Seguidores

sábado, 11 de julho de 2020

Evangelho do dia 18 de julho sábado 2020

18 julho – Embora louvável e santa, qualquer obra pode resultar em prejuízo comum, quando não provada pela obediência. (L 76). SÃO JOSE MARELLO

Mateus 12,14-21

 "Então os fariseus que estavam ali saíram e começaram a fazer planos para matar Jesus. 

Quando Jesus soube disso, foi embora dali, e muita gente o seguiu. Ele curou todos os que estavam doentes e mandou que não contassem nada a ninguém a respeito dele. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Disse Deus: Aqui está o meu servo que escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração.
Eu porei nele o meu Espírito, e ele anunciará o meu julgamento a todos os povos.
Não discutirá, nem gritará, nem fará discursos nas ruas. Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa. E todos os povos vão pôr nele
a sua esperança."
"

Meditação

 "Aqui está o meu servo que escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração". É o próprio Deus dando testemunho de o Verbo de Deus, é Aquele que existe desde toda a eternidade, Aquele que é invisível, incompreensível, incorpóreo, o Princípio que procede do Princípio, a Luz que nasce da Luz, a fonte da vida e da imortalidade, Aquele que é a expressão fiel do princípio divino, o selo inamovível, a imagem perfeitíssima, a palavra e o pensamento do Pai (Hb 1, 3), é o mesmo que vem em ajuda da criatura feita à sua imagem (Gn 1, 27), e por amor do homem Se faz homem.


Na Sua missão fundamental é fortalecida pelo Seu Pai: Eu porei nele o meu Espírito, e ele anunciará o meu julgamento a todos os povos.Não discutirá, nem gritará, nem fará discursos nas ruas. Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa.

Assim, Ele assume um corpo para salvar o corpo e une-se a uma alma racional por amor da minha alma. Para purificar aqueles a quem Se tornou semelhante, fez-Se homem em tudo exceto no pecado… Aquele que enriquece os outros faz-Se pobre. Aceita a pobreza da minha condição humana para que eu possa receber as riquezas da sua divindade (2 Co 8, 9). Aquele que possui tudo em plenitude, aniquila-Se a Si mesmo, priva-Se por algum tempo da sua glória para que eu possa participar da sua plenitude.

Porquê tantas riquezas de bondade? Que significa para nós este mistério? Eu recebi a imagem divina, mas não soube conservá-la; agora Ele assume a minha condição humana, para restaurar a perfeição daquela imagem e dar imortalidade a esta minha condição mortal.

 Deste modo, estabelece conosco uma segunda aliança, mais admirável que a primeira. Convinha que o homem fosse santificado mediante a natureza assumida por Deus. Convinha que Ele triunfasse deste modo sobre o nosso tirano, que nos subjugava, para nos restituir a liberdade e reconduzir-nos a Si pela mediação de seu Filho. E Cristo realizou, de fato, esta obra redentora para glória de seu Pai, que era o objetivo de todas as suas ações. Que todos os povos coloquem ele a sua esperança.

 Reflexão Apostólica:

Jesus é manso e humilde de coração e rejeita toda violência. Contudo, com absoluta firmeza, empenha-se em resgatar a dignidade humana, em seus direitos e em sua liberdade, denunciando toda opressão e comunicando vida e amor ao mundo.

Jesus não veio à terra para buscar a sua glória ou a sua promoção pessoal. Ele veio como o servo de Deus para garantir, por uma vida de serviço e, principalmente, pela sua paixão e morte de cruz, a salvação para todas as pessoas. Com isso, Jesus é aquele que cumpre todas as promessas
feitas por Deus durante todo o antigo Testamento.

Mateus identifica claramente a missão de Jesus com a do Servo do Senhor, anunciado por Isaias. O estilo particular de Jesus claramente se contrapõe às expectativas da época. Enquanto certos grupos esperavam um messias guerreiro e outros uma espécie de novo sacerdote ao estilo de Aarão, ou um novo legislador como Moisés, a comunidade cristã proclama Jesus como ungido, ou Messias de Deus “de acordo com a escritura”.

Diferente de outros, Jesus nunca radicalizou uma proposta nacionalista, ou uma renovação cultural ou um fervor legalista; sua proposta se alinhou à tradição profética e insistiu sempre na atenção às “ovelhas perdidas”, quer dizer, às pessoas excluídas e na abertura a todas as nações.

Na própria interpretação da Lei, sua mensagem sempre foi centrada nos aspectos que favoreceriam o essencial da vida humana e que se fundaram na justiça, no amor e na liberdade.

 Atualmente assistimos a uma perda da densidade da linguagem religiosa. Hoje expressões como Jesus é o Messias passam quase que despercebidas. O desafio é fazer com que a linguagem religiosa tenha mais valor. Com certeza, depende de cada um de nós.

Ele vai, não pela glória, pela arrogância e pelo poder, mas pelo amor, pela misericórdia e pelo serviço, realizar o projeto de Deus e nos mostrar novos valores que devem nortear as nossas vidas, tornando-se ao mesmo tempo modelo para todas as pessoas e a esperança de todas as nações.

 

++++

Deus é o socorro presente na angústia.
Por que ele permite que as pessoas atravessem grandes tribulações?
Isso ocorre para que todos se tornem fortalecidos na fé.
No entanto, esteja seguro de que, embora permita o sofrimento, o Senhor sempre está a seu lado na dor. Por esse motivo, abra seu coração aos desígnios de Deus.


Nos momentos de dor, Deus nunca abandona seus filhos.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário