Seguidores

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Evangelho do dia 15 de junho solenidade de CORPUS CHRISTI

15 junho - O triunfo de luz, de cantos, de perfumes e de mil coisas lindas que envolvem, por uma hora, o Rei da glória, simboliza as festas triunfais com que Jesus é glorificado continuamente por uma alma eleita. (L 190). São Jose Marello

Leitura do santo Evangelho segundo São João 6,51-58

""Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre"." 

Meditação:
 

A Eucaristia é o sacramento que manifesta eficazmente na comunidade esse compromisso com a encarnação e a morte de Jesus.

O tema do pão domina o capitulo 6 de João. Depois que Jesus afirmou: "O pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo", os judeus discutiam como podia ser isto.

O Evangelho de hoje dá um ensinamento difícil de entender, para os judeus daquela época, e para todo homem ou mulher de qualquer tempo: Jesus anuncia que se dá a nós como comida, fazendo referência claramente ao mistério da Eucaristia, o grande presente de Deus.
Na Sagrada Escritura, e em toda tradição cultural, a simbologia do pão é muito clara: representa o alimento básico que todo homem necessita para viver.
É um modo mais concreto de dizer comida, tomando a imagem mais freqüente em todas as culturas. Cristo usa esta imagem aplicando-a à vida humana, mais além da mera subsistência biológica.
Da mesma forma que todo homem necessita comer, se alimentar, para que seu corpo se desenvolva normalmente, igualmente todo homem necessita de Cristo para crescer e viver como ser humano, que ama e é amado, que conhece e é conhecido, que se relaciona com tudo o que o rodeia. Jesus Cristo, como lembrava com freqüência João Paulo II, é o Homem perfeito, aquele que revela plenamente o homem ao próprio homem, levando-o à sua plenitude (Gaudium et spes 22).
É Jesus mesmo quem o afirma: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente!” “O Pão alimenta e une as pessoas.
 Cristo é o verdadeiro alimento descido do céu que nos fortalece na busca da eternidade. E a eternidade, que começa já, aqui e agora, consiste na vivência do poder amoroso de Deus operando em nós por meio de Jesus Cristo, pão vivo que vem do céu pela força do Espírito Santo.

Jesus é o pão que nós tocamos, vemos e vivemos pela Palavra e pela Eucaristia que nos foram deixados como sustento. “Assim como o alimento é necessário para a vida do ser humano, o pão eucarístico é fundamental para a vida do cristão”.
A carne e o sangue de Jesus são nutrientes que dão vida à nossa alma! Pela Eucaristia nós passamos a pertencer a Nosso Senhor e Ele passa a habitar em nós.

O "comer" e "beber" tem o sentido último de identificar-se com Jesus e segui-lo no cumprimento da vontade do Pai. É uma comunhão de amor que se traduz em gestos concretos em vista da libertação dos oprimidos e da restauração da vida em plenitude entre todos homens e mulheres, neste mundo. O próprio Jesus é o alimento e a fonte deste amor e desta vida, que é eterna.

Quem comunga o Corpo e o Sangue de Cristo fica semelhante a Ele e manifesta no mundo o Seu poder e a Sua glória pela vivência do Amor.

Porém, para que possamos ter esta santa intimidade com Ele precisamos nos alimentar literalmente do Corpo e do Sangue de Jesus.

“A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida”. Ele jamais diz: “a minha carne e o meu sangue são simbolicamente uma comida e bebida”. 

Jesus confirma, por quatro vezes, a sua carne e seu sangue como comida e bebida. Ao redor da mesa eucarística a comunidade de fé faz a experiência da comunhão com o ressuscitado.

Você também se admira de Jesus ter dito estas palavras? Quando você adora a Jesus Sacramentado, você tem consciência de que ali está o Corpo e o Sangue de Jesus? Qual é o efeito que este pensamento provoca em você? 

Medite sobre esta afirmação de Jesus, “Eu sou o pão da vida” e pense na sua vida, o que você tem experimentado e o que você tem sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a você a nova vida.

Reflexão Apostólica:

A vida definitiva se encontra justamente na condição humana de Jesus (carne): Jesus é o Filho de Deus que se encarnou para dar vida aos homens, isto é, para viver em favor dos homens.

A vida definitiva começa quando os homens, comprometendo-se com Jesus, aceitam a própria condição humana e vivem em favor dos outros. E Jesus dá um passo além: ele vai oferecer sua própria vida(carne e sangue) em favor dos homens. Por isso, o compromisso com Jesus exige que também o fiel esteja disposto a dar a própria vida em favor dos outros.

Jesus não é só alimento; é também nossa melhor companhia. Uma alegria compartilhada é uma alegria maior, e uma dor compartilhada é mais leve. Por isso o Senhor nos deixou uma forma de nos acompanhar no mais íntimo que sua presença como Criador do mundo.
 O Catecismo nos lembra que Deus está em todos os lugares; mas seu amor delicado fez com que ficasse perto de nós de um modo especial: na Eucaristia. Esta presença, esta companhia é tão íntima que nos permite tê-lo dentro do nosso coração.

 Já não é só um Deus que cuida para estar perto da sua criatura; nem sequer um bom amigo que está ao nosso lado. É Alguém que entra na nossa alma, que nos acompanha a partir do mais íntimo do nosso coração, desde o fundo da nossa alma.
Sabemos que precisamos comer para viver, que não podemos agüentar nem um dia sem beber; conhecemos nossas limitações e fraquezas, mas no campo do espírito, na nossa relação com Deus, somos muitos esquecidos.

 Esquecemos que sem o alimento dos sacramentos, sem nos nutrirmos da Sagrada Escritura, a alma se enfraquece, perde força, e vai sendo invadida por uma anemia espiritual.
 Jesus, conhecendo nossa fraqueza, lembra-nos expressamente: Se não comerdes minha carne e não beberdes o meu sangue, não tereis vida em vós. Se descuidamos dos sacramentos, se acreditamos que somos tão fortes que podemos ser santos com nossas próprias forças, vamos fracassar.
 Sejamos humildes, simples e aproximemo-nos para receber o alimento da Eucaristia, este maravilhoso presente que Deus nos deu para nos acompanhar na nossa peregrinação por esta vida, a caminho do céu.

 A Eucaristia é o sacramento que manifesta eficazmente na comunidade esse compromisso com a encarnação e a morte de Jesus.
 Valorizemos o dom da Eucaristia, mistério pelo qual Cristo nos acompanha íntima e proximamente.

Propósito:
Pai, faze que eu entenda cada vez mais o sentido da Eucaristia, sacramento de comunhão transformadora com o teu Filho Jesus. Que ela seja, para mim, fonte de vida eterna.

PENSAMENTOS E REALIDADE
Nossa vida é determinada pelos pensamentos que povoam a nossa mente.  
Se você soubesse com toda a certeza que o seu pensar -instantaneamente - se transformaria em realidade diante dos seus olhos…qual seria a natureza dos seus próximos pensamentos? Você focalizaria seus pensamentos em preocupação, ira, ressentimento ou eles se direcionariam em positivas possibilidades? 

Claro que os seus pensamentos não se transformam instantaneamente em realidade. Porém, os seus pensamentos tem uma influência poderosa sobre para onde a sua vida estará se dirigindo. Isso porque as suas ações são determinadas pelos seus pensamentos; e as ações que você toma tem um grande e significativo impacto sobre a sua vida e sobre o seu mundo e seu universo de influência. 

A realidade é que os pensamentos que estão mais consistentes na sua mente, tem sim, o potencial de se tornar uma realidade. É apenas uma questão de tempo. Portanto, submeta a sua mente, seus pensamentos a Deus. A qualidade da sua vida, o seu estilo de vida tanto no presente como no future serão determinados pelos seus pensamentos. Pense: o que aconteceria na sua vida se os seus pensamentos se tornassem mesmo uma realidade? Pense mesmo nisso porque isso é exatamente o que pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário