Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2019

Evangelho do dia 01 de junho - São Justino sábado 2019


01 JUNHO - Quando sentimos o coração duro e irritável, vamos buscar um pouco de doçura no Coração de Jesus. (S 176). São Jose Marello


Leitura do santo Evangelho segundo São João 16,23b-28
"Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. "Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome. E não digo que eu rogarei ao Pai por vós. Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai". "  
Meditação:
A preocupação de Jesus neste Evangelho nos revela que talvez os discípulos não estivessem acostumados a rezar em nome de Jesus. Daí: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Depois, Jesus lança um olhar ao passado, para dizer que se serviu de palavras e imagens, que encerravam um significado profundo, que nem sempre os discípulos podiam compreender. Mas, de futuro, depois da páscoa, as suas palavras serão compreendidas e atingirão o íntimo dos corações, graças à intervenção do Espírito Santo.

A oração será o «lugar» onde os discípulos conhecerão a relação profunda que existe entre Jesus e o Pai, e de Jesus e do Pai com eles. O perfeito entendimento no amor e na fé com Jesus, fará com que a oração dos discípulos seja feita de modo conveniente e, por isso, aceite pelo Pai.
Pedir em nome de Jesus significa pedir em união de vontade com ele. Pedir tudo o que é necessário para a realização da vontade do Pai. O convite ao pedir, dirigido aos discípulos, dá-lhes responsabilidade e integra-os no dinamismo da missão.
Com a iniciativa do pedir, o discípulo integra-se no plano libertador e vivificante de Deus. E com a certeza do atendimento de seu pedido pelo Pai, fortalece sua esperança e perseverança na luta, em completa alegria.
Jesus falará com clareza, aos discípulos, através do Espírito da Verdade, que enviará. Completa-se a sua missão: ele saiu do Pai, veio ao mundo e, agora, deixa o mundo e vai para o Pai.

Quem está em união com Jesus e, nele, com o Pai, participa de uma só vontade. O seu pedir é a realização da vontade do Pai. Em união com Jesus, vive-se o amor na comunidade, a oração e a missão de servir os pobres em suas necessidades e seus direitos.
A vinda do Espírito Santo inaugurará um tempo novo no qual poderão dirigir-se ao Pai em nome de Jesus, porque o seu Senhor, em força da sua passagem para o Pai, se tornou verdadeiro mediador entre Deus e os homens.

Reflexão Apostólica:

Jesus nos ensina a pedir ao Pai, tudo de que precisamos, em Seu Nome e assim, nos dá a certeza de que seremos atendidos (as).

Acontece, porém, que ainda não temos o hábito de suplicar ao Pai em Nome do Filho ou talvez nos falte a devida convicção de que Jesus Cristo é o nosso defensor e justificador diante de Deus Pai. Jesus recebeu do Pai a Missão de ser o nosso Salvador e a salvação consiste na libertação total da nossa alma, corpo e espírito.

Portanto, Jesus tem consciência de tudo o que é necessário para nós e é Ele quem apresenta ao Pai as nossas carências, e mais, é Ele quem justifica diante do Pai as nossas necessidades.

Nesta perspectiva, nesta certeza é que ousamos pedir ao Pai em Nome de Jesus. O Nome de Jesus tem poder! O Nome de Jesus tem prestígio junto ao Pai. Jesus e o Pai são Um e estão em comunhão com o Espírito que nos leva a pedir as coisas das quais necessitamos.

Jesus nos dá a garantia de que o Pai nos ama porque nós acreditamos nas Suas Palavras, portanto, não percamos tempo com dúvidas ou murmurando sobre a nossa situação de vida, porquanto o Pai espera os nossos pedidos. Ele quer nos atender em Nome de Jesus. 

Pedir ao Pai em nome de Jesus significa pedir em união de vontade com Jesus. Jesus anuncia algo novo na maneira de orar. Pedir em união com Jesus é pedir que o Pai seja glorificado.

A glória do Pai é que todos que amam a vida manifestada por Jesus tenham a vida eterna. Todos aqueles que se comprometem com o florescer da vida partilham de uma alegria completa, em comunhão com Jesus e o Pai.

Às vezes nos custa entender que a glória de Deus se revele num supliciado crucificado. Como nos custa descobrir o amor de Deus nos irmãos e irmãs que diariamente vivem o mistério da cruz como entrega da vida por amor. Esse é o núcleo do Mistério: Deus revela seu amor em Jesus crucificado e glorificado. A cruz de Jesus é fonte de vida nova para todos.

Experimente hoje pedir ao Pai em Nome do Filho e no poder do Espírito Santo! Peça o que é impossível para você, mas peça com fé, na certeza de que no tempo hábil você será atendido (a). Porém, apresente primeiramente ao Filho, pois só Ele saberá expor tudo diante do Pai.

Propósito:
Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.
Ó Jesus: Tu ensinas-me a pedir em teu nome, a fazer minha a tua causa, a ver o mundo com os teus olhos, e dar-me como Tu te deste ao Pai pelos homens. Como estou longe de tudo isso! É por essa razão que tantas vezes me sinto desiludido na minha oração, e desanimo no meu apostolado e no serviço aos meus irmãos. Olha, Jesus, com piedade, as minhas veleidades em Te servir. Vem ao encontro das minhas ilusórias esperanças de gratificação. Ampara-me, purifica-me. Dá-me um coração semelhante ao teu. Dá-me o impulso desinteressado do teu amor. Ajuda-me a amar Contigo e como Tu. Amem.
A VERDADEIRA RIQUEZA
Aprenda a amar e genuinamente apreciar o nascer e o pôr-do-sol, e você será enriquecido todas as manhãs e todas as tardes. Aprenda a amar e dar as boas-vindas aos desafios, e você irá perceber que aquelas coisas que têm a habilidade de paralisar outras pessoas são as mesmas que irão energizar sua vida e trazer-lhe um profundo senso de realização pessoal. Aprenda a amar as pessoas ao seu redor; e a sua riqueza irá se multiplicar em cada vida que você tocar. 

Você é uma pessoa rica. Você tem um corpo muito mais avançado que a máquina mais perfeita inventada pelo homem. Nenhum cientista, por maior que seja a sua competência, poderá produzir uma máquina idêntica ao corpo humano. Você tem o dia e a noite. Você tem o sol, a lua e as estrelas. Você tem muita coisa, que nada lhe custa. Você tem vida. 

Abra os olhos e sua mente, e você verá que o que você tem é muito mais do que o que você não tem. Ame e valorize o que tem. Tudo aquilo que você realmente ama, valoriza e aprecia, certamente tem o potencial de enriquecer a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário