Seguidores

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Evangelho do dia 28 de julho sexta feira 2023

 

28 julho - Sede sempre obedientes, ainda que a obediência exija grandes sacrifícios. (S 354). SÃO JOSE MARELLO

 


Evangelho (Mt 13,18-23): 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta». 

Meditação:

 Estamos diante de duas realidades: de um lado o nosso coração e do outro o Coração de Jesus. O meu e o teu coração são comparáveis aos quatro terrenos da história: “o terreno do caminho”, “o solo cheio de pedras”, “a terra cheia de espinheiros” e “o terreno lavrado e bom”. Jesus é o Divino Semeador. A semente é a Sua Palavra de bondade e de sabedoria. E os diversos terrenos são os nossos corações, os nossos espíritos, onde Ele semeia Seus ensinamentos, cheio de bondade para conosco.
Como procedemos para com Jesus? Como respondemos à Sua bondade? O modo como damos resposta ao amor cuidadoso do Divino Mestre é que nos classifica espiritualmente, isto é, mostra que espécie de terreno existe em nossa alma. Cada coração humano é uma espécie de terra, um dos quatro solos da parábola.
Quando alguém OUVE a palavra do Evangelho e não procura compreendê-la, nem lhe dá valor, aparecem as forças do mal e arrebatam o que foi semeado no seu coração, tais como os passarinhos comeram as sementes. E sabe de que modo? Fazendo com que a alma esqueça o que ouviu, dando outros pensamentos à pessoa, fazendo com que ela se desinteresse das coisas espirituais. E a alma fica indiferente aos ensinamentos divinos. O coração dessa pessoa é semelhante ao “terreno do caminho”, aonde a semente não chegou a penetrar.
E o que é dito do pedregoso? Ele é a imagem da pessoa que recebe os ensinamentos de Jesus com muita alegria. São exemplos as pessoas entusiasmadas com o serviço cristão, mas cuja animação dura pouco. Quando surgem as zombarias, as perseguições ou os sofrimentos, a alma, que é inconstante, abandona o caminho do Evangelho e logo definham e param de rezar deixando cair tudo para o chão ou jogando na água as graças que haviam recebido de Deus.
O solo é a “terra cheia de espinheiros”. É o caso das pessoas que recebem a palavra do Evangelho, mas, depois abandonam o caminho cristão por causa das grandezas falsas do mundo e da sedução das riquezas. Ouviram o Evangelho, mas se interessaram mais pelos negócios, pelos lucros, pelas vaidades da vida, pelo cuidado exclusivo das coisas da terra. Só pensam em automóveis de luxo, sonham com caminhões, imaginam-se ricos. A princípio, sabiam repartir com os pobres o seu dinheirinho, porém, agora só pensam em juntá-lo: a caridade morreu nos seus corações. O mundo, com suas riquezas falsas, seduziu suas almas e sufocou a plantinha de Deus em seus espíritos. Trocaram Jesus pelos sonhos e ambições de carros de luxo, de figurinos, de roupas elegantes, de campos de esporte, de concursos de beleza, de grandezas sociais. A plantinha de Deus foi sufocada pelos espinhos do egoísmo e das ilusões da vida material. E parece que morreu em seus corações. Você é um destes? E senão for com certeza na tua família existem pessoas assim.
O quarto terreno, “a terra lavrada e boa”, é o símbolo do coração que escuta o Evangelho, procurando compreendê-lo e praticá-lo na vida. É a alma que estuda a palavra do Senhor, percebendo que está neste mundo para aprender a Verdade e o Bem. E, assim, dá frutos de bondade e eleva-se para Deus. Abandona seus vícios e maus hábitos, dedicando-se à prática das virtudes, guardando a fé no coração, socorrendo carinhosamente os necessitados e sofredores e buscando os conselhos de Deus no Evangelho de Cristo.
O coração de uma criança verdadeiramente cristã é o bom terreno da parábola: cada semente de Jesus se transforma em trinta, sessenta ou cem bênçãos de bondade, de fé e de auxílio ao próximo. O coração dessa criança deseja conhecer sempre mais e melhor os ensinos cristãos. E se esforça sinceramente para fazer a Vontade Divina: amar e perdoar, crer e ajudar, aprender e servir. Que nós, guardando a humildade de coração, nos esforcemos para ser, se ainda não o somos, o bom terreno, que recebe os grãos de luz do Divino Semeador e dá muitos frutos de sabedoria e bondade. 

Reflexão Apostólica:

Que tipo de terra eu sou?  Como o chão duro da beirado caminho, comparado aos de coração duro que rejeita a palavra de Deus e depois vem o demônio e a retira de mim?
Ou eu sou como aquele solo pedregoso, em que a semente (palavra) caiu. Eu sou aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida, mas assim como o calor do sol que aquece as pedras fez morrer os brotos, quando me vem uma perseguição eu saio correndo da igreja e não quero mais saber de evangelizar?
Talvez eu seja como o terreno que recebeu a semente entre os espinhos, os quais sufocaram as plantinhas. Assim também, o meu carro, a minha moto, as minhas casas e meus apartamentos para não falar das minhas viagens têm dificultado muito ou sufocado em mim a vontade, e o tempo de ir à santa missa me encontrar com Deus e com meu irmão?
Por último, como eu gostaria de ser aquela terra boa na qual a semente caiu e produziu muitos frutos! Como eu gostaria de entender, de interpretar melhor a palavra de Deus e de explicá-la a milhões de pessoas! Ah como eu gostaria de ser hoje mais jovem, ou mesmo um jovem para começar tudo de novo, porém seguindo por outro caminho, não que eu esteja arrependido do caminho por onde passei. Mais para poder absorver mais e melhor a mensagem de Cristo e semeá-la por todos os tipos de terras, semelhante àquele que ouve a palavra e a compreende, e produz muitos frutos: cem por um, sessenta por um, trinta por um.

“(…) As sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita“. Não há o que comentar nesse evangelho. Eu não me atreveria a colocar qualquer “vírgula” na explicação do Senhor, pois como Ele mesmo diz: “(…) Quem tem ouvidos que ouça”.

Ouvir… Um pré-requisito?
Todos que se empenham em levar essa mensagem em um determinado momento também precisarão parar somente para ouvir. Vejo-nos muitas vezes como Marta… Inquietos. Na missa estamos no canto, nas leituras ou no comentário; nos grupos a qual participamos nos empenhamos na condução, no louvor, na intercessão, (…) A palavra que está sendo semeada “nas pessoas” também deve atingir a nossa terra.
O que Jesus fazia, dizia, operava, (…) virou motivo de ser registrado. Aquilo que acontecia no pé de uma montanha, as margens de um lago ou em meio a multidão geravam um aprendizado constante. Esse evangelho de hoje é um dos poucos momentos em que se é registrado um ensino particular, onde Jesus, sondado por seus amigos, explica o significado da parábola do semeador.
A maior parte do que foi ensinado por Jesus se deu em meio ao povo, sem separações, ou distinções e é por isso que TODOS que participam, por exemplo, de uma missa ou celebração devem entender que são testemunhas de um milagre, e não os construtores dele. Um ministério imaturo, um comentarista aparecido que resolve “dar um show” precisam rever como anda sua terra, pois se assim o persistirem logo logo a terra não será tão fértil como antes.
Se a condição da semente é ouvir, porque não nos calamos um pouco?

 “(…) Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada“. (Lc 10,41-42)

Deus fala conosco do jeito melhor que Ele encontra para que isso aconteça, visto que encontra dificuldade em nos ver parar para escutá-lo. Às vezes uma frase solta no ar, uma mensagem num para - choque de carro, e mail de internet ou até mesmo algo que ouvimos de uma pessoa que pouco conhecemos. Quantas vezes “desprezamos” a mensagem que era ensinada ou pregada por um irmão de comunidade, pois alegamos que “já sabemos” o que ele(a) vai dizer?
Jesus nos convida a apresentar nossas mazelas, sonhos, dificuldades e nos promete ajudar a carregá-las, mas por vezes também nos chama a reflexão, a introspecção, ao silêncio que brota da HUMILDADE. Conheço pessoas que não se deixaram ser curadas por Deus, pois estavam “servindo”, pessoas que cantam lindamente, mas não se deixam ser tocadas pela canção…
É claro que um padre não vai se lançar em prantos em meio a uma homilia, pois Deus sabe o momento que deve lançar a semente, sendo assim tão pouco o nosso “testemunho de bolso” ou nossa canção converterá a ninguém que não tenha sua terra revirada e adubada pela palavra. Não adianta forçar a graça se ela não acontece em mim.

 “(…) Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.”. (At 1,6-8)

Nossas palavras, nosso canto, nossas pregações produzem frutos à medida que OUVIMOS, ENTENDEMOS e OPORTUNIZAMOS outros encontros. Com as novas técnicas da agronomia, algumas plantas crescem em um lugar, mas quando viram mudas, são plantadas em outro. Deixemos a semente de hoje virar uma muda em nosso coração para que seja plantada no coração daqueles a quem seremos enviados.

Abramo-nos mais a graça de Deus em todas as ocasiões. Deixe Deus escolher o momento de arar a NOSSA terra. Se for hoje, assim seja.


Na existência, sentimentos como a alegria e o otimismo são importantes.
Nada pode destruir a felicidade de uma pessoa otimista.
Se sofrer desilusões, enfrente as tribulações com serenidade.
Construa a felicidade interior, desenvolvendo uma vida espiritual intensa, lendo, ouvindo e meditando a Palavra do Senhor. Toda sabedoria vem dele.
O temor de Deus é o princípio da sabedoria, que nos traz alegria e vida longa.


A verdadeira alegria está em Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário