Seguidores

segunda-feira, 18 de março de 2024

Evangelho do dia 21 março quinta feira 2024

 

21 março – À semelhança do grande Patriarca São José, se tu tivesses que servir Jesus em trabalhos modestos e inferiores aos de São Pedro, pensa que o humilde Guarda de Jesus está mais alto no Céu do que o grande Apóstolo. (L 248).  São Jose Marello

 


João 8,51-59


"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. Então eles disseram: - Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: "Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca." Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é?
Ele respondeu:- Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda. Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz. - Você não tem nem cinqüenta anos e viu Abraão? - perguntaram eles. - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, "EU SOU"! - respondeu Jesus. Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo."

Meditação:

O capítulo 8 parece uma exposição de obras de arte, onde é possível admirar e contemplar quatros famosos, um ao lado do outro.

O evangelho de hoje nos apresenta um quadro, e um diálogo entre Jesus e os judeus. Não existe muito nexo entre um e outro quadro.

É o expectador que graças à sua observação atenta e orante, consegue descobrir o fio invisível que une os vários quadros, os diálogos. Assim, penetramos o mistério divino que envolve a pessoa de Jesus. Este texto de João é a conclusão, de modo contundente, do conflitante diálogo entre Jesus e os dirigentes judeus. 
Jesus faz uma solene afirmação. Os profetas diziam: Oráculo do Senhor! Jesus diz: “EM verdade, em verdade vos digo!” E a afirmação solene é esta: “Quem guarda a minha palavra, jamais verá a morte!”
Em muitos momentos este mesmo tema aparece e reaparece no evangelho de João. São palavras de grande profundidade. • João 8,52-53: Abraão e os profetas morreram. A reação dos judeus é imediata:
Agora sabemos que está fora de si. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” Eles não entendiam a dimensão da afirmação de Jesus. Diálogo de surdos.
Como sempre, Jesus insiste na mesma tecla: está tão unido ao Pai que nada daquilo que diz e faz é dele. Tudo é do Pai. E ele afirma: “Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus!  No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; e ele o viu e alegrou-se
Estas palavras de Jesus devem ter sido como uma espada que fere a auto-estima dos judeus. Dizer às autoridades religiosas: “Vós não conheceis o Deus que dizeis conhecer. Eu o conheço e vós não o conheceis!”, é como acusá-las de ignorância total, exatamente sobre o tema sobre o qual pensavam serem doutores especialistas.

A palavra final aumenta a medida: “Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; e ele o viu e alegrou-se”.  Não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Pegavam tudo literalmente, mostrando assim que não entendiam nada daquilo que Jesus estava dizendo. 

 Jesus faz uma nova afirmação solene: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, EU SOU”. Para os que acreditam em Jesus, eis que se chega aqui ao coração do mistério da história. Novamente pedras para matar Jesus. Mas nem desta vez conseguiram, porque ainda não tinha chegado a hora.

 Quem determina a hora é o próprio Jesus. Para uma avaliação pessoal • Diálogo de surdos entre Jesus e os judeus. Já fizeste a experiência de falar com uma pessoa que pensa exatamente o contrário de ti e não se dá conta? • Como entender esta frase: “Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; e ele o viu e alegrou-se”?
O conflito de Jesus com seus adversários cresce e se agrava. Os ouvintes de Jesus não entendem sua linguagem. São dois níveis de linguagem que não encontram coincidências.

Jesus fala com uma linguagem profunda, simbólica, transcendente. Seus adversários se movem no nível da linguagem convencional, formal, superficial.
Por isso é impossível que se entendam. Também nós podemos cair no erro de ficarmos no superficial e convencional e não abrir a mente e o coração à linguagem profunda, existencial e sobrenatural de Jesus.
Trata-se de reconhecer que Jesus não é um líder a mais na história, mas a figura visível do mesmo Deus Pai. Portanto, para compreendê-lo temos que contemplá-lo como rosto de Deus.

Ele se revela para nos abrir caminho para a vida plena, a paz e a comunhão com ele. De alguma maneira, nós também somos chamados a viver essa profunda experiência de comunhão vital com Deus para mostrar seu rosto à humanidade.
A missão evangelizadora, portanto, não consiste em elaborar e pronunciar discursos a respeito de Deus, mas de mostrar nas atitudes humanas a ação salvadora e libertadora de Deus.

Reflexão Apostólica: 
Se existia alguma coisa ou frase que irritava aos doutores da lei era dizer “EU SOU”. Parece uma frase simples, mas era uma declaração, na visão deles, herética, ou seja, uma mentira mortal.
Era mortal, pois esta era a frase que Deus sempre usava ao aparecer aos patriarcas. Dizer, portanto, “EU SOU” era dizer que era Deus. Oh rapaz peitudo esse Jesus de Nazaré!

Adoro ver aqueles debates em que as pessoas ficam batendo numa tecla só para tentar “mostrar serviço” ou conhecimento.
Aqueles debates que começam assim: “Segundo a corrente filosófica tal não podemos contextualizar essa forma assim, mas conforme a visão da linguagem neuro linguística, a percepção de mundo pode ser alterada(…) risos! Entendeu? Nem eu!
Note a situação: Alguém pergunta nossa religião ai respondemos – “EU SOU CATÓLICO”! Lembre que dizer “eu sou” é dizer ESTAR COM DEUS, é atestar que Ele anda comigo, que eu o sigo; que comungo dessa opção que fiz e como Abraão, eu também tenho uma aliança de amor com Ele.
Vejam a primeira leitura de hoje: “(…) naqueles dias: Abrão prostrou-se com o rosto por terra. E Deus lhe disse: ‘Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. ESTABELECEREI MINHA ALIANÇA ENTRE MIM E TI E TEUS DESCENDENTES PARA SEMPRE; UMA ALIANÇA ETERNA, PARA QUE EU SEJA TEU DEUS E O DEUS DE TEUS DESCENDENTES”. (Gn 17, 3-7)
Temos então um choque… quem nunca ouviu: “Eu sou católico, mas não vou à missa, pois posso rezar em casa”! “Sou católico, mas não praticante”; “Eu sou católico, mas não concordo com isso e isso (…)?
Somos humanos! Discordar faz parte da nossa natureza humana, mas às vezes nossas discordâncias são mais confusas que o próprio texto que citei. Você consegue entender por que agimos assim?
Muitas vezes, por necessidade, pagamos (consultas, cursos, palestras) para que pessoas nos digam o que já sabemos! Não é estranho?
Psicólogos, analistas, terapeutas, (…) empenham-se nos estudos pra no fim dizer o que muitas vezes sabemos e não queremos ouvir.
Temos problemas, sabemos o motivo, causa e conseqüência, mas não conseguimos resolver. Pagamos pessoas para nos ensinar a dizer: EU SOU feliz; EU SOU uma pessoa que precisa mudar; EU SOU forte…
Não esqueçamos o peso da frase EU SOU

Creio que há naus de 2022 anos, Jesus, ao ver o coração do povo vazio e sedento por uma resposta de conforto, dizia: “(…) Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca”; (…) Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará (Jo 8, 32); “(…) Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei " (Mt 11, 28).
Jesus era o único especialista, nesse tratamento, que atendia pelo SUS, no entanto, mesmo gratuito e de qualidade, o povo se recusava ouvir ou esperar.
Acredite nisso e professe: “EU SOU filho adotivo de Deus”!
Apodere-se disso nesse momento e veja o poder dessas palavras! Observe como “EU SOU” soa diferente! Quando estamos com problemas, angustiados, sem esperanças ou horizontes, poderíamos dizer mais vezes isso e também ler com mais atenção a “apólice” da aliança.
Devemos aprender a ter atitudes pró-ativas e dentre elas, definir no que acredito, em quem busco meu refúgio e a solução para minhas angústias e como já afirmei anteriormente, o duro é que a gente sabe quem é que nunca nos abandona, mas somos temerosos em afirmar isso, principalmente em público!
Creia em Deus, pois Ele nunca deixou de crer em você!
Comece hoje: EU SOU uma nova criatura quando estou perto de Deus! Descobri e reconheço que o Ele me ama!

Propósito: Ter a Palavra de Deus como ensinamento para do dia a dia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário