo de Israel se disponha a receber o precursor do Messias, João Batista.

Começou a era messiânica para o perdão, a esperança e a salvação. A boa notícia de hoje nos leva ao compromisso que é reconhecer a ação de Deus em nossas vidas.

O Deus em quem cremos pode realizar o impossível aos olhos humanos para cumprir o prometido, contanto que confiemos plenamente nele

Lucas, após um breve prólogo onde justifica seu trabalho redacional do evangelho, narra o anúncio do nascimento de João (Batista) e de Jesus, feito pelo anjo Gabriel, sucessivamente a Zacarias e a Maria. João e Jesus estão associados entre si desde suas concepções milagrosas.

Marcos começa o seu evangelho, o primeiro dos canônicos a ser escrito, com o batismo de João como momento inaugural do ministério de Jesus.

Mateus e Lucas, por sua vez fazem a introdução a este batismo inaugural de Jesus com suas narrativas de infância, cada um com um sentido teológico próprio. Mateus apresenta Jesus inserido na genealogia davídica, como aquele que vem cumprir as escrituras.

Lucas apresenta Jesus como sinal de contradição, o que já vem acontecendo com seu precursor, João Batista

O evangelho de hoje apresenta o anúncio do nascimento de João a Zacarias, um sacerdote ancião, servo do templo de Jerusalém.
O término do anúncio é semelhante ao anúncio a Maria, porém, Zacarias não acredita que o desígnio de Deus possa ser possível, dada a idade avançada dele e de sua esposa Isabel.

As palavras do anjo esclarecem Zacarias a respeito do projeto de Deus, confrontando a fé do sacerdote.

Aqui não há uma resposta de disposição total, ao contrário, Zacarias duvida do querer de Deus, o que gera sua mudez.

A mudez de Zacarias é uma mostra do silencio sacerdotal e religioso ante a vinda do Filho de Deus.

Nessa lógica cultural, não é fácil celebrar o anúncio de um filho, ainda que este lhe devolva o reconhecimento social e religioso.

Hoje, também os cristãos são chamados a reafirmar a fé em Deus e reconhecer sua voz nos sinais dos tempos, que exigem uma resposta.

Historicamente, têm sido muitos os silêncios que silenciam também a Deus. Não podemos nos calar e não podemos desconfiar da grandeza do poder de Deus, que mantém sua promessa de libertação, ainda que se valendo de meios inesperados.

Reflexão Apostólica: 

O Evangelho de hoje narra os acontecimentos que antecederam o nascimento de João Batista. São Lucas nos dá a oportunidade de conhecer os pais de João. É sobre este casal que nós vamos refletir hoje e tentar aprender um pouco, partindo da sua história.

Primeiro ponto importante: era um casal idoso, e ainda por cima, ela era estéril. Na palestina daquela época era costume se ter muitos filhos. Isso era um sinal de fertilidade e era considerada uma bênção de Deus.

Quando um casal não tinha filhos, era como se Deus não tivesse abençoado o casal. E isso era motivo de vergonha e humilhação, principalmente para a mulher.

Deus poderia ter escolhido um casal jovem para ser a família de João Batista, mas preferiu um casal de idosos. Não foi o primeiro casal de idosos que Deus confiou tão grande missão...
O Antigo Testamento está cheio de casos assim. Daí, podemos tirar a primeira lição de hoje: para servir a Deus, idade não é desculpa!

Zacarias ainda tentou se esquivar dizendo: "Mas como isso pode acontecer? Eu sou um velho, e minha mulher também..."

Do mesmo jeito que muitos velhos de hoje preferem ficar no seu cantinho, com a boca aberta, cheia de dentes (ou não), olhando o tempo passar, e esperando a morte chegar...

A propósito, é de se salientar qie "velho", não se refere aos que têm idade avançada não, mas, principalmente, àqueles que acham que já passou o seu tempo, que já deu o que tinha que dar...

O segundo ponto importante de se frisar, hoje, é a superação de João Batista frente aos problemas que ele teve que superar desde antes do seu nascimento, tais como: Ser criado por pais idosos... a mãe que foi se esconder nas montanhas quando engravidou... a provável morte dos pais ainda durante a sua infância ou adolescência (já que eram idosos)... ter que aprender a se virar sozinho (por isso foi morar no deserto, e aprendeu a comer gafanhotos, mel do campo, e se vestir com a pele de animais)...

João Batista tinha tudo pra ser um coitadinho, mas aprendeu a superar as dificuldades desde pequeno.

Provavelmente, pelos pais serem idosos, ele passou a ajudá-los nos afazeres da casa desde que aprendeu a andar...

Isso, para uma criança, poderia ser traumatizante, mas João não se deixou abater por nada.

Como já dizia Padre Léo, "João Batista foi um trator de esteira: veio aplainar o terreno pra Jesus!".
O que mais me cativou na maneira de Lucas descrever os fatos da vida? Como leio os fatos da minha vida? Como fotografia ou como raio-X?

A mensagem de hoje é de incentivo, de ânimo! Não se deixar abater pelas dificuldades, e enfrentar os obstáculos!

ÂNIMO!!!

Propósito:
Pai, atendendo à oração de Zacarias, manifestaste tua misericórdia para com o justo sofredor. Sê também benévolo diante das nossas angústias.
MANTENHA FORTE A SUA VISAO
As únicas limitações são sempre aquelas que envolvem uma visão. 
É muito fácil aceitar os limites que lhe são impostos pelas outras pessoas ou por circunstâncias ao seu redor. Fácil sim, mas para onde isso lhe leva? Você deseja que a sua visão seja corroída pela mente estreita e obtusa daqueles que estão aos seu redor? Afinal, qual é o seu propósito nesta vida? Simplesmente seguir a vida à deriva sem nenhum propósito, sem um alvo específico ou realmente fazer uma fundamental diferença?

Respeite e não menospreze a opinião das outras pessoas. Há muito que aprender com elas. Permita que elas lhe desafiem, o apóiem e o impulsionem para frente. Porém, não permita que elas lhe limitem. Ninguém poderá lhe limitar a não ser que você lhes dê a sua permissão.

Nesta manhã as misericórdias de Deus já se renovaram e maravilhosas são as oportunidades que Ele tem colocado a sua frente. Você é especial aos olhos do Senhor. Em toda a história da humanidade jamais houve alguém tão singular como você, porque é Deus quem é o Autor dessa singularidade. Portanto, mantenha forte a sua visão. O futuro é promissor, as promessas de Deus estão a sua disposição. Basta crer e confiar. É a sua vida que está em jogo. Mantenha forte a sua visão..

Nenhum comentário:

Postar um comentário