Seguidores

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Evangelho do dia 21 de fevereiro quarta feira


21 fevereiro - Deus nos visita, mas não desdenha as nossas orações, com as quais lhe suplicamos que nos trate com amor de Pai, dando-nos antes a força da resignação e depois a graça da consolação. (L 224). SÃO JOSÉ MARELLO

Lucas 11,29-32
"Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas"." 

Meditação:

Hoje precisamos, de forma especial, fazer a reflexão do Evangelho, pois enxergaremos o contexto e o Espírito Santo nos conduzirá ao discernimento de como praticar.
A primeira coisa que devemos fazer: aceitar o chamado de Deus e pregar a necessidade de arrependimento e do perdão. Precisamos ser sinal como Jonas foi.

Lucas não identifica quem é que busca um sinal, contudo Mateus (Mt 12,38) e Marcos (Mc 8,11) identificam o grupo de escribas e fariseus. A este grupo Jesus qualifica de geração perversa, o que reaparecerá várias vezes nos evangelhos de Mateus e de Lucas.

Há uma clara rejeição da operação de sinais ou milagres por parte de Jesus. Neste sentido, dois exemplos da tradição do Antigo Testamento são citados.
Diferente do texto paralelo de Mateus, Lucas não aponta a ressurreição de Jesus fazendo alusão aos três dias que Jonas permaneceu dentro do peixe, mas se fixa na pregação e na sabedoria de Jesus. Esse é o sinal que Deus dá àquela geração que buscava a presença de Deus somente no maravilhoso.

Hoje, Jesus nos diz que o sinal que dará à “geração malvada”, de fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração (Lc 11,30).
Da mesma maneira que Jonas deixou que o lançasse pela margem para acalmar a tempestade que ameaçava com afundá-los — e, assim, salvar a vida da tripulação—, do mesmo modo que Jesus permitiu que o lançassem pela margem para acalmar as tempestades do pecado que põem em perigo nossas vidas.

De igual forma que Jonas passou três dias no ventre da baleia antes que esta o vomitara são e salvo a terra, assim Jesus passaria três dias no seio da terra antes de abandonar a tumba (Mt 12,40).
O sinal que Jesus dará aos “malvados” de cada geração é sua morte e ressurreição. Sua morte, aceita livremente, é o sinal do incrível amor de Deus por nós: Jesus deu sua vida para salvar a nossa.

Sua ressurreição de entre os mortos é o sinal de seu divino poder. Trata-se do sinal mais poderoso e comovedor jamais dado.
Jesus é também a sinal de Jonas em outro sentido. Jonas foi um ícone e um meio de conversação. Quando em sua prédicas «Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia inteiro.

Ele dizia: «Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!» (Jon 3,4) adverte aos ninivitas pagãos, estes se convertem, pois todos eles — desde o rei até as crianças e animais— se cobrem com folhas caídas ao chão e cinzas.
No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar.

Aqui está quem é maior do que Jonas.” (Lc 11,32) predicando a conversão a todos nós: Ele o próprio Jesus. Portanto, nossa conversão deveria ser igualmente exaustiva.
«Pois Jonas era um servente», escreve são João Crisóstomo, na pessoa de Jesus Cristo, «mas eu sou o Mestre; e ele foi jogado pela baleia, mas eu ressuscitei dos mortos; e ele proclamava a destruição, mas vim a predicar a Boas Novas e o Reino».

Jesus veio anunciar a conversão, não somente aos judeus, mas também aos pagãos, oferecendo a todos o perdão universal de Deus.
Os contemporâneos de Jesus estão com o coração endurecido diante do chamado de Deus à conversão. Eles possuem um sinal. A não conversão indica a condenação no juízo final. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia» (Mc 1,15).

A pergunta que devemos nos fazer é: — Respondido já com uma profunda conversão como a dos ninivitas e abraçado aquele Evangelho?

Reflexão Apostólica:

O Evangelho nos diz que não é um sinal maravilhoso que leva os homens à conversão, e sim a adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.

Os ninivitas se arrependeram e se converteram com a pregação de Jonas. Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade. Ele é maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu reis pela sua sabedoria.

A quem Jesus chama de geração má? Será que fazemos parte dessa geração? A geração má é aquela que é constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os ensinamentos de Jesus, esperando por alguma coisa que venha a acontecer e que seja visível aos seus olhos e sensível ao toque.
É a geração daqueles (as) que querem um sinal para acreditar, que só vão, vendo, mas que não enxergam o que está um pouco além da mesma vidinha insignificante e sem objetivo do ter, do prazer, do poder, do divertir-se, do amealhar.

Nós achamos que fazemos parte da geração que tem Jesus como sinal, mas mesmo assim muitas vezes necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus.
Jesus nos abre os olhos: Os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas; a rainha do sul (rainha de Sabá) seguiu os conselhos de Salomão, e todos foram salvos. E nós? A quem devemos ouvir para não fazermos parte dessa geração que caminha para o mal?

Faça uma reflexão da sua vida e pense se há alguma mensagem do Evangelho que você não acredita e por isso não tenta viver como Jesus ensinou.
Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? A palavra de Deus lhe basta para que você volte atrás e se arrependa e tenha vida nova? Você sabe que foi assinalado (a) com o selo do Espírito Santo de Deus? Você faz parte da geração boa ou má?

Propósito:
Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.

PEQUENAS DECISÕES
As pequenas  decisões tem uma grande influência na sua vida porque você toma tantas delas, todos os dias, durante todo o curso de um dia. Obviamente que são nas grandes decisões que você foca a sua maior atenção, porque são elas que direcionam a sua vida. Porém, são as pequenas decisões que projetam e implementam  aquela direção. 

As pequenas decisões são tomadas tão rápida e freqüentemente que você não tem sequer tempo para pensar em todas elas. Essa é a razão pela qual a maneira mais eficiente de lidar com pequenas decisões é a de desenvolver hábitos positivos. Em vez de pensar detidamente em cada pequena decisão a ser tomada, “programe” essas decisões no seu comportamento. Em outras palavras: em vez de você ser tentado a sair da sua trilha previamente estabelecida, mantenha-se focado naquilo que realmente importa – faça dessa atitude uma característica natural advinda da sua maneira de ser. 

Faça com que todas importantes pequenas decisões venham trabalhar em seu favor ao transformá-las em sólidos e repetidos hábitos. Invista em hábitos positivos em sua vida e o seu investimento irá continuamente lhe trazer valiosos dividendos a cada novo dia. A cada momento a você é apresentado uma escolha. Crie para você poderosos e positivos hábitos porque assim eles poderão te levar exatamente onde você deseja chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário