Seguidores

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Evangelho do dia 16 de novembro quinta feira 2023

 

16 novembro - Bate com força, a casca cede e a noz se quebra sem ferir a mão; bate com pouca força, a casca não se parte, a mão se machuca com o golpe fracassado e nada aconteceu: para fazer o bem é preciso energia. (L 29). São Jose Marello

___

Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 17,20-25

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Meditação

Jesus não apresenta o Reino de Deus como algo fantástico nem exuberante. Suas palavras são profundas e simples: o Reino de Deus está entre vós.

No Novo Testamento a palavra grega traduzida por reino é Basileia, que não se refere a um lugar específico, mas ao domínio de um soberano. Nos Evangelhos, Jesus usou essa palavra mais de 100 vezes. Alguns requisitos fundamentais para fazermos parte deste reino é obediência total à vontade de Deus e a consciência da dependência que temos d'Ele.

 Nós não faremos parte deste reino apenas no fim dos tempos ou quando morrermos. O Reino dos Céus está disponível a qualquer pessoa nesse momento. Porque, Deus, em seu imensurável amor, ofereceu seu próprio filho para sofrer em nosso lugar as consequências dos nossos pecados e assim restaurar todas as coisas. Em Jesus o céu e a Terra são novamente unidos, isto é, Seu Reino é estabelecido sobre toda a criação.

 Fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra, como bem descreveu São Paulo aos efésios 1:9,10

Somente com a vinda de Jesus se tornou possível estabelecer o Reino de Deus na Terra. O Reino que Jesus veio inaugurar no mundo não pertence a esse gênero; ele consiste em abater as barreiras do egoísmo do arrivismo, da exploração, para fazer de todos os homens uma só família de filhos de Deus. E a Igreja desde a sua fundação não tem feito outras coisas senão cumprir este mandato: Que todos sejam um no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

 A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e é fundamental que todo homem se esforce por entrar nele.

A partir de Jesus, a humanidade passou a ter acesso a uma dimensão espiritual tão diferente que Jesus afirmou: Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Jesus, o primogênito de Deus, demonstrou a autoridade que um filho de Deus tem sobre a Terra.

Nós fomos feitos também filhos, por adoção, e podemos ter intimidade com nosso Papai. Em Jesus recebemos autoridade sobre todo o mal. Maior é aquele que está em nós do que o que está no mundo. Nós fomos tirados do domínio das trevas e transportados para o seu Reino e agora estamos em luta contra as trevas. Ele afirmou que faríamos as mesmas obras que ele fez, e ainda maiores se permanecermos n’Ele e com Ele (Jo 14:12).

 E na oração do Pai Nosso, ao dizer venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu, Jesus deixou claro o seu desejo de expandir o Reino de Deus sobre a Terra. Portanto, esse deve ser o meu e o teu desejo, acima de tudo.

Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Pois que como o mundo está dominado pelo maligno, o avanço do Reino de Deus significa o retrocesso do Reino das Trevas.

Nada que seja contrário ao plano de Deus pode permanecer. No Reino de Deus não há pecado, doenças e nem morte.

A oportunidade de desfrutar do Reino está aberta para todas as pessoas, porém a porta de entrada é o arrependimento (Mt 4,17). Muitas vezes o orgulho e a falsa religiosidade nos impedem e nos distanciam dele. Mas Jesus continua dizendo: o Reino de Deus está entre vós. O Reino de Deus é expandido com a manifestação de Jesus pelo Espírito Santo através da Igreja.

 Reflexão Apostólica:

O Evangelho de hoje é riquíssimo! Cada versículo daria para fazer uma profunda reflexão, com muitas ramificações, para tocar em vários pontos práticos da nossa vida e fazer-nos perceber a sutileza do Amor de Deus...
A pergunta que os fariseus fizeram a Jesus é a mesma que você e eu gostaríamos de fazer: "Quando vai chegar o Reino de Deus?" Veja como é uma pergunta que tem implicações práticas...

 Será que vai demorar, ou será que vem logo? É questão de dias, meses, anos? É importante saber isso, para que nos preparemos para o grande momento! Será o momento mais aguardado de todos os tempos!!!

Só que a resposta de Jesus é simples e objetiva, e se divide em duas partes: "O Reino de Deus não virá ostensivamente." Sabe o que significa "ostensivamente"? Esta palavra vem de ostensivo, e quer dizer luxuoso, pomposo, poderoso, grandioso. Ou seja, o Reino de Deus virá de forma simples, discreta, sem alarde... "Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós." Jesus estava se referindo a Ele próprio, que estava no meio daqueles homens. Mas eles não aceitavam que um ser humano, igual a eles, se auto-proclamasse "O Filho de Deus". Jesus percebeu isso, e conversou depois com seus discípulos que agora eles não davam valor a presença física dEle, mas que viriam dias em que eles irão desejar ver pelo menos um único dia da vida de Jesus, e não terão mais...

Jesus afirma que a vinda do reino de Deus não ocorrerá de forma estrondosa, com grandes sinais nos céus, guerras ou fomes, porque o reino já está atuando no meio de nós.

 A presença do reino de Deus se faz efetiva nas ações de ajuda e solidariedade, a partir do interior de cada ser humano. Não devemos esperar o tempo futuro para agir; deve-se torná-lo possível agora mesmo. O reino de Deus cresce no interior de cada um quando nos voltamos aos demais.

Dessa maneira, nos tornamos mais parecidos com Deus. Muitas vezes esperamos que as soluções dos problemas venham de fora; que se imponham sem nossa iniciativa. Mas a realidade não é assim.

 Nós esperamos um mundo melhor, que a cada dia tenha menos problemas. De nós depende que o futuro seja mais parecido ao reino de Deus que esperamos.

 O texto, referindo-se a Jesus, termina dizendo que primeiro é preciso padecer muito e ser reprovado por esta geração. Quer dizer, antes que de voltar ao Pai, Jesus deve enfrentar o sofrimento.

Ele quer dizer que as soluções custam, não são fáceis. Mas seguindo o exemplo do Mestre, podemos construir uma sociedade melhor. A pergunta é: o que estamos fazendo para que o reino continue acontecendo em nosso meio? Somos sinais do reino de Deus, chamados a anunciar, ou sinais do anti-reino, em meio aos nossos irmãos de comunidade e de fora?
Jesus veio nos mostrar claramente que o Seu reino já está acontecendo dentro de cada homem, de cada mulher que acolhem de coração a sabedoria de Deus. Nunca poderemos esquecer que o reino de Deus não está na pregação das pessoas ou nas coisas que se sucedem extraordinariamente e, por isso, nos chamam a atenção, mas sim, dentro do nosso coração.

Muitas vezes, nós esperamos que algo de mágico possa ocorrer na nossa vida e perdemos a valiosa chance de experimentarmos a presença constante do reino nas coisas mais simples. O reino de Deus consiste em ter o próprio Jesus como nosso Rei, sendo o Mestre das nossas ações e luz para os nossos pensamentos.
O reino dos céus tem como características a alegria, a paz, a bondade, a felicidade, o amor, a entrega, a renúncia, a partilha e muitas outras percepções que nos levam a viver numa situação de súditos de um Rei de Amor. Jesus continua vivo, no meio de nós e o Seu Espírito Santo habita no mais profundo do nosso ser nos fazendo ter comunhão íntima com o Pai e o Filho.

Quando disserem: “alguém está fazendo milagres, corramos”, não se apresse, pois esse milagre pode estar acontecendo também na sua vida, dentro de você. Jesus está com você para renovar o seu coração, dar à sua vida um novo sentido e levar você a viver uma conversão verdadeira transformando os seus valores humanos em riquezas evangélicas . Se não conseguirmos “ver” Jesus dentro de nós, fora de nós é que nunca o perceberemos, pois Ele é espírito e o mundo espiritual nós só o vislumbramos quando mergulhamos dentro de nós mesmos (as).

No mundo, através das pessoas, nós só podemos perceber os sinais e acenos de Deus como mensagem para o nosso crescimento espiritual e humano a fim de que cada vez mais fiquemos convencidos da Sua presença no nosso coração. Portanto, o Reino de Deus é um estado de espírito que há de ser vivenciado pelo homem desde já, agora, e vai com ele até a vida eterna.

Trazendo para a nossa vida hoje, aqui e agora...
Você já se deu conta que esse mesmo mundo em que vivemos, que pode ser tão cruel, também pode ser uma extensão do Paraíso? Cada vez que agimos com bondade, caridade, paciência, alegria, ânimo, fé, amor... estamos construindo o Reino de Deus aqui na Terra! O Reino de Deus não está em grandes coisas, mas nas pequenas coisas, nos gestos simples do dia-a-dia, que quase ninguém se dá conta... ali está Jesus...
O próprio Jesus conclui assim: "As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir nem correr atrás." Como está no Evangelho apócrifo de São Tomé: Jesus está em todos os lugares.

Não precisa correr atrás, basta procurá-lo dentro de você mesmo. E é aí onde deve começar o Reino de Deus: dentro do seu coração. Quando virá o Reino de Deus? Agora é você quem precisa responder essa pergunta a cada dia, em cada situação... Pode ser hoje?

Propósito:

Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário