Seguidores

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Evangelho do dia 20 de julho quinta feira 2023

 

20 julho - A caridade é o vínculo da unidade e a obediência é a sua salvaguarda. (L 76). SÃO JOSE MARELLO


Mateus 11,28-30

 ""Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.""  

Meditação:

 Ser discípulo de Jesus, conhecê-lo, desfrutar de sua presença e de suas palavras é encontrar a paz. É encontrar o repouso na dinâmica do amor e da partilha da vida.

Jesus, manso e humilde de coração é o Jesus presente no nosso dia a dia, na família, no trabalho, em nossa comunidade missionária, comunicando a todos a própria vida eterna.
Hoje, a palavra de Deus nos convida diretamente ao seguimento de Jesus, que também significa carregar com ele o jugo, tornando o nosso mais leve.

Parece contraditório Jesus convidar os que estão cansados a segui-lo carregando outros jugos. Isto, no entanto, é compreensível se reconhecemos que as cargas impostas ao povo pelas classes poderosas eram praticamente insuportáveis.
As pessoas eram submetidas ao jugo das leis, além de perderem sua liberdade e sua dignidade.

Jesus chama a ele os cansados, os aflitos, os oprimidos pelo peso das estruturas sociais, econômicas, políticas e religiosas do Império Romano e da monarquia da época.

Convida-os a participar de um projeto em que ser generoso, humano, solidário, acolhedor, não represente uma grande carga, mas sim uma possibilidade de libertação.
Hoje, os nossos povos ainda são oprimidos pelas estruturas de morte e pela injustiça imposta pelos poderosos a preço do sangue e da fome de muitos inocentes.

A guerra, o desemprego, os altos custos de vida, o endividamento, continuam sendo pesados fardos que se opõem ao projeto de Deus, por atentarem contra a justiça e a igualdade.

 Reflexão Apostólica:

Não há uma palavra ou sentença, no Evangelho de hoje, que não contenha um tesouro de pensamento para qualquer um que queira ouvir e aprender e o convite feito aqui é captado por três palavras: "Vinde a mim"

Quando escutamos e meditamos a Palavra de Deus, neste tempo do Advento, somos chamados à conversão, que não é apenas mudar de religião com muitos apregoam.

Precisamos, sim, arrepender dos nossos pecados e seguir os ensinamentos dos apóstolos de Cristo.

Não é exigida apenas uma mudança para a conversão. É uma decisão especial de deixar o pecado, confiar em Cristo e começar a segui-Lo.

O convite é "Vinde a mim" e isto significa que uma decisão deve ser tomada: a de afastar-se do erro e vir a Jesus Cristo.

Não se pode meditar sobre Jesus, com um coração honesto, sem ser motivado para vir a Ele.

Pode-se ler ou estudar sobre Ele, meramente por certos interesses acadêmicos, ou curiosidade intelectual. Entretanto, o conhecimento que se ganha deste tipo de estudo pode jamais resultar em qualquer conversão ou salvação.

Contudo, quando abrimos nossa mente -- quando nosso coração é bom -- quando sabemos que precisamos de alguma coisa melhor na vida e meditamos sobre Cristo, somos motivados a mudar nossa direção e vir a Ele que diz: "Sou manso e humilde de coração."

Na história de sua vida e sua obra experimentamos a brandura e mansidão de Cristo. Jamais nos esqueçamos disso.

Por causa do fardo do pecado a alma do pecador está cansada. Nossa obstinação e nosso pecado não nos dão paz, nem tranqüilidade, nem liberdade.

Nossos esforços para nos fazermos valer contra Deus, nossa obra para fazer a vontade do diabo, tudo isso põe um tremendo fardo sobre o coração, a vida e a alma.

Estamos pesadamente carregados, e labutamos sob esta lida e carga que é tentar viver sob nossa própria vontade e governo. Jesus quer nos ajudar a sair debaixo desse fardo! Ele é um amigo para os pecadores.

Jesus, mais do que ninguém, cuida daqueles que labutam e que estão pesadamente carregados sob o terrível fardo do pecado.

Ele oferece perdão aos culpados. Ele dá pureza aos impuros. Ele quer dar alimento aos necessitados. Ele quer retirar este fardo de nós, o fardo do pecado.

Neste Evangelho, Ele não se dirige àqueles que se sentem justos e dignos. Ele não perdeu muito tempo com os orgulhosos, a polícia religiosa, os hipócritas que não queriam acreditar. Ele se dirigia a todos os que labutam e estão sobrecarregados.

Estas são pessoas que sentem uma carga em suas vidas, sejam elas quais forem. Estas são pessoas que conhecem sua ansiedade, reconhecem seu remorso
A inquietação é uma das grandes características do mundo. Estamos com pressa e não sabemos para onde estamos indo.

Há fracasso, desapontamento e negligência de olho em nós. Parece difícil admitir que o descanso está somente em Cristo: descanso de consciência; descanso de esperança; descanso, conforto e paz; em contraste com a agitada natureza do pecado.

Observemos que isto não é como: Eu tenho alguma coisa e talvez você a encontre. Se viermos a ele, certamente a encontraremos!

Observemos a plena força das duas expressões: "Eu vos darei descanso... e encontrareis descanso!". Temos que acreditar nele e tomar a decisão pessoal de vir a Ele com obediência.
A exigência é ensinada em quatro palavras: "
Vinde...tomai...aprendei...encontrai" que nos dizem claramente o que deveremos fazer, ao responder a este convite e precisamos saber que não podemos ter o descanso prometido que Jesus quer que tenhamos se não fizermos o que Ele nos diz para fazermos!

Não podemos ter o que Jesus quer que tenhamos se não fizermos o que Ele nos diz para fazer!!

 Assim, aqueles que estão sob o fardo do pecado precisam vir a Cristo, tomar o Seu jugo, aprender com Ele e encontrar o descanso de que necessitam.

 Tomar este jugo não é como livrarmo-nos de nossa carga em troca de outra carga, a idéia não é essa, ou seja, como sendo um lado do jugo, com Cristo do outro lado, onde eu puxo minha metade e Ele puxa a outra metade. Não, não é isso.

 Tudo o que precisamos ver no jugo é submissão e guia; quando nos submetemos a Cristo, somos guiados exatamente no caminho e na obra que é justa diante de Deus!

Quando decidimos levar a sério Jesus Cristo -- quando cremos Nele, e então fazemos o que Ele diz, obedecemos ao evangelho e vivemos como Seu discípulo -- estamos vindo a Ele...

 Estamos tomando seu jugo... estamos aprendendo e estamos encontrando o descanso para nossa alma.

 Finalmente, ele disse: "Meu jugo é suave, e o meu fardo é leve". Isto não significa que nenhum esforço seja exigido. Isto não significa que tudo sobre ser um cristão é suave e sem sofrimento.

 Se estamos usando este jugo, estamos sendo guiados exatamente na obra que agrada a Deus, há um profundo prazer interior, há uma alegria, em completo contraste com o jugo ofensivo do sistema religioso dos fariseus ou de qualquer outro sistema humano.

Quando escutamos sobre quem é Jesus e o que Ele fez; quando meditamos sobre sua vida, Sua obra, Sua morte e Sua ressurreição, jamais deixaremos isto de lado.

 Propósito:

Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave! "Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário