Seguidores

terça-feira, 18 de maio de 2021

EVANGELHO DO DIA 22 DE MAIO - SÁBADO 2021 - SANTA RITA DE CÁSSIA

 Santa Rita de Cássia

Religiosa

 

Observando de perto, sem exagero de lenda, percebe-se o rosto humaníssimo da mulher que não passou indiferente diante da tragédia da dor e da miséria material, moral e social. Sua história terrena poderia ser tanto de ontem, como de hoje. Ela nasceu em 1381, num canto remoto da Úmbria, em Roccaporena. Crescida no temor de Deus junto aos seus velhos pais, respeitou-Ihes tanto a autoridade a ponto de sacrificar o propósito de fechar-se no convento e aceitou unir-se em matrimônio com um jovem violento e irrequieto, Paulo de Ferdinando. As biografias da santa nos pintam uma cena familiar não incomum: mulher doce, atenta a não ferir a suscetibilidade do marido, de cujas maldades está consciente, e sofre e reza em silêncio.

 

Sua bondade conseguiu, por fim, abrir uma brecha no coração de Paulo, que mudou de vida e de costumes, sem, todavia, conseguir fazer com que seus inimigos esquecessem os velhos rancores acumulados. Uma tarde foi encontrado morto na beira de uma estrada. Os dois filhos, já bastante crescidos, juraram vingar o pai. Quando Rita percebeu a inutilidade de seus próprios esforços para dissuadi-los, encontrou a coragem de pedir a Deus que chamasse ambos a si, antes que se manchassem com o homicídio. Sua oração, humanamente incompreensível, foi ouvida. Sem marido e sem filhos, Rita então pôde bater à porta do convento das agostinianas de Cássia. Seu pedido não foi aceito.

 

Voltando ao seu solitário lar, suplicou incessantemente aos seus três santos protetores, são João Batista, santo Agostinho e são Nicolau de Tolentino, e numa noite deu-se o prodígio. Os três santos apareceram-lhe e convidaram-na a segui-los. Arrombaram a porta do convento, bem protegida por correntes, e levaram-na bem ao meio do coro, onde as freiras recitavam as orações da manhã. Rita pôde assim vestir o hábito das agostinianas, realizando o antigo desejo de se dedicar totalmente a Deus, voltando-se à penitência, à oração e ao amor de Cristo crucificado, que a associou visivelmente à sua paixão, imprimindo-lhe na testa um espinho.

 

Esse estigma milagroso, recebido durante um êxtase, marcou-lhe o rosto com dolorosíssima chaga purulenta até a morte, isto é, durante 14 anos. A fama de sua santidade ultrapassou os muros do rigoroso convento de Cássia. As orações de Rita obtiveram prodigiosas curas e conversões. Para ela mesma nada pediu a não ser o vestir as dores que aliviavam o próximo. Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.

22 MAIO - Fiquemos tranquilos: o Senhor tem seus olhos abertos sobre nós e a nossa Mãe Maria Imaculada está sempre pronta para vir ao nosso encontro na hora do perigo. (S 353). São Jose Marello

 

EVANGELHO DO DIA:

Leitura do santo Evangelho segundo São João 21,20-25

"Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele. Este era o mesmo que estava ao lado de Jesus durante o jantar da Páscoa e que havia chegado para mais perto dele e perguntado: "Senhor, quem é o traidor?" Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: 
- O que diz, Senhor, a respeito deste aqui? 
Jesus respondeu: 
- Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso? Venha comigo! 
Então se espalhou entre os seguidores de Jesus a notícia de que aquele discípulo não ia morrer. Mas Jesus não disse isso. Ele apenas disse: "Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso?" 
Este é o discípulo que falou destas coisas e as escreveu. E nós sabemos que o que ele disse é verdade. 
Final 
Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.

Meditação:

 

Existem muitas coisas que ainda não conhecemos da parte do Deus vivo e único, visto que não foram escritas todos os relatos pelos discípulos que foram as maiores testemunhas do Senhor Jesus Cristo na terra, escritas essas de pessoas que foram testemunhas pessoais e oculares do Senhor Jesus Cristo que se fez carne para trazer a mensagem do evangelho.

Este texto do apêndice conclusivo do evangelho de João é composto de duas partes: o diálogo entre Pedro e Jesus, sobre o discípulo que Jesus mais amava (vv. 20-23) e a conclusão geral do autor (vv. 24-25). 

Para suscitar a fé do leitor, o autor declara ser verdadeira testemunha de todas as coisas narradas. E encerra, com uma frase com exagero retórico helenístico, afirmando que Jesus fez ainda muitas outras coisas, que o mundo não poderia conter os livros que as narrariam. 

Pedro queria saber de Jesus o que iria acontecer a João. Jesus, porém, dizia: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” Para cada um de nós o Senhor tem um desígnio. 

A nossa história é diferente da de todo o mundo, nós somos únicos e temos um chamado pessoal. Ao invés de nos preocuparmos com o que será do outro nós deveríamos estar atentos à voz de Jesus que nos diz, pessoalmente, 

Venha comigo!” Importa que permaneçamos quietos e abandonados às sugestões do Espírito que perscruta o nosso coração e sabe precisamente do que nós necessitamos. 

 A idéia de superioridade e domínio no exercício do pastoreio é absolutamente contrária ao ensino e atitude de Jesus, que considera todos os seus discípulos como amigos e irmãos. O verdadeiro pastor é aquele que segue a Jesus, colocando-se a serviço da comunidade e sendo capaz de amá-la até o fim, dando por ela até a própria vida.

A segunda conclusão do evangelho salienta novamente o tema do testemunho. O Evangelho não é ensinamento de doutrina, nem exposição de verdades ou sistemas, nem conjunto de fórmulas jurídicas, às quais todos deveriam se ajustar. Evangelho é o testemunho de uma comunidade que se transforma cada vez mais ao seguir Jesus na experiência do amor.

Por que nos preocupamos com a caminhada dos outros? Por que não aceitamos a nossa missão sem deixar de fiscalizar a missão das outras pessoas? você está seguro (a) de que tem feito o que lhe cabe? Como você vê as outras pessoas que não estão fazendo igual a você? Você se acha superior a elas?

 

Reflexão Apostólica:

Pensar conhecer sobre muito da vida de Jesus e sobre Deus é uma tola presunção; por mais que conheçamos, nunca saberemos o bastante.

 

Falta-nos humildade para podermos compreender pelo menos a mensagem que foi revelada a nós e que se encontram na Sagrada Escritura.

 

Acredito que o propósito de Deus não é que saibamos de todas as coisas feitas por Jesus, mas crer em seu infinito poder, que pode ser alcançado por nós por meio da fé e da oração. 

João  conclui o seu Evangelho, e se identifica com "o discípulo que Jesus mais amava",  afirmando que Jesus fez muitas outras coisas, quer dizer, muitos outros milagres, que não estão escritos nos evangelhos.  

João garante que tudo que ele escreveu é verdade. Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho.  O que não quer dizer, de jeito algum, que nos outros evangelhos exista alguma sombra de dúvida  por parte de seus autores. 

João aqui não está dizendo que os demais evangelistas não são verdadeiros. Ele só afirma que, o que escreveu é expressão da pura verdade.  O que deve ser a característica de todo bom cristão. O cristão não pode faltar com a verdade em hipóteses alguma, nem prometer uma coisa que ele não pode cumprir. 

Certa vez, eu estava participando de uma reunião de Equipe de trabalho da pastoral familiar, quando o Coordenador que se fazia passar por grande entendedor da Sagrada Escritura, falou-nos de uma tal mentira santa.  

Segundo ele, mentir é errado, é pecado, mas existem casos em que se poderia mentir, para não causar um mal maior, e esta seria uma mentira santa. Eu até concordei com ela, porém em parte. 

Só para exemplificar, disse ela, imaginemos uma senhora com certas complicações vasculhares somadas a uma insuficiência  cardíaca e ao processo de envelhecimento bem  adiantado. Estando internada, recebia todo dia  a visita dos familiares, principalmente do seu querido netinho. 

Chegou a sexta-feira e o garoto  não chegava. Ela não parava de olhar o relógio na parede, e de perguntar pelo menino.  

Disseram-lhe que o seu querido neto estava fazendo um trabalho muito importante na casa de um amiguinho, pois era para nota e que ele estava muito mal naquela tal matéria e coisa e tal.  Na verdade verdadeira, o querido netinho estava na U.T.I.  entre a vida e a morte pois naquela manhã tinha sido atropelado por um ônibus, e se a verdade lhe fosse revelada, ela poderia ter um  enfarto fulminante.  

Que você acha? Sinceramente eu gostaria muito de saber a sua opinião.  Concorda com essa mentira santa?  Eu até concordei. Coitada daquela senhora! 

Só fiquei pensando, que mentira santa teriam de inventar no outro dia, e se o menino viesse a morrer? Percebeu que é o tipo da coisa polêmica?  

É complicado quando queremos resolver um mal com outro mal maior ou do mesmo tamanho.  Para quem está acostumado a mentir, isso seria a coisa mais natural desse mundo.  

Bem. Poderíamos aqui analisar outros tipos de mentiras que se justificariam como mentira santa. O problema é o exagero, o acostumar-se neste expediente, ou coisa parecida.  Vou parar por aqui, e deixo a conclusão com você.

 

Oração: Pai, como o discípulo amado, desejo estar perto de Jesus e ser amado por ele. Seja o testemunho deste amor suficientemente forte para atrair muitos outros discípulos para ele.

Propósito:  Ser testemunha do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário