Seguidores

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Evangelho do dia 13 de novembro segunda feira 2023

 


13 novembro - Nos nossos tempos, dificilmente nos será pedido o sacrifício da vida como testemunho da nossa fé, mas também para nós está reservada uma bela e gloriosa palma de vitória. (S 352). São Jose Marello

 

Lucas 17,1-6

 "Jesus disse aos seus discípulos:

- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria.

 Meditação:

 Jesus nos exorta a tomar atitudes concretas de fé. A nossa fé também é medida pelas ações que praticamos em favor do próximo e que nos ajudam a levantá-lo.

É nas mínimas ações que a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser cultivada, exercitada. Esse exercício fará com que ela cresça e se torne firme.

 Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Provocar escândalos, promover desunião, levantar falso testemunho, são atitudes que negam o nosso estágio de Fé.

 Os escândalos são inevitáveis, mas que eles não aconteçam por nossa causa! Quando nós advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem amamos e torcemos por elas, precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus.

 Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre.

Perdoar sete vezes significa perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo. Contudo, para por em prática o que Jesus nos recomenda, necessitamos cada vez mais nos apossarmos do dom da fé.

 Somente pela fé é que poderemos exercitar o perdão, a reconciliação, a serenidade diante das dificuldades, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. Por isso, quando Jesus falava sobre essas coisas aos Seus discípulos, eles o pediam “Senhor, aumenta a nossa fé!”

 O importante para nós, não é possuir uma fé grande, mas, tomar posse do dom da fé que já recebemos do Senhor no nosso Batismo, a fim de que sejamos capazes de tomar atitudes concretas de fé, com amor.

 Em que tem se baseado a sua fé? Na sua capacidade de acreditar ou no seu abandono ao Amor de Deus? Você tem sido sinal de tropeço para alguém? Qual tem sido o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você?- Jesus nos manda repreender o irmão e perdoá-lo. Como você tem feito isto? Você tem sabido admoestar as pessoas que causam escândalo, com amor? – O que você faz quando vê um irmão, ou uma irmã no erro?

 Reflexão Apostólica:

 A admoestação, de modo um pouco estranho e simbólico, usa a imagem de uma amoreira que, pela fé, mesmo pequena, pode ser arrancada e plantada no mar. É com esta fé que os discípulos são enviados à missão, para realizar grandes coisas pela manifestação do amor de Deus ao mundo.

Jesus no Evangelho de hoje trás algo que talvez passe despercebido aos olhos daqueles irmãos e irmãs que instigam o julgamento sobre as pessoas: “(…) Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado”!

 É claro que NEM TUDO que nos acontece é por culpa de alguém, pois bem sabemos que a maioria das nossas quedas poderia ser evitada, que boa parte delas inicia com um ato voluntário e não obrigado por alguém, mas o que fica dessa passagem é que ninguém esta livre ou desobrigado a se policiar, pois fatalmente, nessa caminhada chamada santidade, existem mais coisas no caminho que somente a estrada.

 Diz um pensador que não tropeçamos em montanhas e como essa estrada de vida é repleta de pedriscos e pequenos obstáculos que precisam de atenção, requerem de nós maturidade e foco. Outro exemplo dessa estrada é imaginar a quantidade de outdoors promocionais espalhados por suas principais vias de tráfego, prédios residenciais e comerciais.

 Note como é difícil trafegar sem perceber ou ler o que eles dizem ou tentam nos passar. Imaginemos então o caminho que desejamos percorrer com a infinidade de alternativas que são sugeridas aos nossos olhos todos os dias.

 Em meio a tantas “sugestões ou alternativas” precisamos estar mais atentos aos gemidos que advêm do nosso ser nos alertando quanto às conseqüências possíveis da nossa decisão.

Muita gente tem deixado de caminhar (ou trafegar) para ficarem admirando os outdoors. O encanto, as promessas de solução rápida, o prazer momentâneo, (…) tem tirado muita gente do caminho, mas como diz Jesus “(…) mas ai do culpado”.

 Nosso livre arbítrio de dádiva divina pode se voltar contra nós como opressor caso não tenhamos juízo, mas como cristãos devemos estar abertos a aceitar de volta todo aquele que perdeu o foco e deseja do fundo do coração regressar. Sim! Não é fácil perdoar assim! Mas permitir que a pessoa possa ter uma nova chance de se redimir pelo menos consigo mesma.

Mesmo assim fica uma indagação que muitos fazem ou já fizemos um dia: SERÁ QUE VALE A PENA TANTO ESFORÇO PARA PERMANECER NO CAMINHO?

 Permanecer no caminho é uma questão de fé, pois ninguém que sai de sua casa para ir ao centro tem a plena certeza que conseguirá chegar no seu destino final e tão pouco se encontrará a loja ainda aberta. É essa fé relutante que nos impede de se perder ou abandonar a esperança que todo esforço vale a pena.

 E QUANTO A FIGUEIRA… Se posso ou não movê-la eu ainda não sei, mas continuar a andar, em meio a tantos outros “atrativos”, diz o quanto de fato quero algo.

 Persista!

 Propósito: Reconhecer os, admiti-los e mudar de atitude nos relacionamentos.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário