Seguidores

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Evangelho do dia 07 de maio sexta feira 2021

 07 MAIO - Devemos olhar sempre para Maria, e ficar constantemente com Ela. (S 188). São Jose Marello

 João 15,12-17

"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros."  

Meditação:

Este texto aparece como corolário do convite de Jesus a permanecer unidos entre si e a Ele no amor e em obras (cumprindo os mandamentos do Pai). Jesus acerta em uma espécie de síntese essencial de todo o projeto de Deus para a humanidade: amai-vos entre vós como eu vos tenho amado. Nada do que podemos dizer sobre o querer de Deus fica fora do mandamento novo de Jesus.

Buscar a paz, trabalhar com outros e com outras que se sintam convidados a transformar a realidade injusta, cuidar e defender a ecologia, a vida ameaçada, etc. nenhum desses compromissos é alheio à proposta de amor radical de Jesus: “como eu vos tenho amado”, ou seja, até o fim, sem medida, com a vida, com as entranhas. Jesus diferencia entre ser amigo e ser servo, o servo não escolhe, obedece.

O amigo é servidor, aceita um convite livremente, opta e assume um estilo de vida, entra em intimidade com quem o chama e essa identificação produz frutos que brotam do amor mutuo. Responder ao convite-exigência de Jesus é condição para sustentar nossa amizade com Ele.

O evangelho reafirma novamente o mandamento do amor. O fundamento do amor entre os discípulos é que antes foram amados por Jesus. O amor do Mestre a seus discípulos gera uma relação diferente entre eles: já não são servos ou escravos, mas verdadeiros amigos. E a amizade consiste em Jesus lhes ter revelado tudo o que o Pai lhe encomendara.

 

Ele escolheu e chamou seus discípulos para que transmitissem uma nova vida fundada no amor oblativo, que se entrega como oferenda plena aos outros. Esta nova vida emana da cruz de Jesus.

 

A cruz recebe um novo sentido, uma nova dimensão: é a máxima expressão do amor de Deus à humanidade e do “amor até o extremo” de Jesus aos seus.

Jesus ensina e realiza sinais mediante os quais o ouvinte pode, imediatamente, ver e ser consciente de sua própria imagem e, desse modo, gerar a consciência necessária para que surja espontaneamente a necessidade de se rebelar contra um modelo social injusto e comece a buscar a forma de organização que convém ao ser humano: a organização fraterna, igualitária e justa.

Essa é a finalidade do projeto de Jesus: homens e mulheres que se empenhem juntos na tarefa de construir um modelo de sociedade novo e também um novo modelo eclesial, onde todos tenhamos lugar. Esse modelo de sociedade somente é possível se embasado no amor, tal como nos diz hoje o evangelho.

Somente se nos amarmos conseguiremos experimentar profundamente o gozo de sermos amigos de Jesus; ele é nosso amigo, quer o melhor para nós; não nos olha como servos, porque já disse: “o servo não sabe o que faz seu senhor”; ele nos chama de amigos, considera-nos como seus amigos e está disposto a empreender em nós e conosco a luta por uma sociedade melhor.

 

Reflexão Apostólica:

Há uma palavra que nos liberta de todos os fardos, dores da vida e nos faz atingir o vínculo da perfeição. Essa palavra é amor. João na primeira carta diz que Deus é amor.

Além de tudo, o mais que Deus seja e, além do mais que Ele tenha feito, esteja a fazer ou venha a fazer – tudo é uma manifestação do Seu amor. Este amor é tão reconfortante como é difícil de compreender.

O amor de Deus excede em muito aquilo que os seres humanos rotulam normalmente como amor, o qual é, por vezes, um mero sentimento superficial ou uma paixão louca temporária, esta tantas vezes misturada de egoísmo e cobiça. Deus não Se limita a ter amor ou a demonstrar amor. Ele é amor.

O amor de Deus pela humanidade tem-se revelado de numerosas maneiras, sendo a maior de toda a Cruz. Como seguidores de Jesus, correspondemos ao Seu amor amando os outros, como Cristo nos amou a nós.

No Evangelho de João, Jesus não manda amar a Deus. Seu mandamento é que permaneçamos no amor. É amar o amor, e Deus é amor. O maior amor está em dar a vida por seus amigos, estar totalmente a seu serviço, a exemplo de Jesus.

Somos escolhidos para dar frutos que permaneçam para sempre. O fruto é a prática do amor mútuo originando as comunidades. A vida sem amor é um tipo sub-humano de existência.

Precisamos do amor dos pais. Precisamos do amor da família e dos amigos. Precisamos pertencer a uma comunidade que ama.

Contudo, assim como precisamos receber amor, também precisamos dar amor. Não somos verdadeiramente humanos se não conseguirmos amar.

Sejamos, porém claros: O verdadeiro amor não tem origem em nós. A capacidade de amar é criada em nós pelo nosso Criador na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. É ele que nos convida a amarmo-nos uns aos outros.

Assim, celebrar a Eucaristia é assumir o compromisso de viver a fraternidade não apenas verbalmente, mas de fato. Assim como Jesus se entrega por nós, que nossa vida seja toda ela vivida na doação e no serviço em favor dos irmãos e irmãs, especialmente daqueles que mais sofrem. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.

A passagem do evangelho termina reafirmando o mandamento do amor. Sem amor, a mensagem de Jesus fica vazia.

 

Somente o amor até o extremo pode garantir a fecundidade da comunidade discipular. Se houver verdadeiro amor, serão bem-vindos os conflitos, as perseguições e os ataques de toda espécie. Mas se faltar o amor, facilmente se cairá ante a primeira dificuldade.

Propósito:

Pai, seja o amor de Jesus minha única fonte de inspiração para pôr em prática o mandamento do amor mútuo. Que eu me esforce por amar, como tu amas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário