Seguidores

terça-feira, 18 de maio de 2021

Evangelho do dia 21 de maio sexta feira 2021

 21 maio - Do Céu, onde está sentada como Rainha, Maria Santíssima nos olha sempre com imenso e suave afeto, tremendo e suspirando por nós; e, como Mãe cheia de ternura, a todos nos escuta para nos introduzir no lindo Paraíso. (L 209).São Jose Marello

 

EVANGELHO DO DIA

João 21,15-19

"Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Cuida dos meus cordeiros". E disse-lhe, pela segunda vez: "Simão... tu me amas?". Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta minhas ovelhas". Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão... tu me amas?" Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo". Jesus disse-lhe: "Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir". (Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus.) E acrescentou: "Segue-me"."  

Meditação: 

Neste capítulo 21 do evangelho de João temos um registro da retomada da missão dos discípulos na Galiléia. Os evangelhos de Marcos e Mateus também registram este retorno à Galiléia. É apenas o evangelho de Lucas que menciona a permanência dos discípulos em Jerusalém, em vez deste retorno.

No diálogo entre Jesus e Pedro, que ocorre após a pesca milagrosa no mar da Galiléia, temos o resgate da imagem de Pedro, ao qual se atribuiu uma tríplice negação de seu vínculo com Jesus, por ocasião de sua prisão.

A insistente pergunta de Jesus a Pedro, “Tu me amas?”, tem como intenção ver até que ponto o discípulo será capaz de se entregar por inteiro à missão que lhe será confiada.

 

Pedro é confirmado como pastor, líder por natureza, ainda que às vezes se equivoque. A comunidade reconhece nele a liderança necessária para desempenhar bem a missão.

A tripla negação contrasta com a tripla afirmação e adesão de amor de Pedro para com o Mestre. São respostas que afirmam, dão segurança, atestam a adesão a Jesus e a seu projeto do Reino. Assim, Pedro é confirmado como o pastor das ovelhas a ocupar o lugar de Jesus.

Não há dúvida de que as comunidades cristãs reconheciam Pedro como seu pastor e animador (Jo 6,68s; 20,1-9), apesar de seus erros.

 

Contudo, a comunidade de João, conhecendo a ambição inicial de Pedro de ser o primeiro em termos de poder e de hierarquia (Jo 13,6.37;18,8-11), põe condições para aceitá-lo, condições que continuam vigorando para todos os que aspiram a ser animadores de uma comunidade cristã.

 

A primeira é o serviço, lição bem aprendida por Pedro no lava-pés feito por Jesus. A segunda é o amor, três vezes ratificado por Jesus no evangelho de hoje, e que guarda estreita relação com a tríplice negação de Pedro.

 

Com suas respostas, Pedro convence todos sobre a sinceridade de seu amor por Jesus. Este lhe pede que o demonstre, apascentando (servindo e amando) seus cordeiros e suas ovelhas.

 

“Os cordeiros” designam os pequenos, enquanto que “as ovelhas”, os grandes; uma maneira de dizer que deve servir e amar a totalidade do rebanho, sem discriminações nem exclusões.

 

O trecho da juventude para a velhice simboliza a opção de Pedro por uma vida nova; e a expressão “estenderás as mãos” prediz sua morte na cruz.

Nós, como discípulos de Jesus, temos a tarefa de dar continuidade à missão que um dia Jesus e seus seguidores iniciaram.

Que nossa vida seja um testemunho de vida cristã, dar um sim à vida de toda a humanidade. O Senhor nos convida a segui-lo e isto implica chegar até a cruz, não porque buscamos a morte, mas porque existem no mundo pessoas que não querem vida digna para os pequenos e passam a ser perseguidores.

 

Reflexão Apostólica:

Nesta passagem de João, podemos perceber a reabilitação da autoridade de Pedro. A tripla pergunta de Jesus e a tripla resposta de Pedro mostram uma contrapartida simbólica de sua tripla negação.

Seu arrependimento está implícito na insistência em que ama a Jesus e na angustia que lhe produz a tríplice pergunta. A intenção direta da tríplice pergunta e resposta não é mostrar que Jesus duvida de Pedro, mas que Pedro ama Jesus profundamente. A sua morte será a prova da sinceridade de sua tríplice profissão de amor a Jesus, pois “Não há maior amor..."

O mandamento de apascentar o rebanho inclui duas atividades do apostolado de Pedro: a direção da Igreja primitiva de Jerusalém e a pregação missionária.

O evangelista não insiste na posição superior do pastor, mas sim no conhecimento que o une com as ovelhas e em sua entrega total ao rebanho até dar a vida por ele.

Jesus é o bom pastor ao qual o Pai deu o rebanho, Pedro deve cuidar dele; é uma referencia às relações de Pedro com a igreja no seu conjunto e não às relações de Pedro com os demais discípulos no terreno da autoridade.

 

Como vimos, Jesus não queria deixar dúvidas no coração de Pedro, por isso, o interpelou três vezes como que para confirmar a sua misericórdia para com ele que o negara também três vezes. “Tu me ama mais do que estes?”

 

Jesus tinha consciência do amor de Pedro, porém queria que ele também se conscientizasse de que apesar das suas faltas, o amor e a misericórdia de Deus são infinitos. Por detrás dos acontecimentos da nossa vida, a certeza do amor de Deus por nós fará toda a diferença.

 

A medida do amor de Deus é a medida da nossa abertura a este amor. Deus nos ama sempre e muito, porém o sentir o Seu amor está na nossa capacidade para acolhê-lo. E até o nosso amor por Deus é o resultado do Seu amor agindo dentro do nosso coração.

O amor que nós damos a Deus vem do amor que Ele tem por nós. O amar mais que os outros é efeito do Seu grande amor por nós. Mas este amor de Deus não pode ficar recluso!

 

Ele tem que transbordar, por isso, Jesus recomendou a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”! É este o pedido do Senhor.

Apascentar é levar a paz, é dar testemunho com atos concretos de que realmente o amor de Deus em nós tem o poder de nos deixar serenos (as) e firmes apesar de todas as intempéries.

Somos chamados a amar assim!

 

Você ama com o amor de Deus? Você ama a Jesus mais do que os outros? Como você pode garantir isso? Deus o (a) ama mais do que às outras pessoas? Você se sente julgado (a) pelas pessoas?

 

Propósito:

Pai, torna cada vez mais consistente meu amor a teu Filho Jesus, e confirma minha condição de discípulo que deseja dar testemunho autêntico de sua fé.

 

Reflexão:
“A esperança é a última que morre.”
Ter esperança significa lutar com perseverança, esforço e coragem.
Acredite na própria capacidade, dedique-se com afinco às suas atividades e confie em Deus.
Esforce-se e lute por tudo o que deseja alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário