Seguidores

domingo, 17 de março de 2024

EVANGELHO DO DIA 19 MARÇO TERÇA FEIRA 2024

 

São José.

19 MARÇO - No dia do nosso grande Patriarca, rezemos para que, começando a exaltá-lo em nosso coração, nos tornemos dignos de vê-lo exaltado por toda a Cristandade. (L 62). SÃO JOSE MARELLO

 

Mateus 1,16.18-21.24a (ou São Lucas 2,41-51a)

 "Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado."

 

Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 2,41-51a

 "Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: 'Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura'. Jesus respondeu: 'Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?' Eles, porém, não compreenderam as Palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente."

 Meditação:

Enquanto no evangelho de Lucas o anúncio do anjo é feito a Maria, no evangelho de Mateus este anúncio é feito a José. A narrativa de Mateus, com caráter teológico, se fosse interpretada historicamente, levaria à tristeza ao pensar-se nas dúvidas e sofrimentos de José.
Mateus apresenta José como que tendo uma ascendência genealógica remontando a Davi. Por outro lado, os três evangelistas sinóticos, Marcos, Lucas, e o próprio Mateus (13,53-58), mencionam que Jesus foi desprezado em sua própria terra de origem por ter uma origem humilde, o que não condiz com aquela origem davídica, a qual lhe teria proporcionado prestígio.
José, de estirpe davídica conforme a genealogia, tinha Maria em promessa de casamento. Dela, que está fora da genealogia, nascerá Jesus, virginalmente. José, um justo, representa os judeus sinceros.

Maria representa a novidade de Jesus nas comunidades cristãs. Porém, o novo que surge escapa à compreensão de José. Para não a denunciar, resolve romper o vínculo que os unia. Contudo, iluminado pelo anjo, percebe que se trata de obra de Deus e resolve acolhê-la.

Lucas, no início de seu evangelho, com as narrativas de infância, apresenta a presença de Jesus em Jerusalém e, no fim, após a ressurreição, apresenta a recomendação da permanência dos discípulos em Jerusalém (Lc 24,49-52).

Sua intenção teológica é apresentar o cristianismo como um novo Israel, que se irradia a partir da velha Jerusalém. Os demais evangelistas apresentam a Galiléia, e não Jerusalém, como o centro da retomada da missão depois da ressurreição.

Nesta cena do menino Jesus entre os doutores do Templo, vemos a autonomia de Jesus em relação a seus pais e a sua ascendência no tocante aos mestres do Templo. Acima da paternidade de José e da sabedoria dos mestres está a paternidade e a sabedoria do Pai celestial. 

A mensagem teológica de Mateus é que os judeus devem aceitar as novas comunidades cristãs, vendo nelas a obra de Deus.
A Sagrada Família, José, Maria, e Jesus, em sua humildade e simplicidade corresponde ao projeto de Deus de "exaltar os humildes e depor os poderosos de seus tronos", conforme proclamado por Maria (Lc 1,52).

Mateus, em sua narrativa, parece apresentar José como representante dos israelitas sinceros, e Maria como as novas comunidades surgidas em torno de Jesus, sugerindo que estes israelitas acolham estas novas comunidades, unindo-se a elas.

Reflexão Apostólica:

Assim como São José, temos que nos colocar nas mãos de Deus, para que Suas promessas sejam cumpridas na nossa vida e na de muitos. Também nós sejamos testemunhas da fidelidade de Deus, retribuindo a ela por uma vida santa, agradável a Ele, reconhecendo-O como nosso Pai, como nosso rochedo, firmes na aliança de amor que selou conosco por meio de Seu Filho, encarnado no ventre de Maria.
Para que, a exemplo do pai adotivo de Jesus, correspondamos aos planos do Altíssimo, tenhamos uma fé semelhante a sua, pois, é ela que nos leva a uma vida justa como a dele. Foi pela fé que o esposo de Maria se tornou, em Cristo, pai de muitos povos, sendo reconhecido como padroeiro universal da Igreja. Cultivando uma fé assim, animados pelo seu testemunho, geraremos muitos filhos para Deus.
 Aprendamos com São José a esperar contra toda a humana esperança, confiando plenamente no Senhor, expressando esta nossa esperança sobrenatural com verdadeiras atitudes de fé, que nos garantam, assim como ele, tomarmos posse da herança eterna que nos está reservada.
O marido da Virgem Santíssima, o justo José, nos ensina a estarmos atentos à voz de Deus e a deixarmos que Ele reoriente a nossa vida de acordo com a Sua santa e soberana vontade, de modo que acolhamos a salvação e permitamos que ela alcance a muitos. Como José, o filho de Davi, obedeçamos prontamente a Deus, sem demora, fazendo tudo conforme Ele nos manda.
Peçamos a Jesus a disponibilidade, a fé e a obediência de seu pai, São José. Busquemos o auxílio de Nossa Senhora, para que ela nos ajude a sermos íntimos de seu castíssimo esposo, de modo que também desfrutemos da sua amizade e proteção.
Lembremos de que a fé e a obediência testemunhadas por José são frutos de uma vida de intimidade com o Senhor. Sigamos o modelo de vida do pai de Jesus e seremos, como ele, um canal de bênçãos para todos, sendo plenamente recompensados pelo nosso Pai do Céu. 

 Oração: Pai, teu Filho encarnou-se para salvar a humanidade e reconduzi-la à comunhão contigo. Torna-me solícito para acolher o caminho da salvação aberto por ele. Ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. "Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com as vossas orações junto do vosso Filho; tornai-nos também propícia a Virgem vossa Esposa, que é a Mãe d’Aquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim! Amem!"

 Propósito: Procurar ver tudo, hoje, com olhar de fé e disponibilidade a Deus. 

  

Oração a São José pelas famílias


São José, protetor da família de Nazaré e de nossas famílias,

ensina-nos a nos relacionar, respeitar, falar, trabalhar e amar,

como ensinaste a Jesus no lar de Nazaré.

Peço-te especialmente por estas famílias: (........).

Abençoa a todas as pessoas destas famílias

e alcança-nos a graça de cumprir o Projeto de Deus,
como a Família de Nazaré. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário