Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013

Evangelho quarta feira 8 de maio


João 16,12-15
"Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar."  
Meditação: 
Estamos nos aproximando cada vez mais de um acontecimento fundamental na vida e missão da Igreja: a celebração de “Pentecostes”, o envio do Espírito Santo, que é quem nos impulsiona à missão que temos como seres humanos, como cristãos.

Precisamente com a condução do Espírito que acontece na fidelidade, que é amor posto em prática, a comunidade manifesta a presença de Jesus ressuscitado, torna presente a Palavra que lhe foi confiada e é impulsionada a comunicá-la à humanidade para que esta creia.

“O Espírito nos conduzirá à verdade e essa verdade nos fará livres”. Vivemos em um mundo onde “a palavra” já “não vale”; as pessoas se comprometem e não cumprem; a mentira ronda pelas cidades, povos e veredas; a corrupção está acabando com países inteiros. A verdade parece não ter mais espaço na sociedade.

E nós, como cristãos, que estamos fazendo para que essa verdade recupere seu valor de antigamente? Ou será que seguimos os mesmos esquemas que dominam o mundo? Nosso compromisso evangélico é estar e viver sempre na verdade e recordar as palavras do Mestre: “A verdade os fará livres”.

A função do Espírito Santo, da Verdade Plena é introduzida pela palavra quando vier. Jesus afirma Espírito é causa e chefe da verdade.

Ele terá uma função especial, sem a qual essa verdade não seria aceite: Ele será como o guia a conduzir os discípulos para aceitar como norma de vida a verdade que os fatos em breve a acontecer encerram e que agora os discípulos não poderiam tolerar.

Pouco antes Jesus tinha oferecido aos apóstolos uma visão desse Espírito que então chamou de Advogado. Sua atuação era convencer, como se faz num tribunal público, da inocência de Jesus e da culpabilidade dos seus algozes.

Falando de convencimento, os primeiros a serem convencidos eram os próprios apóstolos da verdade na causa da qual seriam propagadores.

A função, pois, do Espírito que aqui aparece como pessoa, e não unicamente como atributo ou qualidade dos apóstolos, é mostrar o caminho para a verdade.

Essa verdade era a total, que sem a liderança do Espírito seria impossível compreender. A verdade não se impõe, mas é preciso buscá-la e nessa busca o Espírito oferece sua ajuda, sem a qual jamais chegaremos a encontrá-la.

É a verdade total, pois parte dessa verdade, da qual Jesus forma a totalidade, pode ser encontrada por outras pessoas fora do círculo religioso dos discípulos. Porém a verdade total sobre Jesus, o Cristo e Filho de Deus, só é possível vê-la através da iluminação recebida pelo Espírito da VERDADE, sobrenome com o qual Jesus o designa.

O trabalho escondido do Espírito na Igreja é manifestado pela sua voz interior que transforma o homem para este transformar suas circunstâncias.

Ao contrário dos grandes planos do mundo que querem transformar as circunstâncias, enriquecendo as nações, para melhorar os homens. Mas o resultado é a pobreza interior que é provocada pela riqueza extrema. A verdade completa sobre Deus e seu Cristo só pode ser compreendida sob a ação do Espírito Santo.

Diante de tantos flagelos, doenças e epidemias de vários tipos, violências com os crimes nojentos praticados pelos adeptos, ou seja, partidários do encardido, não temos outra saída senão a presença do Espírito Santo em nós! O Espírito Santo, presente nas comunidades, reforça a esperança e move os povos a um clamor pela fraternidade, justiça e paz.

Reflexão Apostólica:
  
A realidade da presença do Espírito é tão consistente quanto a presença de Jesus entre os discípulos durante sua vida. É o Espírito da Verdade enviado por ele e pelo Pai, o qual ilumina os discípulos para entenderem toda a verdade. Assim amadurecerão sua compreensão sobre a vida e a eternidade de Jesus, e perceberão a continuidade da presença de Jesus entre eles e o sentido de sua própria vida e missão.

Um dos destaques do discurso de despedida de Jesus é anúncio do envio do Paráclito, o Espírito Consolador. A aparente derrota da crucifixão abalaria ainda mais as frágeis convicções dos discípulos. Daí a importância do envio do Espírito, tão acentuada por Jesus.

Jesus anuncia que muitas coisas ainda deve ser ditas. Mas os discípulos não estão preparados ainda para compreender tudo o que Jesus deve dizer. A solução vem pela vinda do Espírito Santo. Ele dará plena compreensão de tudo o que foi dito e ocorrido durante o ministério de Jesus, que é em si mesmo a revelação do Pai, a Palavra de Deus. Esta compreensão profunda da vontade do Pai e do Filho acarreta cargas muito duras, como a perseguição ou a morte, mencionadas alguns versículos antes.

Mas o Espírito irá mostrando aos discípulos o caminho ao longo da história e o estilo de vida que deverão ter, em conformidade com o ensinamento de Jesus. O Espírito provém, tanto do Filho como do Pai. Ele continua, através dos discípulos, tornando visível o Reino, na reinterpretação da mensagem de Jesus às gerações vindouras, gerando um conhecimento cada vez mais profundo do que ele significa para cada época.

Ajuda no discernimento e na interpretação dos sinais dos tempos, a fim podermos encontrar o sentido profundo do que vai acontecendo no mundo, bem como a presença dos sinais do Reino.

Já sabemos por João que o Espírito da Verdade é responsável por acompanhar os cristãos em sua tarefa de dar testemunho e resistir diante do mal no mundo. O evangelho de hoje acrescenta ao Espírito três novas tarefas: guiar-nos na descoberta da verdade, comunicar-nos as coisas de Deus e ajudar-nos a interpretar sua Palavra.

As múltiplas tarefas do Espírito Santo nos indicam que a interpretação da palavra de Deus não se esgotou com os discípulos nem com as primeiras comunidades; ela continua ressoando hoje e amanhã, aqui e por toda a parte. Também é preciso considerar que a palavra de Deus não está contida unicamente na Bíblia. Deus continua falando através dos acontecimentos, dos irmãos e da natureza.

Para compreender esta Palavra, é necessário interpretá-la e atualizá-la tendo em conta três critérios: invocar a companhia do Espírito Santo, ter como chaves de interpretação o amor e a justiça, e atualizá-la de acordo com a realidade e a cultura do povo que a acolhe.

Interpretar a palavra de Deus ao pé da letra, fazê-la dizer o que nós queremos que diga, ou manipulá-la para justificar injustiças, opressão e morte, é um pecado grave (Mt 5,19; Tg 2,10-11).

As ideologias dos poderosos, que distorcem a fé, e as falsas esperanças que iludem, suscitadas pela ambição do poder e da riqueza, são rejeitadas. Por outro lado, homens e mulheres, sob a luz do Espírito, têm a compreensão cada vez maior da dignidade humana rejeitando toda forma de exclusão e violência, no respeito às diferenças, na compaixão e no respeito à vida em todas suas formas.

Refletindo bem e nos apossando do Espírito da verdade nós podemos perceber que as coisas que o Pai nos revela são sempre uma motivação para o nosso crescimento humano e espiritual. O Senhor que nos divinizar, nos tirar da ignorância humana e racional para nos fazer enxergar o Plano Dele para cada um de nós, individualmente, pessoalmente.

A ação iluminante do Espírito se faz sentir ao longo dos séculos, atualizando o anúncio da Verdade que ele recebe de Jesus e do Pai. Equívocos e erros históricos vão sendo percebidos e denunciados.
Jesus já nos enviou o Espírito da verdade, Aquele que nos dá conhecimento da vontade de Deus e dos Seus projetos para a nossa vida.

Não estamos aqui à mercê da sorte, o Espírito Santo nos revela os planos de Deus e nos prepara até para as coisas futuras que o Senhor quer de nós.

Você crê que o Pai tem um plano para você e que através do Espírito Santo Ele está elaborando o seu coração para tudo acontecer como Ele quer?

Que o Espírito Santo nos inspire e use as palavras que necessitamos usar e não conseguimos por causa das dificuldades do dia-a-dia. Que nos ajude nas fraquezas por não sabermos como devemos pedir.

Caminhemos com o Espírito e peçamos que Ele ore por nós e leve para junto de Deus tudo aquilo que precisamos no dia de hoje.

Imploremos confiantes: Espírito Santo vem interceder por nós. Pois todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a ti. Espírito Santo vem orar por nós.

Clamemos e peçamos porque só Deus sabe a dor que está sentindo o nosso coração. Ferido está sim, mas o nosso clamor com o poder e a força do Espírito Santo sobe até ao Céu.

Propósito:
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário