Seguidores

sábado, 18 de novembro de 2023

Evangelho do dia 26 de novembro 2023 - JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

 

26 novembro - Humilhar-se é um grande remédio contra as tentações. (S 198). São Jose Marello

 

EVANGELHO DO DIA 26 NOVEMBRO 2023 – JESUS CRISTO – REI DO UNIVERSO

 Mateus 25, 31-46

"- Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar."
- Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?"
- Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."
- Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim."
- Então eles perguntarão: "Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?"
- O Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar."
E Jesus terminou assim:
- Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna.
"
  

MEDITAÇÃO 

A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. O Papa quis motivar os católicos para reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde a data da celebração foi mudada dando um novo senso.

O ano litúrgico termina com esta festa que salienta a importância de Cristo como centro da história universal, tem um sentido escatológico na qual nós celebramos Cristo como Rei de todo o universo. Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.

Nós sabemos que o Reino de Cristo já começou a partir de sua vinda na terra a quase dois mil anos, porém Cristo não reinará definitivamente em todos os homens até que volte ao mundo com toda a sua glória no final dos tempos. Jesus nos antecipou sobre esse grande dia.

Na festa de Rei de Cristo celebramos que Cristo pode começar a reinar em nossos corações no momento em que nós permitimos isto a ele, e o Reino de Deus pode deste modo fazer-se presente em nossa vida.

 Desta forma estabelecemos o Reino de Cristo de agora em diante em nós mesmos e em nossas casas, emprego e vida.

Jesus nos fala das características do seu Reino por várias parábolas no capítulo 13 de Mateus: Primeiramente, o Senhor JESUS contou a parábola das dez virgens. Talvez vocês possam se lembrar. Havia dez virgens. Cinco dentre elas eram néscias e cinco eram prudentes. As prudentes eram bem preparadas, as outras não. Elas não se prepararam bem para o encontro com o noivo.

Com esta história, CRISTO queria nos ensinar que nós não sabemos quando ele voltará. E que nós temos que estar preparados para isso todos os dias. Quem é prudente se prepara para encontrar JESUS.

O que é importante: uma vida certa! Isso CRISTO nos ensina também na segunda parábola: a história do senhor que deu aos seus escravos cinco, dois e um talento.

O que tinha cinco, saiu imediatamente e trabalhou com amor e zelo e assim ele conseguiu ganhar outros cinco talentos.

O escravo que recebeu dois fez o mesmo, mas o escravo que tinha recebido um não fez nada.

Ele odiava o seu senhor e por isso ele não fez nada. Foi um escravo mau e preguiçoso. Ele não era um bom exemplo. De jeito nenhum! O Senhor está nos ensinado que o amor e o zelo dos outros foram premiados.
Amor e zelo com as coisas do nosso Senhor. Isso é muitíssimo importante. E por isso também esta pergunta: Qual é a de vocês?

Isso será decisivo no último dia. Porque, naquele momento, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro.

Duas mulheres estarão fazendo o mesmo trabalho, uma será tomada e a outra deixada. Será feita uma separação. E sobre isso fala o fim de Mateus 25.

Nestas parábolas Jesus nos faz ver claramente que vale a pena procurar e viver o Reino de Deus, isto vale mais do que todos os tesouros da terra e que o crescimento dele será discreto, sem ninguém perceber, mas efetivo.

A Igreja tem a responsabilidade de orar e aumentar o reinado de Jesus Cristo entre os homens.

O aumento do Reino de Deus deve ser o centro de nossa vida como membros da Igreja. Fazer com que Jesus Cristo reine no coração dos homens, no peito das casas, nas comunidades e nas cidades.
Com isto nós poderemos chegar a um mundo novo no qual reinará o amor, a paz e a justiça e a salvação eterna de todos os homens. Para que Jesus reine em nossa vida, devemos em primeiro lugar conhecer Cristo.

 A leitura e reflexão do Evangelho, a oração pessoal e os sacramentos são os meios para conhece-Lo e as graças recebidas vão abrindo os nossos corações a seu amor. Trata-se de conhecer Cristo de uma maneira experimental e não só teleológica.

Oremos com profundidade escutando o Cristo que nos fala. Ao conhecer Cristo expressaremos o amor de maneira espontânea, por que Ele é bondade.
O amor a Cristo nos levará quase sem perceber a pensar como Cristo, querer como Cristo e sentir como Cristo, vivendo uma vida de verdadeira caridade e Cristandade autentica.

 Quando imitarmos Cristo conhecendo-o e amando-o, então podemos experimentar seu Reino..

O compromisso apostólico consiste em levar nosso amor para a ação de estender o Reino de Cristo a todas as almas por meio de trabalhos concretos de apostolado. Nós não podemos parar. Nosso amor aumentará.
Dedicar a nossa vida a expandir o Reino de Cristo na terra é o melhor que podemos fazer, pois Cristo nos recompensará com alegria e uma paz profunda e imperturbável em todas as circunstancias da vida.

REFLEXÃO APOSTÓLICA: 

 O fim do ano está chegando e isso será também o fim do mundo? Há pessoas que pensam nisso.

Eles estão dizendo que o fim do mundo está pertíssimo. Talvez tenham razão, talvez não. A Bíblia não diz nada sobre qual o dia em que CRISTO voltará.

Isso não foi revelado, mas é revelado o que vai acontecer quando CRISTO voltar. JESUS mesmo falou sobre esse assunto. 
Enquanto cristãos, esperamos um dia encontrar e descansar na graça, portanto temos um imenso compromisso com a construção do reino e com os que um dia habitarão essa terra.

Isso difere muitas vezes do que alguns podem pensar, pois temos irmãos que se prontificariam até em ficar a porta do céu para “selecionar” quem poderia entrar no céu.

 Temos irmãos também que se prontificariam em ficar às portas do céu de mãos levantadas e louvando por aqueles que adentrarem, mas infelizmente, hoje temos também em menor número, pessoas ajudando a arrebanhar as ovelhas perdidas. É fácil tosquiar a ovelha que está no cercadinho e a que me segue…

Se declarar católico, evangélico, cristão não é atestado de salvação, pois como vimos esses dias, nem todo que diz “senhor, senhor” chega ao céu…

 Outro contra censo é estar à frente de um trabalho de evangelização e não acreditar no que prega sendo até assim, mais perigoso que aquele que não acredita em nada.

Um exemplo: Jovens, diferentemente do que pensamos, gostam sim de regras. Não gostam de assumir isso, mas sem regras em casa eles costumam seguir as de alguém que admira.

 Como é decepcionante para um aluno ao ver seu professor, a quem tem como referência, brigando, xingando, fumando, (…).

Quando deparamos com essa informação sacamos a velha frase “faça o que eu falo e não o que faço” ou aquela outra “não podemos julgar, somos falhos, erramos” …

Reparemos o quanto nos protegemos e relutamos em assumir nossas mazelas. Temos medo de assumir que somos seres em construção.
Pessoas que estão a frente devem se empenhar ainda mais e serem melhores, não só nos lindos discursos e sim na vida. Quanto aos louvores…

Muitas vezes tecemos lindas palavras, escrevemos lindos discursos, mas em outros momentos nosso humano ainda não convertido publica outdoors de contratestemunho.

É o irmão, o padre, o pastor que “vive na igreja” e não muda o coração. É aquele que arma um imenso “beiço” quando toma um “não”. É aquela catequista que vai com o “cofrinho” de fora. É o jovem bobo e bêbado no carnaval pra agradar os amigos. É o pai que fura o sinal vermelho. É a mãe que compete com sua filha de 15 anos; (…).
Como convencer alguém com palavras se respondo com os gestos que minha vida ainda não acredita nelas?

Hoje o mundo oferece igrejas “a la carte”, onde em qualquer esquina se promete tudo que é imaginário a atender nossos desejos. O que essas “igrejas” ainda não ofereceram, o Google oferta a resposta.

Um líder, uma liderança que não sabe acolher, que justifica seus atos contraditórios em relação a sua fala, faz aproximar os que têm dúvidas, dessas falsas igrejas que se “empenham” a dar o que eles querem ouvir.

A teologia da prosperidade só tem tantos adeptos, pois nossa fala de desapego não combina com o ser apegado a riqueza e ao luxo que renegamos abandonar…

Como entender alguém cristão ser maçom? Quero ficar a direita ou à esquerda? Concorda que temos muito ainda por fazer em nós?

Enquanto alguns ficam aqui zelando as do cercadinho, alguém tem que ir lá fora buscar na chuva quem não voltou ainda!

Pior ainda é aquele que se põe no cercadinho como vítima apenas para não ter que de fato mudar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar.

Propósito:

Ó Deus, que quiseste reunir todos OS povos em teu amor universal, e em tua comunicação multiforme e inefável com todos. Faze que toda a criação e a humanidade, unidas pelo cuidado mutuo e pelo dialogo, alcance a plenitude do amor para o que sempre atraíste a todos. Tu que vives e estás presente em todos os povos e religiões, desde sempre e para sempre. Pai, coloca no meu coração um amor e por meio deles que chegarei a ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário