Seguidores

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Evangelho do dia 5 de fevereiro segunda feira

05 fevereiro -  No entusiasmo do nosso zelo, devemos pensar em não perder a coragem se nos defrontarmos com os obstáculos repentinos que nos fazem recordar, num instante, o quanto somos miseráveis. (L 31). São Jose Marello
Marcos 6,53-56

"Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados."

Meditação:

As pessoas que procuravam chegar ao lugar onde ouviam falar que Jesus estivesse eram tocadas por Ele e curadas das suas enfermidades.

O lugar onde Jesus está é o local aonde as coisas acontecem, por isso, nós agimos com sabedoria quando buscamos coerentemente estar presentes nos ambientes em que se vivencia o Evangelho.

Muitas pessoas pregam que todos os caminhos considerados bons nos levam a ter uma experiência com Deus, porém, quando conhecemos a Jesus e temos acesso a Sua Palavra nós descobrimos que Ele é o Único Caminho que nos leva ao Pai.

Esta experiência com Jesus nos faz ter um conhecimento Dele e do Seu amor que cura, que liberta e que dá sentido a tudo, até ao nosso sofrimento.
Assim como no tempo em que Jesus pregava a boa nova do reino e os doentes eram curados de toda espécie de enfermidades, hoje também, nós recebemos a cura e a libertação interior dos males que nos escravizam.

Este pequeno relato é uma síntese, formada por três elementos fundamentais no ministério de Jesus: a pregação, o anúncio da Boa Nova, a cura das enfermidades e os exorcismos, a libertação dos oprimidos por espíritos imundos ou espíritos do mal. O texto narra que os moradores de Genesaré reconheceram Jesus assim que chegou no lugar.
Será que conseguimos dimensionar o tamanho do desespero dessas pessoas? Conseguimos imaginar o quanto a pessoa de Jesus fazia renascer a esperança em quem já se dava por vencido, derrotado, desiludido? Entretanto é preciso destacar um fato que antecede toda essa narrativa de hoje.

Um pouco antes das pessoas praticamente se acotovelassem POR TÊ-LO RECONHECIDO ao aportar, seus próprios discípulos, momentos antes, não o haviam reconhecido caminhar pelas águas durante o mar revolto.

As pessoas SIMPLES e as mais SEDENTAS conseguem reconhecê-lo com maior facilidade em suas vidas do que aqueles que andam ao “seu lado”.

Os SIMPLES sempre foram exaltados POR Jesus. São pessoas cuja fé parece cercá-los, torná-los repletos… Conseguimos ficar bem perto deles mesmo no olho da tempestade. Geralmente são pessoas serenas, sorridentes, espontâneas que muitas vezes não tiveram as oportunidades que tivemos de estudar; vêem beleza onde vemos falhas; conseguem ver Deus mesmo acamadas, doentes, limitadas… Nas missas tentam ajudar no que podem; muitos são desafinados ao cantar (mas para Deus isso pouco interessa), e o que melhor os caracteriza é que raramente caem! Passam-se anos e anos e olha ele (a) lá ainda!

Os SEDENTOS buscam por algo que a sacie! Isso parece óbvio, mas o fazemos? Os sedentos não são aqueles que esperam o maná cair do céu e sim que como Moisés “rufam” o cajado na rocha e fazem brotar água pela fé em Deus.
 Os que tem sede são aqueles que cercam o Senhor de todos os lados e Dele se revestem; são pessoas que abandonam as vaidades, as picuinhas, as discussões de lado e abraçado ao irmão que discorda, continuam a caminhar juntos; são aqueles que batem boca pelo caminho, mas não desistem de caminhar naquela direção.

Sedento não é aquele que mortifica sua alma na quaresma em busca de um milagre que novamente o torne puro, mas aquele que purifica sua alma na quaresma e faz o tempo comum um milagre; sedentos são aqueles que ainda têm a “roupa de missa”; que não trocam um encontro semanal com o Senhor, que insistem mesmos cansados, a rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria antes de dormir; são aqueles que ainda acreditam na catequese, no crisma, no casamento. Sedento não é o que apenas planta, é o que zela, cuida, monitora, (…) mesmo que veja outro colher.?

Tem uma canção que resume esse sentimento sobre quem conseguirá reconhecer o Senhor ao vê-lo chegar: “(…) Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? Quem tem as mãos limpas, e o coração puro, quem não é vaidoso, e sabe amar…”.

Reflexão Apostólica: 
Cada dia mais, as relações humanas vêm se tornando superficiais, formais; as pessoas se comunicam pela internet, telefone, mas quando a conversa é olho no olho, as palavras somem.

Nesta Palavra de hoje, Jesus deixa-se tocar, Ele vai na ferida de todos que o buscavam, sem medo, sem restrições. Doentes, marginalizados, excluídos, todos queriam chegar perto daquele Homem que não discriminava, mas ao contrário, acolhia a todos dando-lhes a cura e mais que isso, oferecia-lhes a libertação do mal que os retirava da sociedade, pois naquela época os doentes eram vistos como os castigados por Deus, pelos seus pecados ou pecados de seus antepassados.

Jesus mostra que devemos ir para o meio da multidão, tocar as pessoas, mostrar afetuosidade; hoje em dia, nas escolas os professores são proibidos de tocar nos alunos, os chefes não se aproximam de seus funcionários, porque tudo é muito distorcido e para a sociedade que se acostuma cada vez mais com o virtual, o toque muitas vezes é interpretado com malícia.

Se Jesus vivesse nos tempos de hoje, Ele certamente se deixaria ser tocado por prostitutas, travestis, moradores de rua e mais uma vez seria mal interpretado, julgado erroneamente.

Não podemos deixar a frieza limitar nosso comportamento. Precisamos "chegar junto" daquele que sofre, seja com um abraço, com um tapinha nas costas, uma palavra de força, mas sempre utilizando a generosidade de nossos atos para abençoar, curar, perdoar.

O Cristo que é verdadeiro Homem viveu os sentimentos humanos e se compadeceu e Ele que também é verdadeiro Deus, amou com Amor divino, curando a todos que o buscavam com fé.

Que o Senhor nos dê a Graça de ir além das relações superficiais, que nos dê a sensibilidade de se aproximar dos irmãos que necessitam de um toque de Amor.

Propósito: Demonstrar, pela vida, que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.

ANSIEDADE

Assim que a ansiedade toma a sua atenção ela deixa imediatamente de cumprir a sua função. Daquele ponto em diante não existe nenhuma boa razão para manter aquela ansiedade. Ansiedade pode ser até ser útil a fim de lhe fazer consciente que uma ação precisa ser tomada. Tão logo você tenha obtido esta consciência, a ansiedade deixa de servir o seu propósito. 
Uma vez cumprido esse propósito, dê a sua energia a uma ação positiva e não à ansiedade. Assuma o compromisso de corrigir o problema e não se deixe abater pelo mesmo. É até bom que a ansiedade seja usada para chamar a sua atenção. Porém, ela não servirá a nenhum propósito positivo se ela vier a lhe consumir a sua mente de preocupação. 
No momento em que você se sentir sobressaltado pela ansiedade, comece a buscar e a executar um novo e positivo curso de ação. Faça a opção de não se entregar à ansiedade, porque ela já cumpriu o seu propósito em você. Ansiedade jamais pode ser usada para levá-lo para baixo. Use a ansiedade para o seu próprio benefício, deixe que ela lhe traga para um lugar melhor, depois disso, faça a melhor opção: anule a ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário