Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Evangelho do dia 22 de julho sexta feira

22 julho - A obediência pode substituir tudo e com êxito infalível. As vidas dos santos
fundadores de Ordens religiosas são uma demonstração evidente desta verdade, nunca suficientemente colocada em evidência nas instituições onde se devem administrar muitas vontades para um único fim. (L 76). SÃO JOSE MARELLO
João 20,1-2.11-18

"No primeiro dia da semana, bem de madrugada,...Maria Madalena tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando..., inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus... Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras". Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus, de pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo". Então Jesus falou: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabûni!" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor", e contou o que ele lhe tinha dito." 

Meditação: 
O evangelho de João dá um destaque particular a Maria Madalena ao narrar a sua visita, sozinha, ao túmulo de Jesus. Maria, até então, pensa que a morte triunfou, para ela ainda "estava escuro" (Jo 20,1).
Sua visita ao túmulo é um culto saudoso ao morto, e chora. Ela tem dificuldades em reconhecer o próprio Jesus que lhe está próximo e lhe fala.
Ela o reconhece quando é chamada pelo seu próprio nome. É o pastor que chama as ovelhas, e elas conhecem sua voz. Maria pensa em reter o Jesus que tem na memória, porém sua forma de presença, agora, é diferente. Jesus é encontrado na partilha em comunidade e na missão.
No primeiro dia da semana, bem cedo,quando ainda estava escuro, quer isso dizer na incerteza e dúvidas sobre o cumprimento das promessas da Ressurreição de Jesus, vai uma mulher ao sepulcro. Porque mulher? Jesus quer nos ensinar que são os excluídos os primeiros a acolher a boa nova. Até nisso se cumprem às palavras do Mestre. Maria Madalena hoje sou eu és tu quando excluído, censurado, caluniado e acusado de pecador público ou por qualquer motivo. Assim como ela com amor e carinho, porque muito foi perdoada procura, busca e vai ao sepulcro e vê que a pedra estava tirada do sepulcro assim eu, e tu temos esta missão.
Correr, à procura de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e lhes diz: Retiraram o Senhor, e não sabemos onde o puseram. A única diferença é que enquanto Maria Madalena foi duvidando. Nós já não temos porque duvidar porque ela nos ensina a dizer: Rabbuni! Que significa: meu mestre e a irmos anunciá-lo: Vi o Senhor, e eis o que me disse e mais com Tomé a minha e tua dúvida foram eliminadas. Jesus não foi roubado. Ele ressuscitou. Veja que, Pedro com o outro discípulo, dirigiu-se ao sepulcro. Eles viram e acreditaram.
Um pouco de Maria que ficara chorando perto do sepulcro: Inclinando-se, a soluçar para sepulcro, vê dois anjos vestidos de brancos, sentados um à cabeceira, outro aos pés do lugar onde tinha repousado o corpo de Jesus. Perguntaram-lhe: Mulher, por que choras? Levaram o meu Senhor, respondeu ela, e não sei onde o puseram. Dizendo isto,volta-se para trás,e vê Jesus de pé, mas não percebeu que era ele. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Tonando-o pelo jardineiro, ela lhe diz: Senhor,se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste, para que eu vá busca-lo. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela,voltando-se,disse-lhe em hebraico: Rabbuni!, que segnifica: meu mestre. Disse-lhe Jesus: Deixa-me; não subi ainda ao Pai. Vai antes procurar meus irmãos,e dize-lhes que subo a meu Pai, meu Deus e vosso Deus. Foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor, e eis o que me disse.
A cena comovente do encontro de Maria de Mágdala com Jesus evidencia a mudança de relacionamento entre o discípulo e o Mestre, operada a partir da ressurreição. A nova condição de Jesus exigia um novo tipo de relacionamento.
Maria expressou o carinho que nutria por Jesus nos vários detalhes de seu comportamento. A notícia do desaparecimento do corpo do Senhor deixou-a perplexa. Com isso, perdia um sinal seguro da presença do amigo querido, mesmo reduzido a um cadáver. Sem ele, não teria um lugar preciso ao qual se dirigir quando quisesse prantear a perda irreparável do amigo. Por isso, mesmo que todos tivessem se afastado, ela permaneceu sozinha, à entrada do túmulo, chorando.
Seu diálogo com os anjos ocorreu de maneira espontânea, sem ela se dar conta de estar falando com seres celestes. Só lhe importava saber onde puseram o meu Senhor. Da mesma forma aconteceu o diálogo com o Ressuscitado. Num primeiro momento, Maria pensou tratar-se de um jardineiro. Demonstrando uma admirável fortaleza de ânimo mostrou-se disposta a ir, sozinha, buscar o cadáver do Mestre para recolocá-lo no sepulcro. Tão logo reconheceu a voz do Mestre, tentou agarrar-se a ele. Ele, porém, exortou-a a mudar de comportamento. Doravante, o sinal de amizade que o Senhor queria dela era que se tornasse missionária da ressurreição. Já se fora o tempo em que podia tocá-lo fisicamente.
Embora fosse apenas uma pecadora famosa de sua cidade, Maria Madalena, nascida em Magdala, na Galiléia, teve uma participação importantíssima na passagem de Jesus pela Terra. Ela foi perdoada publicamente por Ele, que a formou como exemplo de que seu Pai acolhia a todos, desde que chegassem ao arrependimento. Além disto, foi ainda a escolhida para ser a primeira testemunha da Ressurreição. Que como ela e com ela digamos: Eu vi o Senhor!
Reflexão Apostólica:

Hoje a Igreja celebra a memória, ou seja, a vida de santidade de uma das "Marias" que, ao lado de Nossa Senhora, estiveram nos mistérios da vida de Jesus nosso Senhor e Salvador, porém não podemos fazer a reflexão do evangelho de hoje sem antes irmos ao início da história de salvação dessa mulher tão especial para Jesus e tão exemplo de transformação e mudança de vida para nós.

Maria Madalena foi e sempre será exemplo de conversão, cura, fidelidade e amor para mim e para o mundo porque ela viu o Senhor e permitiu que Ele a enxergasse além das suas misérias, fraquezas e pecados.

Ela deixou que Jesus atingisse o seu coração e a perdoasse, dizendo: "Ninguém te condenou? [...] Nem eu te condeno". E a partir desse momento, uma grande obra de conversão e mudança de vida estava começando na vida daquela mulher adúltera e que por pouco não morreu apedrejada pelos escribas e fariseus.

O Senhor a retirou do fundo do poço, de um lugar onde ela não via mais saída nem esperança e lhe deu um novo sentido de viver restaurando sua alma e amando sua pequenez.

Depois de ter experimentado o imenso amor de Jesus ela foi curada e não conseguiu mais sair de perto do seu Senhor, tornando-se uma discípula fiel durante toda a paixão de Cristo, prova disto é sua presença ao lado da Virgem Santíssima aos pés da cruz da Nossa Salvação.

Depois disso, e agora sim vem a parte do nosso evangelho de hoje, a presença de Maria Madalena em prantos na madruga do terceiro dia da morte de Jesus, tendo como prêmio a graça de ser a primeira a experimentar a alegria da Ressurreição de Cristo, o qual a abordou de maneira reveladora dizendo: "Maria!" e este foi reconhecido pela ovelha que conhece a voz do Pastor, pois disse Maria Madalena em hebraico: "Raboni" ela viveu o maior de todos os seus momentos ao lado do Senhor.  Maria Madalena, de liberta, foi tornada libertadora, já que rapidamente anunciou aos Apóstolos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte.

Liberte-se você também, hoje, de todas as suas amarras e torne-se um fiel seguidor daquele que quer ser o seu Senhor!!! Corra ao encontro de Jesus, pois Ele não te condenará, pelo contrário Ele estenderá a mão ao seu encontro e lhe inflamará de amor!!!!
Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Propósito:

Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário