Seguidores

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Evangelho do dia 06 de julho segunda feira 2020

06 JULHO - Trabalho com pureza de intenção, oração confiante e perseverante, total conformidade à vontade divina: este é o distintivo dos verdadeiros ministros do Senhor. (L41). SÃO JOSE MARELLO

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 9,18-26

 "Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, prostrou-se diante dele e disse: "Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá". Jesus... o acompanhou, junto com os discípulos. Nisto, uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias veio por trás dele e tocou na franja de seu manto. Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada". Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão agitada, e disse: "Retirai-vos! A menina não morreu; ela dorme". Mas eles zombavam dele. Afastada a multidão, ele entrou, pegou a menina pela mão, e ela se levantou. E a notícia disso espalhou-se por toda aquela região."  


Meditação:
 

 O Evangelho de hoje nos traz duas realidades de fé que aos olhos humanos parece impossível de acontecer. A primeira nos fala de ressurreição e a segunda da cura de uma enfermidade de muitos anos.

 Para Jesus nada é impossível e Ele realizou o impossível na vida dessas duas pessoas por causa da FÉ do pai da menina e da hemorroíssa.

 Neste texto temos duas narrativas de milagres, a cura de uma mulher anônima e a ressurreição da filha de Jairo. Elas encontram-se mais detalhadas no evangelho de Marcos, porém Mateus, procurando atender às expectativas do judaísmo, as resume com a preocupação de agregá-las na sua coletânea de dez milagres de Jesus, apresentando-o com um caráter de poder messiânico.

 O atendimento a um chefe importante, da sinagoga, é interrompido pela cura e atenção dada a uma mulher impura, do povo. 


Um quer a restituição da vida de sua filha, a outra quer a cura de sua impureza. Fica evidente a subversão da ordem religiosa vigente. De um lado um homem, chefe religioso com prestígio, de outro, uma mulher excluída.

Jesus prioriza a mulher, à qual chama de filha e exalta sua fé. Mas não exclui a filha do chefe, cuja vida é restaurada, apesar das zombarias.

Nosso Senhor é a única esperança para Jairo. Jairo teria visto os milagres realizados em Cafarnaum, e pôs no Senhor toda a sua confiança. Com Jairo aprendamos a buscar ajuda em Nosso Senhor, a prostrarmos com humildade, fé e confiança diante do nosso Deus.

Enquanto ia, certa mulher, que sofria de um fluxo de sangue fazia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla da veste.

Essa mulher que já havia gastado todos os seus bens com médicos, agora espera impaciente, cheia de fé e de esperança em Cristo Jesus. Ela ouviu que muitos ficaram curados só em tocá-lo. Por isso, também de decide. Se ao mesmo tocar no seu manto ficarei curada.

Da multidão que O oprime, uma só pessoa lhe tocou de verdade: esta doente; e não apenas com um gesto, mas com a fé do seu coração. Ela toca no manto. Que significa ‘tocou’ senão que creu que professou a fé em Cristo, o Médico dos médicos?

Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: coragem minha filha, a tua fé te salvou. Naquele instante sentiu-se completamente curada. Não a curou o manto, curou-a Jesus Cristo, que tinha observado todos os seus movimentos, e também a fé do seu coração.

 Esta mulher, cheia de confusão à vista da sua enfermidade, merece da parte de Jesus o tratamento de filha. Ainda mais feliz por ter perseverado nos sentimentos de gratidão ao médico da sua alma e seu corpo, ela é para nós um modelo tanto mais digno de imitação, quanto mais viva é a sua fé e mais profunda a sua humildade.


A mulher não ficou acomodada em um canto nem mostrou desânimo, mas perseverou com fé, e então foi curada: coragem, minha filha, a tua fé te salvou. O mesmo diz para ti neste momento de dor e de luto, de tristeza e abandono.

Quando Jesus e seus discípulos chegaram na casa de Jairo, encontraram a casa cheia de gente e muito alvoroço dos que choravam a morte da menina e Ele diz: Retirai-vos todos daqui, porque a menina não morreu; está dormindo.

E caçoavam-se dele. Se não há fé, o homem encerra-se nuns limites humanos, que são muito estreitos.

Jesus Cristo tomou a menina pela mão e ela se levantou. Levantou-se com tanta facilidade como se tivesse tido um bom sono. Jesus mostrou-se uma vez mais dono absoluto da vida e da morte.

Tanto Jairo como esta mulher nos dá um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia curar a filha de Jairo, que estava em agonia, e ressuscitá-la uma vez morta, assim como curar a doença daquela mulher, que já tinha posto todos os meios humanos possíveis.

 De modo parecido, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se atravessam no caminho para a sua santificação.

 Reflexão Apostólica:

 A missão de Jesus é restaurar os homens na vida total: não só libertá-los da doença que os diminui e exclui do convívio social, mas também salvá-los da morte, que os exclui da vida antes do tempo.

O Senhor veio libertar o seu povo escolhido, da doença e da morte a que o pecado nos leva. Jesus caminhou aqui na terra e enquanto prosseguia curava e libertava a todos os que O chamavam, a todos os que O tocavam.

Era esta a sua missão: fazer com que o homem e a mulher entrassem novamente em comunhão com o Pai. Porém a obra de Jesus depende da nossa fé. Aquele chefe que se aproximou de Jesus deu testemunho de sua fé diante do que para nós parece ser irremediável.

Mesmo diante da morte da sua filha aquele homem acreditou que Jesus tinha o poder de ressuscitá-la! “Minha filha acaba de morrer, mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”, disse ele a Jesus.

Jesus concedeu a sua filha, uma nova vida! Muitas vezes pensamos que estamos mortos para o mundo, para o trabalho, porém estamos apenas dormindo. Jesus nos toma pela mão e nos levanta

Aquela mulher que sofria de hemorragia há doze anos, não se importou com o tempo que já se havia passado nem tampouco quis fazer alarde nem chamar a atenção de Jesus. Ela apenas tocou a barra do manto de Jesus e foi curada!

Assim, Jesus confirma para nós o Seu diagnóstico: “a tua fé te salvou!” Diante do que ouvimos e meditamos neste texto nós não precisamos ficar procurando pretextos nem ações mirabolantes para conseguirmos a cura das nossas enfermidades.

Não precisaremos mais ir de um lado para outro buscando “paliativos” para as nossas dores. A fé em Jesus Cristo é que nos salva! Ter fé significa crer, confiar e depender.

Os dois personagens do Evangelho de hoje não exigiram de Jesus atenção especial, eles apenas se aproximaram de Jesus cheios de fé e confiança.

 Que a nossa fé nos mova e nos faça sair de nós mesmos (as) para buscar Jesus na certeza de que só Ele é o médico dos homens e das almas e que o motivo maior para uma vida nova seja simplesmente o nosso desejo de tocá-Lo. 


Tanto Jairo como a hemorroíssa nos dão um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia curar a filha de Jairo, que estava em agonia, e ressuscitá-la uma vez morta, assim como curar a doença da hemorroíssa, que já tinha posto todos os meios humanos possíveis.

De modo parecido, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se oponham à sua santificação.

Ordinariamente, a ajuda divina é-nos concedida de modo calado, mas não devemos duvidar que, se fazer falta para a nossa salvação, Deus voltará a repetir estes milagres. Tenhamos em conta, não obstante, que o que o Senhor espera de nós todos os dias é que cumpramos a Sua vontade.
  
Pense e fale para Jesus, pois hoje a Palavra de Deus, que é vida, nos traz a realidade de milagres realizados pela fé em Jesus.

 Não perca a sua fé e tenha a coragem de ir ao encontro do Senhor hoje na Santa Missa por meio da Eucaristia ou na Adoração, enfim, não desista do seu impossível porque Jesus não desistiu de lhe ajudar, mas você precisa ir ao encontro do Senhor e ter a fé daquele pai e daquela mulher com hemorragia que mesmo diante de uma realidade dolorosa e sofrida acreditou que para Jesus nada é impossível.

 Você tem procurado se aproximar de Jesus? Você necessita ser curado (a) de alguma doença? A quem você tem procurado? Você já tocou em Jesus? Como você acha que pode tocá-Lo? Você acha que o Senhor o (a) cura com passe de mágica, ou que depende da sua fé? Você alguma vez sentiu-se impotente como morto (a) diante da vida?

 Propósito:

Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.

++++

Quando pediu que os discípulos rezassem com perseverança, Jesus queria dizer que orassem sem desanimar.
Isso pode ser aplicado à sua vida.
Se deseja que sua orações sejam atendidas, jamais hesite.
A confiança e a fé apontadas por Jesus deveriam mover montanhas. (cf Mc 11,23)


Entregue com muita confiança seus desejos aos Senhor da vida.

_.___


Nenhum comentário:

Postar um comentário