Seguidores

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Evangelho segunda feira 27 maio


Marcos 10,17-27
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
 
   
Meditação:
O evangelista Marcos nos apresenta, no caso do jovem rico, um grave erro que pode ocorrer na vida de todos nós no que diz respeito à questão da salvação e que se refere ao sujeito da salvação.

Às vezes, a gente escuta que as pessoas devem esforçar-se para se salvarem e eu penso que eu devo conseguir me salvar. Ora, ninguém salva a si próprio. Eu não posso ser o meu salvador.

Os discípulos perguntaram: "Quem então poderá salvar-se?" A resposta de Jesus é: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus, tudo é possível".

Não podemos confiar a nossa salvação nem em nós mesmos, nem nos outros e nem nos bens materiais, pois nada ou ninguém, a não ser o próprio Deus, podem nos salvar.

Neste evangelho, vemos, hoje, o que Jesus dizia  sobre como devemos ser neste mundo, para conseguirmos chegar à vida eterna. Quando perguntado por um homem: “Que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Ao que Jesus responde-lhe:- “Não mates, não roubes, não cometas adultério, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra  teu pai e tua mãe”. Ao que o homem lhe diz: -“Sim, mestre; tudo isso tenho cumprido à risca. ”Daí, Jesus continua: -“Então, tudo  bem, só falta-lhe uma coisa , vai vende tudo o que é teu e dá aos pobres e segue-me.” O homem ficou muito triste e afastou-se, desistindo de segui-lo.

Jesus, então, comenta com os apóstolos :- “Como é difícil para quem é rico na terra, conseguir um lugar no céu.”. O apego ao dinheiro e às coisas materiais, só constituem para eles, os maiores obstáculos para conseguirem o céu.
O coração fica embrutecido e sem sensibilidade para descobrir e aumentar a sua fé nas palavras de Jesus, como Deus que habitou entre nós e, morreu na cruz, somente para salvar a humanidade inteira, que o Pai Criador colocou na terra  que , como o seu sonho, deveria ser um paraíso, onde correriam  leite e mel. 

Jesus termina a sua explicação aos apóstolos dizendo-lhes : “É mais fácil  um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino do céu.” Quer dizer, realmente a vida voltada somente para o que é material, empobrece o espírito, esvaziando-se das riquezas que só Deus pode nos dar, através da nossa fé.

E’, realmente “pobre”, aquele que não tem fé em Deus. Na sua infinita bondade Deus, depois de tentar muitas vezes, através dos profetas, que eram os portadores dos seus avisos sobre a salvação e a vida eterna, Ele fez-se homem em seu próprio filho Jesus Cristo e, veio viver entre nós, para que acreditássemos, através das suas palavras e dos seus exemplos e, que assim ele pudesse levar a humanidade pelo caminho da salvação, que é o cume do Seu plano. Deus, na sua extrema bondade procurou trazer ao mundo a felicidade que já não existia, porque o seu povo  O vem expulsando do seu convívio. Porém mesmo assim, os homens não entenderam nada e, ainda hoje uma grande maioria ainda não entende, se apega às coisas materiais e expulsam  Deus dos seus lares.

Muitos  são os que vivem  voltados e “enroscados” só no que é material, tornando-se verdadeiros escravos deste mundo dês-humanizado , em que vivemos nestes tempos. As coisas materiais adquiriram valores que as transformam em verdadeiros “deuses”, para a maioria que vive pautada nos esquemas de políticas sócio - econômicas protecionistas , onde a minoria dita normas e conduz, ao seu bel prazer, os destinos de todos; numa gritante e injusta divisão social, massacrando as classes tão sofridas, que vivem, sempre, das migalhas que sobram dessas divisões.. Realmente fica muito difícil o céu, a vida eterna, para os que não crêem e não vivem segundo os ensinamentos de Jesus. -

No evangelho de hoje nos encontramos com a verdade de que nada há de melhor que Deus, e isso o afirmamos a outros que seguramente vivem aflitos por suas dificuldades, enfermidades e problemas. Mas experimentamo-lo em nossa vida de tal forma que possamos mostrar aos outros que acreditamos nisso?
O jovem do evangelho também acreditava ser Deus seu único bem. Seu coração, porém, tinha uma grande dependência de suas riquezas. Estas (no seu modo de ver) lhe davam mais segurança do que a que Deus podia oferecer-lhe.

Ele deseja alcançar a vida, mas tem seu coração posto nas riquezas que possui e isto lhe impede de escutar o convite que Jesus lhe faz: “Uma coisa te falta: vá, vende tudo que tens e distribua aos pobres e terás tesouro no céu; depois vem e segue-me”. Não pôde ser discípulo, ao contrário, tomou outra direção indo “embora triste”.

Experimentar a Deus bondoso é um privilégio para aqueles que não têm mais seguranças que ele. O impossível para o ser humano é possível para Deus. “Deus pode tudo” seria então a afirmação que deveríamos fazer todos os dias ante a impotência tão humana de garantir para si mesmo a própria salvação.
Essa convicção poderia levar-nos à comunhão perfeita entre uns e outros; às relações de justiça na verdade, sem interferências que as corrompessem.

Ter fé leva-nos a ser humildes; porque enquanto nos sentirmos o centro do mundo sobre o qual deve girar o universo, não haverá possibilidade de encontrar nossa plena realização na história relacionando-se plenamente conosco mesmos, com os outros e com o universo no qual estamos vivendo.

Quem crê em Jesus e o segue, compartilhando tudo o que é e o que tem, descobre a alegria de viver junto Dele. “A alegria do discípulo não é um sentimento de bem estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que acalma o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus.

Conhecer Jesus é o melhor presente que pode receber qualquer pessoa, tê-lo encontrado é o melhor que nos aconteceu na vida, e dá-lo a conhecer com nossa palavra e obras é nossa alegria” (Doc. de Aparecida 29).

Reflexão Apostólica:

No evangelho de hoje Jesus fala que: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!" Essas palavras parecem muito fortes e excludentes para os ricos, mas o que Jesus estava querendo dizer era que se já e difícil para os homens comuns buscar a vida eterna aqui na terra com tantas tentações, prazeres da carne, ambições, status, sociedade, luxo e outras tantas coisas para se lutar contra e tentar ser aquilo que Deus quer, imaginem para os ricos que podem usufruir de tudo isso com bem mais facilidade que as pessoas comuns.

Então, o que o Senhor estava querendo exortar aquele jovem rico era que o centro da sua vida não deveria ser o dinheiro e todos os bens que ele tinha, mas o amor de Deus.

Quando Jesus disse que para ele ganhar a vida eterna deveria vender tudo o que tinha e dar aos pobres, pois somente dessa forma ele teria um TESOURO NO CÉU, aquele jovem ficou abatido, pois estava muito apegado ao TESOURO QUE ELE TINHA NA TERRA.

Aí está o grande segredo desse evangelho: mostrar às pessoas que, às vezes, pensamos estar livres das amarras do mundo, mas quando nos é pedido para realmente abrir mão delas, vemos o quanto estamos APEGADOS às coisas terrenas e distantes das coisas celestes.

E essa realidade não se aplica apenas para os ricos, mas para todos nós. Quantas vezes nos vemos apegados ao nosso cargo em uma empresa, ao nosso carro, a televisão LCD/LED que compramos, ao laptop que carregamos para todo lugar, ao namorado ou namorada, às roupas de marca e a tantas outras coisas que acabam por desequilibrar o nosso espírito e o nosso dia-a-dia.

Todo apego desordenado a coisas e pessoas só tendem a nos afastar das coisas do alto e das virtudes do espírito, pois passamos a ser egoístas, individualistas, interesseiros, fúteis, ciumentos, soberbos e esquecemos de olhar as coisas e as pessoas com simplicidade e amor.

E foi por isso, que no final desse evangelho, Jesus disse para as pessoas que achavam que seria impossível abrir mão das coisas materiais para ser feliz, essas palavras: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível".

Crendo nessas palavras, peçamos a Deus a graça de sermos libertos de todo apego desordenado aos quais estamos presos aqui no mundo e dessa forma busquemos seguir Jesus e ganhar a vida eterna.

Que Deus nos abençoe ricamente! Nunca nos esqueçamos de sermos felizes e lembremo-nos sempre de que a verdadeira FELICIDADE ESTÁ EM DEUS E NÃO NAS COISAS E PESSOAS.

Propósito:
Pai, não permitas que o meu coração se apegue de tal forma aos bens deste mundo, a ponto de levar-me a te colocar em segundo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário