Seguidores

sábado, 22 de dezembro de 2018

EVANGELHO DO DIA 24 DE DEZEMBRO SEGUNDA FEIRA DIA DO ÓRFÃO


24 Dezembro – Façamos uns aos outros votos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo, mas deixemos que o Bom Jesus os realize naquele modo e naquela medida que ele sabe serem mais convenientes para a sua glória e para o nosso proveito espiritual. (L 244). São Jose Marello
Lucas 1,67-79

"Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:
- Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.
Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.
Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.
Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos
os que nos odeiam.
Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.
Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.
E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor
a fim de preparar o caminho para ele.
Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.
Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso.
Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.
"
Meditação:
Diante de um grande acontecimento da vida, a melhor maneira de expressar os sentimentos são os símbolos, gestos, poemas ou canções.
É o recurso de que Zacarias lança mão elevando a Deus este cântico, que é como uma explosão do Espírito depois de meses em silêncio (Lc 1,59-66). É um canto e é uma profecia que começa louvando a ação de Deus na vida de Israel.
Zacarias celebra um Deus que não se deixa ficar longe nem indiferente à difícil situação pela qual atravessa o povo, mas vem para junto dele e de seu seio suscita uma força de salvação. É um Deus que cumpre suas promessas e se mantém fiel a seu juramento.
Ele tem um desejo fundamental para seu povo: uma vida em liberdade, sem medos, orientada para a santidade e a justiça. João é um sinal dessa antiga promessa de Deus, que não ficou lá atrás, na história, mas que continua vigente.
João Batista é o precursor do Messias, aquele que veio para dar testemunho da verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, expulsando as trevas do erro, do pecado e da morte, para dar a todos a vida nova, a vida em abundância. Zacarias, no seu canto, nos mostra não apenas este fato, mas também que o nosso Deus é o Deus da misericórdia, que vem ao nosso encontro para nos trazer a salvação, nos libertar de todo poder do inimigo e fazer de todos nós um povo santo, que vive na sua graça e que é destinado à vida eterna.

Como meditação do Evangelho temos hoje o chamado “Benedictus”, um canto de louvor e ação de graças a Deus, posto na boca de Zacarias, pai de João Batista, por ocasião do milagroso nascimento de seu filho.

Zacarias bendiz a Deus porque realizou as antigas promessas, porque se lembrou de seu povo, decidiu intervir para salvá-lo.

Esta palavra “salvação” ressoa várias vezes ao longo do cântico, contraposta à menção, também repetida, dos inimigos de Israel.

Zacarias saúda o seu filho como profeta escatológico, definitivo, enviado por Deus para preparar os caminhos do Messias e, como se visse despontar uma aurora divina, o velho sacerdote anuncia a aparição do sol da paz, que iluminará a todos os povos.

O “Benedictus” de Zacarias forma um conjunto com o “Magnificat” de Maria. Os dois são cânticos de ação de graças a Deus pelas maravilhas de sua salvação em Jesus Cristo.

Os dois são cantados diariamente no ofício divino da Igreja, o primeiro pela manhã e o segundo pela tarde. Os dois nos convidam neste Natal a também rendermos graças a Deus.

Certamente, serão muitos os pedidos que queremos apresentar ao Senhor neste Natal, mas serão também muitas as razões para lhe agradecer nesta véspera do nascimento de seu Filho feito carne humana.

Agradecer-lhe pelo mesmo Jesus Cristo, por suas palavras no Evangelho, por sua predileção pelos pobres, humildes e simples, por nos ter libertado de leis religiosas opressoras.

Agradecer-lhe por nos ter ensinado os caminhos que mais agradam a Deus: o do amor aos irmãos e o do perdão.

Agradecer-lhe por nos ter convocado na Igreja para sermos irmãos e dar ao mundo um testemunho de fraternidade.

Agradecer-lhe por nos ter dado sua Palavra nas Sagradas Escrituras e nas palavras de nossos irmãos mais pobres que nos ensinam e nos ajudam a entendê-las.

Enfim, teríamos muitos outros motivos de ação de graças para cantá-las, como Maria e como Zacarias, nestes dias de Natal que começam amanhã e para os quais estávamos nos preparando até hoje.

Zacarias nos convida assim todos nós a descobrir e celebrar a palavra de Deus que, escrita há tanto tempo, ainda continua vigorando e é atual; prossegue sendo a luz para o caminho que nos leva à verdadeira paz, que é uma vida em santidade e justiça, em perdão e misericórdia.

Zacarias, em seu cântico, saúda “o sol que nasce do alto”, o mesmo Jesus Cristo de quem João Batista, o filho de Zacarias, será precursor.

Este sol brilhará sobre “os que vivem nas trevas e nas sombras da morte”, ou seja, sobre todos aqueles que até agora se viram privados da amizade com Deus, por causa de seus pecados, metidos num mundo de violência e injustiça, de mentira e de opressão, enfermidades e morte, que são frutos do pecado.

Este sol, anunciado por Zacarias, dissipará todas as sombras.  “À sua luz caminharão as nações”, dizia Isaías. “Guiará nossos passos pelo caminho da paz”. Este sol é Jesus, cujo nascimento estaremos celebrando dentro de poucas horas.

Reflexão Apostólica: 
Nestas palavras atribuídas a Zacarias pode-se ver um hino relacionando João Batista a Jesus. O hino compõe-se de duas partes.

A primeira parte é uma ação de graças remetendo à tradição da eleição particular do povo de Israel.

A segunda, diferenciada, onde, em lugar da "salvação dos nossos inimigos" e "de quantos que nos odeiam" é destacada a misericórdia e o perdão dos pecados, concedida pelo Senhor que vem no caminho preparado pelo menino que nasce.

Os inimigos não serão destruídos, como pretendia a tradição de Israel, mas a paz será estabelecida pela misericórdia que remove a imputação de culpa do pecado, e pela conversão que leva à reconciliação. Jesus é o sol e o caminho que a todos ilumina e conduz a Deus. 

Meus irmãos! Será que precisamos comentar mais alguma  coisa? Hoje, não precisamos nos estender…

Sempre há tempo para quem quer voltar! “(…) Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso”.

Que hoje, nem que seja por um momento, possamos fazer uma prece por nós e pelos nossos, pois nesse momento, a família de Nazaré já inicia seu trajeto à procura de um lugar tranqüilo para Jesus nascer e, se porventura eles baterem à sua porta na pessoa de um amigo, se um parente, lhe pedindo perdão, compreensão, (…) deixe entrar!
Que Deus menino, mesmo sem ainda nascer já aguça o coração dos reis magos a seguir o sinal que viria do céu, nos motive também a procurá-lo.

Como disse, no último sábado, o Pe. Newton, na Missa Mensal das ENS - RCO-I: "Deixe Jesus nascer no seu coração. Ele hoje precisa estar bem tranqüilo.Precisa de uma manjedoura bem quentinha."

Prepare sua casa, vá à Missa, celebre entre irmãos, retire um pouco das bebidas da ceia; troque os gritos, as uvas, os panetones, por um instante de reflexão e orações.

Que, principalmente nessa noite, tenhamos pensamentos bons, pois assim Deus, que é um Pai Misericordioso e Bondoso, abençoará os nossos projetos, a começar pelos idealizados ou sonhados para a nossa casa.
Esqueçamos, por um instante, os presentes, o amigo oculto, o papai Noel. Coloquemos as mãos sobre a cabeça dos nossos filhos e netos, ou peça que nossos pais ou alguém que gostamos faça isso sobre nós, pedindo uma benção, uma prece, uma oração (…). Depois...diga: Feliz Natal!
Já ia esquecendo… Notaram o MAGNIFICAT de Zacarias após o silêncio? E o seu?
Boas Festas!!!
Propósito:
Jesus é o melhor presente que alguém pode receber e oferecer aos outros. Ainda estamos no tempo do Advento, por isso, aproveitemos para deixar crescer no nosso coração a feliz expectativa da Vinda de Jesus.

Que na noite de Natal, em família, possamos fazer esta oração unidos ao nosso Papa: “Jesus Cristo, vós que nascestes em Belém, nesta Noite Santa, vinde a nós! Entrai em mim, na minha alma. Transformai-me. Renovai-me. Fazei que eu e todos nós, nos tornemos pessoas vivas, nas quais se torna presente o vosso Amor e o mundo é transformado".

UM PRESENTE DE NATAL
Sugestões de presentes de Natal: Para o seu inimigo, perdão. Ao seu oponente, tolerância. Ao seu amigo, seu coração. A um cliente, serviço. A todos, amor. A todo filho, um bom exemplo. A si mesmo, respeito. 
A vida apresenta o seu melhor quando é cheia do dar, do entregar-se. Todos nós e cada um de nós somos singulares na nossa contribuição do dar-se. É o dar que nos mantém conectados. Ao celebrarmos este Natal, vamos nos lembrar e celebrar um Presente que foi dado em perfeito amor e graça.

Ao dar-nos sinceramente, não apenas meramente cremos que é mais abençoado dar do que receber. Ao dar-nos de nós mesmos, nós passamos a conhecer, vivenciar e experimentar a realidade dessa bela e profunda verdade.

Dê, não para causar uma impressão, não para preencher uma obrigação, ou para reparar uma dívida, mas pela alegria deste simples ato. Ao agir assim, você estará imitando Aquele que deu o que havia de mais precioso: Seu Unigênito Filho.

Queridos irmãos e irmãs leitores

Regozijamo-nos com todos vocês nesta Festa da Luz, quando celebramos a encarnação da Palavra de Deus. Esta Palavra, saindo da boca de Deus, criou o mundo. Agora, armando sua tenda de pastor entre nós, enche-nos de sua luz. Fazendo-se carne humana, possibilita que todos os homens e mulheres cheguem a ser filhos de Deus.

Para vocês que, durante todo este ano, nos dignaram ler e divulgar O EVANGELHO DO DIA + meditação e reflexão apostólica, cujo teor, não raras as vezes, bastante extensos, os votos de paz, luz e muitas bênçãos, nesta festa do nascimento do Salvador.

Maria, aquela que primeiramente acolheu a Palavra em seu coração e depois permitiu que a Palavra se “fizesse carne” em seu ventre, permita-lhes continuar servindo à Palavra de Deus.

Feliz Natal para todos e todas! E viva a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós!

Família.john@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário