Seguidores

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Evangelho sexta feira 10 de maio


João 16,20-23a
"Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada."  
Meditação: 
Continuamos com o texto de ontem. Jesus hoje insiste dirigindo palavras de consolação a ti e a mim: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Poderíamos dizer que o tema central que Jesus nos propõe é o da alegria que supera a tristeza.

Na seqüência desta fala de despedida de Jesus, na última ceia, o tema é a alegria duradoura. A tristeza é passageira. Aqui, a comparação com o dar à luz da mulher tem o sentido de mostrar a transitoriedade da angústia. Paulo usará, várias vezes, a imagem do parto para afirmar sua paternidade e maternidade em relação às suas comunidades.

Por ocasião das bodas em Caná da Galiléia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, que já lança a contemplar e saborear já aqui na terra o que haveremos de viver para sempre lá no Céu. Alegria das bodas, com o vinho de Jesus. Agora, com sua partida, não cessará esta alegria, mesmo que passem por momentos de tristeza.
No evangelho de hoje, Jesus se dirigia aos seus discípulos, e lhes confirma: nada pode tirar a alegria daqueles que permanecessem na palavra de Deus, e a diferença dos homens que buscam a Deus para os demais é exatamente essa alegria que não pode ser tirada do coração fiel ao Senhor.

A tristeza que os discípulos sentem no momento da despedida de Jesus é passageira. Ao escrever estas palavras, João tem presente à situação de suas comunidades. Estas, vivendo momentos difíceis de perseguição, sentiam a ausência de Jesus e se angustiavam.

As palavras de Jesus as consolam e alegram. Jesus verá os discípulos novamente. Não por um retorno ao mundo, mas pela permanência dos discípulos nele e ele nos discípulos. Então não será necessário perguntar nada a Jesus, pois o
Espírito Santo enviado conduzirá os discípulos à verdade plena.

Para esta verdade é tão verdade que afirma: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angustia? A perseguição? A fome? A nudez? O Perigo? A espada? (Rm 8,35).

Nada é capaz de separar do amor de Cristo um coração que se entrega a esse amor, creio que o maior testemunho que podemos dar é exatamente esse de ser forte no Senhor, de ser alegre nas tribulações, de ser feliz nas provações, porque como diz a palavra nada pode nos separar desse amor.

Com todo o teu coração e professe a sua fé nas palavras de Jesus e diga: Eu tenho Jesus na minha vida e nada pode me tirar a alegria de tê-lo como meu Senhor.

Às palavras contrastantes de Jesus, podemos unir um acontecimento da vida: o parto. Nós sabemos que a dor do parto é forte e angustiante, mas que se transforma em alegria quando nasce o bebê, a nova criatura.

Com este exemplo, Jesus nos dá a conhecer que, apesar das dificuldades e contradições que podemos ter na vida, sempre haverá uma luz no final do caminho, que nos faz acreditar que a esperança é a última que morre.

A vida do cristão não acaba com a morte. A vida de Jesus não se acabou com a morte, mas sim, pelo amor do Pai, Jesus ressuscitou e continua vivo hoje em nossas comunidades, em nossa Igreja. Cada um de nós é chamado a ser uma testemunha comprometida dessa vida para os demais, a seguir gerando vida apesar da dor do parto.

Porém, feliz desenlace! A tristeza se converte em alegria. Peçamos ao Espírito do Ressuscitado que continue acompanhando nossa peregrinação e nos dê a capacidade de oferecer alegria ao próximo.

Por isso, nada de tristeza. Deus quer fazer de nós pessoas alegres, Deus quer fazer de nós testemunhos vivos de sua palavra, basta confiar a vida, os nossos problemas ao Senhor, basta deixar Jesus ir à frente, porque como Jesus mesmo disse ninguém poderá tirar essa alegria de você, ninguém, o único capaz de te fazer uma pessoa infeliz é você mesmo.

O pior carrasco do homem é ele mesmo! Seja vencedor com Cristo. Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 37-39).

Como diz a canção: Ainda se vier NOITE TRAIÇOEIRA, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo. O Mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo…”.
Reflexão Apostólica:
  
Nesta passagem se podem assinalar alguns aspectos interessantes no uso do “agora” e do “depois”, típico do estilo joânico.

Jesus se vale da imagem da mulher que está para dar à luz, que passa da tristeza à alegria uma vez que chegou a hora do parto. Jesus aplica esta imagem à experiência dos discípulos, que têm que passar pela tristeza para chegar à alegria; os discípulos passarão do não pedir “agora”, a pedir tudo ao Pai “depois”.

Jesus utiliza a imagem do parto para indicar que os discípulos experimentarão uma nova luz no caminho da fé. Todos fugimos da dor e do sofrimento.

Seria bom que todas as coisas fossem fáceis. Mas não; viver a experiência de Jesus é participar de sua páscoa. E o caminho pascal una a cruz com a ressurreição. Se a ressurreição é uma nova vida, então o discípulo de Jesus deve nascer para essa nova vida, mas passando pela dor do parto.

Assim como as mulheres têm a experiência da dor ao dar à luz uma criança mas que depois esta é superada pela alegria de ter nas mãos a criação, que é fruto do amor com o seu marido, assim também para nós.

Os chefes do poder que matam para se manter, alegrar-se-á com a aparente ausência de Jesus. Porém, os discípulos e todos os que forem libertos deste poder alegrar-se-ão com a nova presença de Jesus entre eles. E ninguém lhes poderá tirar sua alegria.

A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maior parte das vezes, aos de alegria; não devia de ser, mas muitas vezes é. Faz parte da vida. E da vida fazem parte alegrias e tristezas… promessas e concretizações… forças e fraquezas… sorrisos e lágrimas.

Diariamente, tentamos driblar os caminhos da tristeza como fazemos com os da morte. É nesse driblar que acabamos por encontrar o caminho e avançar. Avançar porque? Porque o Senhor nos promete: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.

Por mais complicada que seja a situação, tudo tem solução. É verdade, não há um único só problema que não tenha solução.

Entretanto, por vezes, essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja fora desse problema, por uma pessoa que queira ajudar. Uma pessoa amiga! Um anjo! E não um lobo com pele de carneiro. E estes são muitos. Passando por amigas afinal só vem para infernizar a nossa vida.

A verdadeira amizade é aquela feita em Deus e o primeiro dos amigos que deves ter é Jesus. Ele é o amigo fiel que não nos abandona em momento algum. Ele nos convida: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu julgo sobre vós e aprendei de mim que só manso e humilde de coração e encontrareis alívio. Com ele a tua tristeza se concerte em alegria.

A partida dele para o Céu não é uma ausência. Mas sim uma presença escondida. Fisicamente. Porque ele quer que O sintamos dentro de nós e não fora.


É fundamental que não tendo encontrado ainda a solução dos nossos problemas, vazio, carência, namorado, namorada, noivo, noiva, esposa, esposo, emprego, reconciliação, perdão enfim qualquer graça que seja, tenhamos força de vontade para procurá-lo e lutar por isso.

Lutemos pelas nossa vida, pelo nosso amor, pelas nossas famílias e pelo nosso bem-estar. Mesmo que estejamos tão tristes, feridos e abatidos que a dor bata bem lá no fundo do nosso coração e nos faça sentir aquele vazio, aquele nada, aquele sintoma de perda…

O nosso coração pode andar meio descompassado, aborrecido e desiludido, mas isso serve para mostrar a nós mesmos o quanto somos fortes, o quanto podemos dar a volta por cima, crescer, vencer! São Paulo diz: Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas porque quando me sinto fraco então é que sou forte. Forte para tudo recomeçar de novo.

Com Cristo seremos mais do que vencedores! A tristeza se converterá em alegria plena com Cristo e em Cristo pela força e poder do Espírito Santo!

Propósito:
Pai, não permitas que jamais a tristeza e o pranto tomem conta do meu coração. E que a fé na Ressurreição seja, para mim, motivo de perene alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário