Seguidores

domingo, 5 de abril de 2020

EVANGELHO DO DIA 11 DE ABRIL SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL



11 abril - Aniversário da aprovação da Congregação pela Santa Sé (1909).
Peçamos com insistência Àquele que, segundo os seus planos, dará incremento às obras de seus ministros. (L 29). SÃO JOSE MARELLO


Jesus ressuscitou como disse - Mt 28,1-10

Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. [...] Então o anjo falou às mulheres: “Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis’. É o que tenho a vos dizer”. [...].

Meditação

A experiência que nos comunica o Evangelho (Mt 28,1-10) se realiza ao largo de nossa vida: após um momento de grande fervor e concentração, nossos ânimos se dispersam nas mil tarefas cotidianas. Nós nos apegamos tanto ao imediato que esquecemos o grande horizonte que representa a aurora do ressuscitado. Inclusive não faltam os momentos que nos deixamos envolver pelo cansaço, o sem sentido, e pensamos em Jesus de Nazaré só como figura insigne de um passado remoto... Porém, a graça e a força do ressuscitado consistem precisamente em fazer presente, em cada momento de nossa existência, a vida e a obra de uma pessoa que a história nunca poderá esquecer. Logo após termos sido tocados por Jesus de Nazaré nossa vida não pode mais ser a mesma.

A intenção das mulheres de embalsamar a Jesus, foi deixada de lado por outro acontecimento. Pensaram em tudo, menos naquilo que aconteceu. Elas ficaram paradas na hora da morte de Jesus; mas ele ressuscitou. Já não têm o que fazer ali e como ainda não têm fé, não conseguem compreender a ação de Deus e ficaram assustadas. Mas a mensagem dos homens vestidos de branco as orienta em outra direção: não é possível buscar a Jesus entre os mortos porque ele está vivo. A presença das mulheres no Calvário e durante a sepultura põe em destaque a ausência dos discípulos, que fugiram diante do perigo, enquanto as mulheres estavam ali. O Pai não abandonou o seu Filho na morte, antes o ressuscitou para a nova vida e o recebeu em sua glória. O anúncio recebido pelas mulheres ao ver o túmulo vazio de que Cristo havia ressuscitado por Deus, é o mesmo que nós, cristãos, recebemos em todos os tempos. Jesus oculto aos olhos dos homens, vive gloriosamente com Deus, seu Pai, e está perto daqueles que crêem nele.

Durante toda a semana viemos nos preparando de uma maneira especial para a Páscoa do Senhor nesta noite pascal. O Sábado Santo é dia de recolhimento: não há culto mas oração silenciosa A grande celebração de hoje já tem em mira a Ressurreição, a Páscoa; é sua preparação.

Celebramos hoje a vigília pascal, que é a vigília mais solene e a mãe de todas as liturgias do ano. Os textos escolhidos para esta vigília são textos fundamentais da História do Povo de Deus, tanto na Bíblia Hebraica como na Bíblia Cristã.É um dia de oração junto ao túmulo à espera da Ressurreição. É dia de reflexão e silêncio. Preparemo-nos para ela e participemos dela conhecendo o conteúdo profundo do que hoje é essa celebração. Chegada a noite, todo nosso dia de sábado terá sido assim um caminho de silêncio, passado na fé e na espera. Os apóstolos, em seu primeiro sábado, estavam decepcionados, tristes e desalentados. Nós, iluminados pela Ressurreição em que já acreditamos, passamo-lo em silêncio, em vigília diurna. Sem celebração externa.

Os símbolos da Vigília Pascal: O fogo, sinal da presença de Deus na história em suas manifestações de salvação; a luz, símbolo da vida (representa a presença de Cristo que é vida oferecida ao homem) e a água que também é símbolo da vida que é comunicada ao cristão quando ele renasce no Batismo para um mundo novo, nos dão a possibilidade de renovar nosso propósito, e de acender o círio de nossas esperanças, de modo que as celebrações anuais não se convertam num incessante “girar em torno de si” que nos deixa tontos com seu monótono movimento, sem uma ocasião de novidade, de graça e gratuidade.

A liturgia esta noite medita sobre a ressurreição de Jesus, tendo como pano de fundo a Criação do mundo e o Êxodo do Povo de Deus em sua fase final, quando atravessam o mar e o faraó com seus exércitos afundam nas águas profundas do Mar Vermelho. Paulo faz uma reflexão sobre nossa morte e vida à luz da morte e ressurreição de Jesus. Nesta noite santa de Glória, fazemos a experiência de toda a História da Salvação, partindo da Criação do mundo, passando pelo Êxodo e chegando à Ressurreição de Jesus. Este é o momento da alegria efusiva, é a noite esperada, é a mãe de todas as vigílias. É o momento da luz, da proclamação, da recordação da história da salvação, do anúncio da ressurreição e da renovação das promessas do batismo; é a Vigília Pascal

O mistério pascal de Cristo nos convida a tornar realidade a vida nova que Jesus de Nazaré nos propôs com sua própria vida, para que todos os homens passem da escravidão à liberdade, do temor à segurança, das trevas à luz, com a segurança de que aquele que definitivamente venceu a morte, nos acompanha no trabalho de, a cada dia, tornar o mundo mais humano, bem melhor.

Hoje nasce o homem novo, a nova humanidade redimida, com todo o esplendor e beleza com que saiu das mãos do Criador. Ao confessarmos Cristo ressuscitado não dizemos apenas que o túmulo ficou vazio, mas que Ele vive para nos dar vida.

Nós somos novas criaturas porque Deus nos fez. Infelizmente não temos arraigada em nós essa realidade. Nós lutamos, desejamos ser novas criaturas, mas nos esquecemos que já somos. É com homens novos que Deus faz um mundo novo. Bata no peito e diga sem medo, sem dúvidas: Eu sou uma criatura nova!

E ser assim, não é o ponto de chegada, mas o ponto de partida. Veja o botão de rosa. Ele é lindo, já é uma rosa, mas precisa desabrochar. Igualmente nós, já somos criaturas novas, mais que rosas, o que nos falta é proceder como criatura nova, desabrochar em gestos, em atitudes. Não podemos nos fixar em nossos erros, a cada dia precisamos ser mais criaturas novas, vencendo nossos pecados, nos superando. Sei que não é fácil. Os lobos estão por toda a parte para nos tirar do caminho, é duro, quando a gente vê está fazendo as mesmas coisas erradas de antes. O Senhor confia em nós, ele está conosco! Jesus ressuscita hoje para que a cada dia nós ressuscitemos.

Com os cristãos de todos os tempos, queremos ver amanhecer nesta data um mundo novo, que poderá tornar-se realidade se nós assumirmos o projeto de Jesus de Nazaré, que é o Evangelho. Deus é o fundamento da permanência da vida, mesmo a partir da morte, de uma forma que não conhecemos, e que não dá para exprimir.

A única maneira de realização humana e o único caminho para a santidade e maturidade cristã é o estilo que Cristo traçou e seguiu, o itinerário do grão de trigo que, se não morrer, fica só, mas se morrer dará muito fruto. Compartilhar a vida com os demais é uma forma de dar plenitude à nossa existência, e de proclamar a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o egoísmo.

Dos grãos de trigo que morreram na terra nasceram as espigas que foram ceifadas e delas nasceu o Pão que hoje ofereceremos a Deus na mesa eucarística. O próprio Jesus foi o grão de trigo caído e que venceu a morte gerando a vida. Unidos a Ele e aos irmãos, compreenderemos que a comunhão do Corpo do Senhor é também um firme compromisso com a vida e uma participação da felicidade que havemos gozar eternamente.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, admirável na criação do ser humano e mais ainda na sua redenção, dai-nos sabedoria de resistir ao pecado e chegar à eterna alegria. Fazei-nos compreender que a ressurreição de Jesus é obra do teu amor por Ele e por toda a humanidade. Aumentai o fervor do Vosso povo, pois nenhum dos vossos filhos conseguirá progredir na virtude sem o auxílio da Vossa graça. Concedei a todos os povos a graça de corresponder ao Vosso chamado. Possa a Igreja reconhecer que já se realizou em grande parte a promessa feita por nossos pais, da qual jamais duvidaram. Que Maria, a Mãe do Ressuscitado, nos aponte o caminho para Jesus Cristo, nosso único Salvador. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
 A REALIDADE DA INCERTEZA
Alguma coisa vai acontecer hoje que você – decididamente – não planejou. Isso pode lhe ser desconfortável, inconveniente e pode causar certa turbulência na sua vida. Todavia, apenas pense; quão tediosa seria a vida se nada fora do normal, inesperado não acontecesse. Apesar das incertezas causar temor, elas também trazem muitas riquezas para a vida. 

Você foi criado e equipado não apenas para lidar com as incertezas da vida, mas também até mesmo para transcendê-las. Até mesmo da pequena incerteza você pode retirar positivos valores. Portanto, abrace as incertezas e saiba que você pode – pela graça de Deus – retirar o melhor dessa situação. 

O hoje não veio com nenhuma garantia e nem o amanhã virá. E por esta razão, você tem a oportunidade de fazer o melhor que possa em resposta a este maravilhoso presente de Deus que se chama VIDA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário