Seguidores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Evangelho do dia 16 de fevereiro quinta feira 2023

 


16 fev - Nas obras de Deus, qualquer conselho de prudência humana redundará mais em estorvo do que em ajuda. (L 76). São Jose Marello


Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 8,27-33


"Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: 
- Quem o povo diz que eu sou? 
Os discípulos responderam: 
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas. 
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus. 
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro. 
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. 
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: 
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. 
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: 
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
"

Meditação:

O Evangelho de Marcos que a liturgia da Igreja nos convida a refletir ao longo de todo esse ano litúrgico de 2014 possui 16 capítulos, e sabem qual é a idéia central do evangelista ao escrevê-lo? Que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS! 

Então, nada mais justo do que no centro do seu Evangelho termos a passagem de hoje (justamente no cap. 8) em que Pedro faz a grande profissão de fé: "O SENHOR É O MESSIAS", aquele QUE DEVERIA VIR PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO! O PRÓPRIO FILHO DE DEUS!

Um dos maiores interesses de Marcos em seu evangelho é afirmar que Jesus é o Cristo, o Messias enviado. Por isso, o relato de hoje é tido como central, já que nele encontramos a confissão de fé de Pedro e o primeiro anúncio da paixão e ressurreição. 

Se nos relatos anteriores as pessoas e os discípulos não compreendiam a missão de Jesus, aqui se dá um passo adiante no processo para a fé, através da confissão de Pedro. 

Esse discípulo reconhece Jesus como Cristo, como o Ungido de Deus, o esperado pelo povo de Israel. Esta resposta sensata e original à pergunta formulada por Jesus parece ser o resultado de um longo caminho de convivência com o Mestre, caminho de escuta da sua palavra e do fato de serem testemunha dos sinais poderosos a favor dos pobres, dos enfermos e dos endemoninhados. 

Entretanto, o entusiasmo de Pedro se arrefece ao escutar o plano messiânico de Jesus. Pedro se acovarda e tenta detê-lo. A propósito, temos consciência que nossa experiência de seguimento de Jesus implica riscos e exigências?

Marcos convida a todo aquele que lê o evangelho de hoje a perguntar-se: e para mim quem é Jesus? Dessa resposta depende nossa maneira de ver a vida e de vivê-la. 

Parece que Jesus não se importa tanto com o que os outros dizem dele, mas está interessado sobremaneira no que aqueles que andam ao seu lado pensam. Ora, cristão é aquele que segue os passos de Cristo, que anda com ele... Se Jesus me perguntasse hoje: Quem sou eu pra você? o que responderia? 

Para ter a coragem de abrir a boca é preciso ir no fundo da alma e reconhecer-se fraco e pecador porque quando nos contrapomos a Jesus a luz de sua divindade ilumina a escuridão de nossa humanidade de modo que não podemos responder com idéias bonitinhas e vazias. 

É preciso reconhecer que o nosso cristianismo muitas vezes fica só na aparência, que não somos capazes de continuar fiéis a Ele quando nos sobrevém momento de Cirineus, quando sobre nossa alma sentimos pesar a sua cruz, quando nem mesmo em nossa família encontramos compreensão, quando parece que estamos remando quando a correnteza e dá vontade de abandonar o barco.

Reflexão Apostólica:

A presença de Jesus ainda não era totalmente entendida pelos apóstolos. Eles ainda não conseguiam separar a pessoa humana da divindade sobre ela.

Jesus não representava apenas o olhar de Deus sobre os homens como diz o salmo 101: (…) O SENHOR OLHOU A TERRA DO ALTO CÉU, mas o cumprimento de uma aliança feita a Noé: (…) Disse Deus a Noé e a seus filhos: ‘Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. Estabeleço convosco a minha aliança: NENHUMA CRIATURA SERÁ MAIS EXTERMINADA PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO, E NÃO HAVERÁ MAIS DILÚVIO PARA DEVASTAR A TERRA’ “. (Gn 9, 8-11)

Deus afirmava que não haveria mais dilúvios e a vinda de Jesus demonstra que havia chegado a hora de provar definitivamente Seu amor por sua criatura. O império romano dilacerava vidas inocentes, condenava pessoas a miséria e a pobreza e é nesse cenário que Jesus surge e como é para Jesus, após tantos milagres e prodígios, ensinamentos e partilhas e ainda não ser reconhecido pelos os seus?

Essa cena ainda é muito comum… Quantas pessoas conhecemos que usam a imagem de Deus como referencia de suas vidas, mas no fundo ainda não o reconheceram. “Crentes”, “evangélicos”, “católicos”, que acreditam que já entenderam ou sabem muito sobre ser cristão, mas ainda são apegadas a mentiras, bens materiais supérfluos, (…). Dentro de suas igrejas conhecem bem a Jesus, mas fora dela ainda se comportam como pagãos… (hunf!)

 É claro que nos comportamos ainda hoje como a canção Bye, bye tristeza da Sandra de Sá “(…) Ninguém aqui é puro anjo ou demônio Nem sabe a receita de viver feliz”, ou seja entre altos e baixos ainda temos muito o que aprender mesmo estando tão perto de Jesus em nossas igrejas, cultos e em nossas vidas.

Precisamos estar abertos as correções que virão dele e não somente as exaltações. Quem deseja aprender deve estar apto e preparado para os puxões de orelha!

(…) Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério”. (2Tm 4, 3-5)

Então o que aprendemos?

 Propósito: Preciso estar aberto às correções pois Cristão não é aquele que diz ser, mas aquele que demonstra com a vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário