Seguidores

domingo, 8 de outubro de 2023

EVANGELHO DO DIA 12 DE OUTUBRO QUINTA FEIRA 2023 - NOSSA SENHORA APARECIDA

 


12 Outubro - Vamos em frente dia após dia, como Deus quer, e "Deo Gratias”: demos graças a Deus por tudo o que ele determinar. (S 286). São Jose Marello

 


João 2,1-11

 "Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:

- O vinho acabou.
Jesus respondeu:
- Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.
Então ela disse aos empregados:
- Façam o que ele mandar.
Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados:
- Encham de água estes potes.
E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou:
- Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa.
E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse:
- Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.
Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.
"  

Meditação:

Para o evangelista João, os "milagres" de Jesus são sempre "sinais" que nos fazem olhar para além da materialidade dos fatos.

Vejamos mais de perto a mudança da água em vinho. A água é um elemento vital. Mas é, antes de tudo, um elemento ordinário e bruto: não necessita de ser fabricada, encontra-se na natureza. O vinho é o resultado do trabalho do homem. É preciso cultivar a vinha, colher as uvas, esmagá-las, fermentar... O vinho é fruto da videira, mas também do trabalho dos homens.

 Em Caná, Jesus pede aos serventes que encham as talhas de água. É o símbolo da nossa vida de todos os dias. Esta água pode ser fresca, boa para beber, como a vida é boa para viver quando ela tem luz e alegria. Mas a água também pode ser salobra, sem gosto, nada boa para beber, como certos dias da nossa vida, tristes e dolorosos.

 Jesus toma esta água ordinária para a transformar. Não pelo toque duma varinha mágica, mas pela força do Espírito Santo, pelo poder do amor. Jesus "trabalhou" a água com o amor de Deus, do qual Ele estava cheio. É por isso que esse vinho era infinitamente melhor que o vinho dos homens.

 Eis o que Jesus nos quer dizer através deste seu primeiro "sinal": Ele quer juntar-Se a nós, na nossa vida ordinária de cada dia, para aí colocar a presença do seu amor e do amor do Pai e do Espírito.

 Ele toma a nossa vida com as nossas penas, as nossas alegrias, os nossos amores, os nossos êxitos (que são importantes, mas muitas vezes efêmeros), as nossas tibiezas, os nossos dias sem gosto e sem cor, os nossos fracassos e os nossos pecados e é aí, bem dentro de nós, que Ele nos "trabalha" com o seu amor, no segredo, para fazer jorrar em nós a vida que tem o sabor do vinho do Reino.

Reflexão Apostólica:

 Jesus realizou seu primeiro milagre em Caná da Galiléia numa festa de casamento. Foi por intercessão de Sua Mãe Maria que este milagre aconteceu e a certeza de que Maria está presente na “festa da nossa vida” é a razão da nossa esperança diante das nossas carências.

 Jesus manifestou o Seu poder transformando a água em vinho. Assim também Ele pode fazer na nossa vida transformando o pouco que temos em algo muito melhor.

 Há dias em que para nós falta o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira. Para nós, parece até que a festa está chegando ao fim. Porém, Nossa Senhora, atenta às nossas carências, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia.

 A intercessão de Nossa Senhora é poderosa. Ela é mãe e conhece a vontade de Deus para nós como também as nossas necessidades.

 Se confiamos nela, mesmo que não peçamos nada, ela estará providenciando junto do Seu Filho, o vinho que nos está faltando.

 Precisamos, porém, colocar as nossas talhas a disposição do Mestre e fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora.

 Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada em vinho.

 Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? O que está faltando na sua vida? Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?

 O evangelho das bodas aponta para o poder da intercessão. O texto é simbólico! As talhas vazias simbolizam a religião antiga, que perderam sua função. O vinho novo, de boa qualidade, é a mensagem de Jesus que traz vida nova e devolve a alegria à festa da vida.

Maria, a mãe de Jesus, está presente nessa festa da vida e intercede, junto a Jesus, pois é dele que vem o poder renovador da vida.

 Que Maria, a padroeira do Brasil, interceda pelas necessidades da nossa nação. Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!

Propósito:

Senhor Jesus, que Maria me conduza sempre a ti e me leve a descobrir em ti o caminho da salvação que o Pai nos ofereceu.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário