domingo, 8 de setembro de 2024

Evangelho do dia 10 de setembro terça feira 2024

 

10 setembro - Sintamo-nos satisfeitos mesmo quando não estamos contentes: basta-nos que Deus esteja contente. (S 183). São Jose Marello

 


Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 6,12-19 10 set 2024

 12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

 A escolha dos discípulos (Lc 6, 12-19)

        Antes de escolher os 12 discípulos entre muitos outros que o seguiam, Jesus permaneceu a noite inteira falando com o Pai. Rezando. 

        Porque doze? Era tradição das comunidades oriundas do judaísmo escolher doze homens os quais exerciam a liderança da igreja.  Jesus, respeitando a tradição, escolheu 12 discípulos.

        Os doze apóstolos. Lucas coloca a es­colha dos Doze imediatamente antes do "Grande Sermão", de modo que ela assume o caráter de uma instrução oficial para toda a Igreja reunida sob seus chefes. A importância da decisão de Jesus ao escolher os Doze é sublinhada pela menção de sua vigília durante a noite toda. Ele reúne todos os dis­cípulos, escolhendo dentre eles o grupo central. Três deles já encontramos antes e encontraremos de novo (Pedro, Tiago e João), outro desempenhará um gran­de papel mais tarde (Judas Iscariot); mas os restan­tes são mencionados apenas aqui pelo Evangelho de Lucas. O fato de haver doze é importante em si, porque esses chefes cristãos devem governar o Israel renovado no lugar dos patriarcas de outrora confira em (Lc 22,29-30).

        Os Doze são chamados "apóstolos", da palavra grega apostellõ, que significa "enviar". André é agora mencionado junto com Simão Pedro, seu irmão depois os irmãos Zebedeu. Filipe e Tomé são conhecidos do Evangelho de João. Sobre Bartolomeu e Tiago, filho de Alfeu, o Novo Testamento não nos diz mais nada. Mateus é chamado "coletor de impostos" em Mt 10,3. O segundo Simão é chamado "Zelote", título que o alinha com os nacionalistas judeus que tramavam a expulsão dos romanos daquele território invadido e dominado. Judas, filho de Tiago, também é mencionado no Evangelho de João (Jo 14,22), mas, além disso só nos escritos de Lucas (J, 13), onde assume o lugar de Tadeu na lista tradicional (Mc 3,18; Mt 10,3). É provável que sejam dois nomes para a mesma pessoa. O significado de "Iscariot" é motivo de especulação; talvez seja "originário de Keriot" (povoado da Judéia).

        Jesus reza antes de tomar a grande decisão da escolha dos 12 discípulos que seriam com exceção de Judas as pilastras mestras da Igreja Católica, os primeiros sacerdotes sendo que um deles seria o primeiro Papa.  Será que Cristo precisava mesmo fazer isso? Passar a noite inteira em oração? Ou só o fez para nos dar o exemplo?  Seja como for, Ele passa a noite inteira falando com o Pai, explicando, pedindo, decidindo, e sabe lá o que mais. E no outro dia, não estava sonolento, pois sua natureza divina o satisfazia do sono assim como da fome, da sede, conforme o caso.  

        E você? E eu? E nós?  Prezados irmãos. Quantas noites já passamos em oração?  Será que rezamos antes de uma grande decisão como, por exemplo... quando vamos pedir a mão daquela moça em casamento?  Ou quando vamos escolher os padrinhos para nossos filhos?  Sabe, muitas vezes até nos esquecemos de Deus nas nossas escolhas e decisões. E mais tarde, quando a vaca vai para o brejo, quando descobrimos que fizemos a escolha errada, é que nos lembramos de Jesus, é quando nos lembramos de rezar. É, somos assim, às vezes nos sentindo auto-suficientes achando que não precisamos de Deus, e em seguida quando tudo começa a desandar, caímos em nós e baixamos a crista, reconhecendo a nossa fraqueza, nossa estupidez e talvez nossa pouca fé.

 Planejamento e Oração, Liderança e Firmeza de ânimo

        Sempre que Jesus se isolava para rezar, no outro dia podia se preparar que vinha uma grande decisão. Dessa vez foi a escolha dos Doze Apóstolos. Perceba que apesar dEle ter o raciocínio rápido até demais para dar as respostas mais sensatas, na hora de tomar decisões importantes Ele passava a noite inteira em reflexão. Ele traçou um plano de vida, e queria cumprir sem dar margem a erros. Então essa deve ser a primeira lição de hoje para nós: buscar uma meta, um objetivo de vida, e traçar um plano para alcançá-lo. O plano de Jesus foi difundir o Evangelho para toda a humanidade. O nosso não precisa ser tão pretensioso, mas quem não sabe onde quer chegar, não vai a lugar nenhum.

        Outro ponto importante é que Jesus, sendo um líder servidor, com certeza acompanhava um por um dos seus Doze Apóstolos e Amigos. Devia conhecer a intimidade de cada um, seus anseios, suas preocupações, suas dúvidas, seus amores... e no decorrer dos 3 anos deve ter feito um profundo processo de cura e transformação nesses 12 homens, para que eles soubessem como deveriam ser com os seus próprios seguidores, quando chegasse a vez deles. Jesus sabia que estava formando os 12 não para Ele próprio, mas para o mundo... Como um verdadeiro Pai, que escuta, acolhe, compreende, perdoa, e dá forças e meios para superar as dificuldades, e principalmente as próprias limitações. Ah, como seria bom se tivéssemos mais líderes assim, mais padres, mais coordenadores, mais pais, mais mães, mais irmãos mais velhos, mais professores que se sentissem responsáveis pelos seus... Mas parece que eles próprios, por não terem recebido o exemplo, não se acham aptos a desempenhar o papel de preparar os corações para o mundo...

        Por fim, a "força" que saía de Jesus e que curava a todos. Na linguagem de hoje, poderíamos dizer que Jesus era uma pessoa que tinha "presença". Todos nós já estivemos em contato com uma pessoa que parece realmente ter luz própria... que parece nunca fraquejar, mas que está sempre feliz e transmitindo energia. Pessoas assim atraem tudo de bom e de ruim para si. A postura é sempre impecável, e mesmo quando não está no centro das atenções, parece até se divertir com isso... Mesmo lidando com doenças e demônios, Jesus conservava uma atitude positiva, e com certeza só conseguia vencer os obstáculos porque conservava a firmeza de ânimo. É isso que nós devemos praticar em nós: firmeza de ânimo. Uma atitude positiva mesmo frente aos problemas da vida é o que irá nos fazer superar todas as dificuldades. Será que as pessoas que vivem animadas e sorrindo não têm problemas na vida? Às vezes tem até mais que você e eu! Portanto, lembre-se que uma atitude positiva pode até não resolver o seu problema, mas a atitude negativa, com certeza vai piorá-lo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVANGELHO DO DIA 22 SETEMBRO 2024 - 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

    22 setembro - Para praticar o bem, as próprias paixões ajudam: ajudam quando não tomam o predomínio e se deixam guiar pela razão, a cujo...