Seguidores

domingo, 25 de junho de 2017

Evangelho do dia 27 de junho segunda feira

27 junho Levantemo-nos deste baixo horizonte de pigmeus e ocupemos a posição que nos cabe como ministros de Deus Nosso Senhor. (L 23). São Jose Marello 

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 7,6.12-14

"Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. "Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram! "

Meditação:
 
Temos aqui mais algumas sentenças esparsas da coleção de Mateus, compiladas no Sermão da Montanha. A primeira destas sentenças é enigmática e choca por seu teor rude e discriminatório.
A primeira, mencionando cães e porcos, é estranha à índole de Jesus. Adapta-se mais às doutrinas esotéricas reservadas a elites de iniciados ou eleitos. Distancia-se assim do anúncio do evangelho a ser feito por todo o mundo, a toda criatura, pelo testemunho do amor que leva à conversão.
A segunda sentença: "tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles", é um patrimônio de várias culturas. É a "regra de ouro" que, pedagogicamente, educa cada pessoa a se identificar com a outra em seus anseios positivos de felicidade e vida.
Cabe aos devotos da Lei e dos Profetas entenderem que na observância desta regra de ouro se resume toda sua doutrina. A alusão às portas e caminhos, largos ou estreitos, aponta para o império romano.
Na ânsia de exploração e dominação construíram largas estradas para as grandes cidades dominadas, com suas largas portas, centros de produção e o comércio, favorecendo a sua expropriação.
O acesso às pequenas aldeias do povo humilde e pobre, excluído, era feito por estreitas vias. O discípulo deve rejeitar as sedutoras estradas do império e seguir as trilhas dos pequenos e humildes.
Estamos próximos da conclusão do sermão da montanha sobre a vida no Reino de Deus. Jesus chama seus ouvintes para fazerem uma escolha e depois dá-lhes a “regra de ouro” do agir: “Fazei aos outros o que quereis que vos façam”. Esta norma de comportamento faz parte da cultura universal e supre a complexidade de toda a Lei e dos Profetas.
A alusão às portas e aos caminhos, largos ou estreitos, aponta para o Império Romano. Na ânsia de exploração e dominação, construíram largas estradas para as grandes cidades dominadas, com suas amplas portas, centros de produção e comércio, favorecendo a expropriação.
O acesso às pequenas aldeias do povo humilde e pobre era feito por estreitas vias. Para isto, Ele conta três metáforas — uma sobre duas portas, outra sobre duas árvores e outra sobre dois alicerces. Um local conhecido, hoje em dia na cidade de Belém, é a Igreja da Natividade, construída onde se acredita que Jesus tenha nascido.
A imensa igreja tem apenas uma pequena entrada. Para entrar na igreja, através dessa pequena porta, a pessoa tem que se curvar, praticamente tem que se agachar. E a não há possibilidade de entrar levando consigo alguma bagagem.
O significado da pequena entrada dessa igreja é claro. Há apenas uma porta por onde se pode entrar no Reino de Deus e essa porta é estreita. Jesus deixa claro que Ele é a única porta para as ovelhas — Ele é o único caminho para o céu e para o dom da vida eterna (Jo 10,7-9; Jo 3,16; 14,6).
O discípulo deve rejeitar as largas estradas do império e seguir o humilde caminho dos pequenos e excluídos.
Todos procuram uma vida melhor e mais segura, e por isto se fadigam e correm. Numa tarefa assim tão importante, é conveniente que não andemos atrás dos outros, mas que verifiquemos com cuidado e sabedoria em quais mãos colocamos o nosso futuro, a nossa eternidade. Não nos esqueçamos que o guia seguro que devemos buscar é Jesus.
A porta é estreita, mas quando se passa por ela, os campos são verdes, a água cristalina, a proteção é completa. Há fartura, alegria e paz do outro lado, o lado da vida plena em Cristo Jesus.
Reflexão Apostólica:
"Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos.".  Às vezes não adianta continuar tentando levar a palavra de Deus, onde não estamos sendo bem recebidos.

Se as pessoas as quais estamos tentando evangelizar não querem ouvir a palavra de Jesus de jeito nenhum, é melhor desistir, rezar por aquelas pessoas, e pegar nossa viola e cantar noutro lugar.

O próprio Cristo é quem nos aconselha a fazer isso. A não desperdiçar as pérolas preciosas que é a palavra do Mestre, sendo que existem outras pessoas querendo refletir sobre a mensagem de Jesus.

Nós também não gostaríamos se alguém de outra religião ficasse torrando a nossa paciência, insistentemente tentando nos levar para a sua igreja a qualquer custo, convidando-nos toda hora, repetindo sem parar frases decoradas da bíblia.

Isso não funciona. Faz efeito contrário. Em vez de nos converter, vai nos irritar, nos aborrecer. E o que eu não quero para mim, eu não devo querer para os outros. 

 "Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles.". Dê todo apoio e assistência aos seus pais na sua velhice, para que os seus filhos façam o mesmo por você um dia. 

Dê muitas esmolas, pra acumular tesouro no céu e por que você não sabe se um dia terá de pedir esmolas também.  Ajude àquele homem com a perna quebrada, pois talvez a tua perna se quebre um dia.

Faça o bem a  quantas pessoas você puder. Pois um dia, ainda nessa vida, alguém, com certeza irá  socorrer você também.  Assim, a toda ajuda que prestamos ao irmão(ã) durante esta vida, teremos dupla recompensa.

Já aqui na terra, através da ajuda de outras pessoas, e principalmente a recompensa na vida eterna, que é a melhor.

Portanto, não percamos nenhuma oportunidade de fazer o bem sem olhar a quem. Pois esse é o melhor investimento que faremos nesta vida.

Melhor que  investir no Banco do Brasil, na Caixa Federal ou em outros Bancos.  Pois que a nossa estada provisória nesta vida, tem o sentido exato de preparação para a vida eterna.

Se estamos aqui somente para aproveitar, curtir e ser felizes, vamos acabar desenganados decepcionados e infelizes. Porque esta vida é mesclada de amores e dores.

Junto com a pessoa amada com a  qual esperamos passar os melhores e mais felizes momentos da nossa vida para sempre, podemos sofrer grandes desilusões.

Não existe felicidade plena nesta vida. Teremos momentos felizes, ou ilusoriamente felizes, e muita parte desagradável, pois a dor, o aborrecimento está contido no  nosso viver terreno.
Propósito:
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Pai, faze-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a tua mensagem, de forma que eu não semeie a tua Palavra no coração de quem lhe é refratário.
2º Meditação

Neste Evangelho Jesus nos exorta a levar a sério nossa vivência de cristãos comprometidos com o Seu Evangelho, não dando aos “cães as coisas santas” nem “atirando aos porcos as nossas pérolas”.

As coisas santas são as coisas de Deus com as quais convivemos, participamos, usufruímos, vivenciamos e experimentamos. As nossas pérolas são o resultado do que assimilamos e apreendemos com a vivência das coisas de Deus e com a Sua Palavra, que nos levam a dar testemunho de uma verdadeira conversão.
  
Damos aos cães as coisas santas e atiramos aos porcos as nossas pérolas quando queremos falar em nome de Deus sem ter convicção daquilo que pregamos e tentamos influenciar a vida das pessoas, no entanto, damos motivo a que nos censurem por causa do contra testemunho e do nosso comportamento que não condiz com o que falamos.
  
Assim agindo, nós brincamos com as coisas santas, as coisas de Deus. As nossas palavras e ações precisam ter coerência com o que aprendemos com Jesus.

 Perdemos tempo e banalizamos as coisas de Deus, muitas vezes até discutindo e medindo forças com pessoas que não têm nenhum conhecimento da Palavra e nos questionam com o fim de nos influenciar, para destruir a nossa fé e a nossa esperança.
  
Se não estivermos firmes nos ensinamentos de Jesus as nossas pérolas, (idéias, pensamentos, moções apreendidas), podem ser vencidas e nós seremos desmoralizados (as).

 Assim também, se, nas nossas relações interpessoais, nós exigirmos que os outros nos façam o que nós mesmos não conseguimos fazer a eles, estaremos também atirando aos porcos, o que apreendemos e o nosso testemunho não é coerente com os preceitos de Jesus.

 Para preservar os ensinamentos do Evangelho devemos desejar ao outro tudo o que desejarmos também para nós. Não podemos querer seguir Jesus entrando pela porta larga, pois ela nos leva ao caminho do contra testemunho, da negação aos Seus ensinamentos.
  
A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, que, embora difíceis de viver, dá acesso ao caminho que nos leva à vida eterna. Muitas vezes, queremos seguir o caminho mais fácil e que nos custa menos, por isso, caminhamos para a perdição. 

2º Reflexão Apostólica
Os animais, por sua condição, são incapazes de compreender se estamos dando a eles um delicioso prato que preparamos com amor para toda a família ou simplesmente qualquer comida para alimentá-los. Nunca poderão comparar, não porque sejam maus e não a mereçam, mas simplesmente porque não tem a consciência do ser humano para saber discernir.

Assim também acontece quando entregamos aos demais nossos valores: nossa fé, nossos sonhos e esperanças. É preciso fazê-lo a quem possa entender a mensagem e seu valor, e o que isto pode significar para a sua vida. Não nos desgastemos com quem não quer receber, ou simplesmente não vai entender a mensagem e venha até a interpretar mal a nossa boa intenção.

" ... não joguem as suas pérolas para os porcos...". Às vezes não adianta continuar tentando levar a Palavra de Deus, onde não estamos sendo bem recebidos. Se as pessoas as quais estamos tentando evangelizar não querem ouvir a palavra de Jesus de jeito nenhum, é melhor desistir, rezar por aquelas pessoas, e pegar nossa viola e cantar noutro lugar. O próprio Cristo é quem nos aconselha a fazer isso. A não desperdiçar as pérolas preciosas que é a palavra do Mestre, sendo que existem outras pessoas querendo refletir sobre a mensagem de Jesus.

Nós também não gostaríamos se alguém de outra religião ficasse torrando a nossa paciência, insistentemente tentando nos levar para a sua igreja a qualquer custo, convidando-nos toda hora, repetindo sem parar frases decoradas da bíblia. Isso não funciona. Faz efeito contrário. Em vez de nos converter, vai nos irritar, nos aborrecer. E o que eu não quero para mim, eu não devo querer para os outros.

 "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês". Dê todo apoio e assistência aos seus pais na sua velhice, para que os seus filhos façam o mesmo por você um dia.  Dê muitas esmolas, pra acumular tesouro no céu e por que você não sabe se um dia terá de pedir esmolas também.  Ajude àquele homem com a perna quebrada, pois talvez a tua perna se quebre um dia. Faça o bem a  quantas pessoas você puder. Pois um dia, ainda nessa vida, alguém, com certeza irá  socorrer você também. 

Assim, a toda ajuda que prestamos ao irmão(ã) durante esta vida, teremos dupla recompensa. Já aqui na terra, através da ajuda de outras pessoas, e principalmente a recompensa na vida eterna, que é a melhor.

Portanto, não percamos nenhuma oportunidade de fazer o bem sem olhar a quem. Pois esse é o melhor investimento que faremos nesta vida. Melhor que investir no Banco do Brasil, na Caixa Federal ou em outros Bancos. Pois que a nossa estada provisória nesta vida, tem o sentido exato de preparação para a vida eterna.

Se estamos aqui somente para aproveitar, curtir e ser felizes, vamos acabar desenganados decepcionados e infelizes. Porque esta vida é mesclada de amores e dores. Junto com a pessoa amada com a  qual esperamos passar os melhores e mais felizes momentos da nossa vida para sempre, podemos sofrer grandes desilusões. Não existe felicidade plena nesta vida.

Teremos momentos felizes, ou ilusoriamente felizes, e muita parte desagradável, pois a dor, o aborrecimento está contido no  nosso viver terreno.  

A “porta estreita” refere-se à necessidade de reconhecer que a proposta evangélica pode parecer um caminho difícil, mas sabemos que é o mais edificante. A assimilação destas condições pressupõe uma formação especial que só se dá no seguimento de Jesus.

Como vimos, neste Evangelho, Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes para não desperdiçarmos o bem precioso que temos nas mãos.

Somos cristãos, carregamos em nós a riqueza do Espírito Santo que nos dá dons preciosos para nossa caminhada, por isso, não devemos nos expor às investidas da mentalidade mundana sem estarmos preparados.

Muitas vezes nós banalizamos as coisas de Deus e perdemos o nosso precioso tempo discutindo e medindo forças com pessoas que não têm conhecimento de Deus e querem nos influenciar e destruir a nossa fé e a nossa esperança nas promessas divinas. Assim fazendo nós estamos dando aos porcos as nossas pérolas. Precisamos, portanto, aproveitar bem o que o Senhor colocou à nossa disposição.

A Palavra de Deus é um tesouro e ao mesmo tempo uma arma que Deus coloca a nosso favor, por isso, precisamos sempre estar fundamentados nos Seus ensinamentos para vivermos em harmonia com Deus e os irmãos.

Algumas pessoas confundem os ensinamentos do Evangelho e vulgarizam a Palavra de Deus de acordo com as suas conveniências.

Quando nós preservamos os ensinamentos do Evangelho nós aprendemos a desejar para o outro aquilo que desejaríamos também para nós.

As nossas atitudes com os nossos irmãos, as nossas ações diante dos apelos do mundo que nos acena com as coisas fáceis e ilusórias mostram se estamos realmente fazendo o itinerário do caminho que nos leva à vida. A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, difíceis de vivenciarmos, mas que nos leva à vida eterna. O homem que tem uma vida “fácil” perde-se também com facilidade, porque coloca a sua alma naquilo que só dá prazer.

Muitas vezes queremos seguir o caminho mais fácil, que nos custa menos, no entanto, é a estrada que nos leva a perdição.

A porta estreita é a vivência do amor, é o amor vivido em atos concretos. A porta larga é o egoísmo, o querer só para si esquecendo que a Lei e os Profetas consistem em amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.

Você costuma banalizar a Palavra de Deus dizendo que as coisas mudaram? Você brinca com as coisas santas? Você conta anedotas que vulgarizam as coisas santas? O que você faz quando as pessoas o (a) desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida? Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário? Você costuma discutir as coisas de Deus com pessoas alheias ao assunto, querendo convencê-las?
 
AINDA QUE...
Não desanime; todo aquele que chegou onde está, começou onde estava.  

Ainda que você tenha todo o direito de estar irado, você também tem todo o direito de renunciar à sua ira. Isto porque, quando você abdica da sua ira, você abre um espaço maior para a alegria. Ainda que o seu primeiro impulso seja o de retaliar, você estará numa posição muito melhor quando perdoar e buscar reconciliação. 

Ainda que o mundo seja frequentemente cruel e injusto, ainda assim você não precisa ser arrastado para baixo por ele. Quanto mais você aceitar a realidade, mais condições você terá de aprimorar este mundo. Ainda que muitas coisas surjam a ponto de muito o frustrar, você sempre poderá optar por uma resposta paciente e graciosa. Ao agir assim, você estará construindo vitalidade ao focar sua energia em coisas mais positivas e concentrar-se numa produtiva direção. 

Ainda que as circunstâncias possam se posicionar ao contrário do que você planejou, você pode – ainda assim – continuar se movimentando na direção que você escolheu. Genuíno sucesso depende muito pouco o que você deseja e muito mais em ser o melhor que você possa ser – pela graça de Deus. Ainda que a vida lhe apresente os seus retrocessos, desapontamentos e tragédias, isso tudo não se compara com as positivas possibilidades que aumentam a cada dia. Tome a decisão de viver a indescritível bênção que é a sua vida e essa mesma vida poderá surpreendê-lo abundantemente – para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário