Seguidores

sábado, 18 de julho de 2020

Evangelho do dia 20 de julho segunda feira 2020

20 - A caridade é o vínculo da unidade e a obediência é a sua salvaguarda. (L 76). SÃO JOSE MARELLO

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 12,38-42

 "Então, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal da tua parte". Ele respondeu-lhes: "Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão."  


Meditação: 

 Nesse pequeno, mas denso trecho do Evangelho, Jesus faz a narrativa profética de sua divindade messiânica e de sua ressurreição. Que passaria três dias habitando a mansão dos mortos. Mas existem dois trechos nesse mesmo evangelho que nortearam essa reflexão: O serviço de Jonas e de Salomão.

 Precisamos saber o que está por detrás do “sinal de Jonas” e o que tem a ver a Rainha do Sul e Salomão com Jesus, para entender melhor a resposta de Jesus no Evangelho de hoje. Fazendo uma releitura de Jonas 3 encontraremos o sentido dela.

Jonas foi um profeta que recebeu uma mensagem de Deus para ir à cidade de Nínive, capital da Assíria, e avisar que Deus iria destruir a cidade se o povo não se convertesse, pois a malícia de Nínive tinha subido até o Senhor!

 Jonas não realizou nenhum milagre em Nínive, mas toda a população, inclusive o rei, vestiu-se de saco dos pés a cabeça e sentou-se sobre as cinzas. Aconteceu que Nínive se converteu, e Deus desistiu de destruir a cidade.

A Rainha do Sul, mais especificamente de Sabá, era matriarca de um dos reinos mais ricos da Antiguidade. Ela ouviu falar da Sabedoria de Salomão e não acreditou até que foi comprovar, com os próprios olhos, se era verdade.

 Preparou as perguntas mais difíceis e Salomão respondeu todas. Ela ficou bastante admirada e presenteou Salomão com a maior quantidade de ouro, especiarias, pedras preciosas e madeira que ele já recebera.


Esta narrativa está presente nos três evangelistas sinóticos. Em Marcos, mais simples, talvez corresponda mais à sua origem em Jesus. Ao pedido dos fariseus de um sinal de Jesus, a resposta é simplesmente negativa: nenhum sinal será dado a esta geração. Jesus, com a recente partilha do pão (Mc 8,1-10), já proporcionara o sinal por excelência e suficiente.

Lucas e Mateus, após narrarem a negativa de Jesus, concedem o sinal de Jonas. Lucas apresenta o sinal de Jonas do ponto de vista missionário: é a pregação de Jonas que foi sinal para o povo ninivita.

A pregação de Jesus é o sinal para o mundo. Mateus, por sua vez, vai apresentar o sinal do ponto de vista messiânico: os três dias e três noites de Jonas no ventre da baleia simbolizam a morte e ressurreição de Jesus. Mateus faz esta interpretação messiânica tendo em vista atender sua comunidade de discípulos oriundos do judaísmo.

Jesus afirmou que para aquela geração que queria um sinal para poder acreditar nele, seria dado o sinal de Jonas, ou seja, a profecia. Se Nínive, que era cheia de malícia, foi capaz de acreditar em Jonas, então aquela geração também deveria acreditar em Jesus, que foi maior do que Jonas.

Do mesmo jeito que a Rainha do Sul veio de longe para comprovar a sabedoria de Salomão, muitos vieram de longe para comprovar a sabedoria de Jesus. A Rainha de Sabá acreditou em Salomão, então aquela geração também deveria acreditar em Jesus, que foi maior que Salomão.

A Palavra do Senhor é tão atual para os nossos dias, tantas pessoas que buscam o Senhor pelos seus milagres, curas e benefícios e se esquecem de buscar o Senhor dos milagres e das curas, quantas vezes nós buscamos o Senhor porque queríamos um sinal dele?

Uma cura, um milagre ou qualquer outra graça, quantas vezes voltamos a ir à missa porque estávamos necessitados de algo, quantas vezes voltamos ao grupo de oração porque algo em nós não está bem?

Nós buscamos o Senhor somente quando a nossa situação aperta, voltamos para a igreja somente quando precisamos e nos esquecemos de buscar o Senhor porque o maior sinal que o mundo poderia receber do seu amor já foi dado quando Ele deu o seu próprio Filho Jesus por nossa salvação, esse é o maior sinal que Deus poderia dar a humanidade.

Jesus morreu por cada um de nós e ainda pedimos um sinal ao Senhor, ainda murmuramos, ainda dizemos que Deus se esqueceu de nós.

Devemos buscar o Senhor porque Ele é bom e se faz presente diariamente em nossa vida. A cada momento o Senhor toca o seu coração revelando a ti a sua misericórdia.

Veja as palavras do Senhor hoje: uma geração má e adultera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o do profeta Jonas.

É para nós que Jesus dirige estas palavras, pois vivemos em uma geração, numa sociedade adúltera  e depravada, onde os valores familiares e cristãos estão se perdendo a cada dia, os ensinamentos do Senhor não estão sendo levado a sério, seus pastores estão ensinando o que pensam e o que acham, e ainda pedimos um sinal do Senhor: Mestre queremos ver um sinal realizado por ti.

Lembramo-nos de que, como cristãos e não só mais fiéis, o Senhor nos chama a santidade. Devemos buscar a santidade. Aliás não temos outra finalidade senão a de ser santos, justos para com o Senhor, não podemos nos ajuntar aos demais que insistem em agredir e adulterar o amor de Deus em seus corações.

Devemos deixar que o Espírito Santo reinflame em nós a fidelidade para com nosso Deus que é eterno e que nos deu o maior sinal que poderíamos ter.

Que hoje, sob um olhar universalista, compreendemos que os sinais de Jesus são os atos de libertação dos oprimidos e de promoção da vida,  possamos refletir em nosso coração como anda a nossa relação com Deus. Ela tem sido interesseira ou ela tem sido sincera? Como estamos agindo e caminhando no meio de uma geração adúltera? Buscamos constantemente a santidade ou estamos gostando de andar no meio dos adúlteros, fraudadores, gananciosos, criminosos? E que pede que Jesus realize um milagre para acreditarem n’Ele? O que buscamos em Jesus?

  Reflexão Apostólica:

 Hoje Jesus mais uma vez joga duro com aqueles hipócritas que se julgavam santos. Ele fica muito irritado com os fariseus e escribas os quais lhe pedem um milagre só para testá-lo. Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. Todas as vezes que pediram a Jesus para Ele fazer um milagre só para experimentá-lo, e por isso, Ele se recusou tratando aqueles que o faziam de”Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas.” 


E nós? Onde nos encaixamos? Em que palavras nos vemos neste evangelho? Quantas graças já pedimos a Deus talvez para ver até que ponto nós somos merecedores? Ou para ver se realmente Deus faria aquilo? Quantos de nós não achamos uns santos? Quantas vezes nos comparamos com outras pessoas julgando-as inferiores a nós?

Quanta crítica que fazemos! E o pior, é que com aquela cara de santo, diagnosticamos e classificamos os defeitos das pessoas, com uma única desculpa esfarrapada ou justificativa: somos corretos e estamos fazendo correção fraterna ou, estamos combatendo o mal do mundo! Quanto pecado!

 Que Jesus nos perdoe e que o Espírito de Deus esteja conosco nos iluminando e nos livrando das tentações, pois é por aí que satanás agarra os cristãos da linha de frente da Igreja de Jesus Cristo.

O Sinal da Cruz é para nós a prova maior do Amor de Deus pela humanidade. Vivemos esperando por sinais, queremos testar o poder de Deus na nossa vida, no entanto, Jesus nos ensina que o grande sinal é a Sua Morte e Ressurreição, que foi outrora prefigurada pelo sinal de Jonas.

O Senhor nos mostra que o Seu Amor é a garantia de que nós necessitamos para usufruir de uma vida harmoniosa conosco mesmo e com as outras pessoas.

O amor de Deus age em nós e através de nós. Por isso, quando nós nos deixamos motivar pela presença amorosa de Deus, nós encontramos sentido para a nossa existência e compreendemos qual é a nossa missão aqui na terra.

Este Amor é como uma força interior que possuímos, mas que não “vemos” de onde vem, apenas sentimos que provém de uma fonte inesgotável. Não esperemos por sinais exteriores.

Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração e, por isto, não precisamos enxergar nem tocar ou ouvir, mas somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia em nós.

Você precisa de evidências para acreditar no poder de Deus na sua vida? Você tem esperado por sinais mais claros ou você já reconhece que Jesus já trouxe a sua salvação? Para você o que representa o SINAL DA CRUZ?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário