Seguidores

terça-feira, 23 de julho de 2013

Evangelho quarta feira 24 julho

 Evangelho:

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 13,1-9

"Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!"" 

Meditação:
 

Jesus começa a ensinar por meio de parábolas. Então perguntamos: o que de fato é necessário para que possamos entender as parábolas de Jesus?

Para respondermos a esta pergunta, precisamos fazer outra: Por que Jesus ensina em parábolas? Respondendo a esta pergunta entendemos o significado da ação de Jesus em ensinar em parábolas.

A parábola parte de uma situação da vida para mostrar os valores do Evangelho e isso nos mostra que os valores evangélicos são para serem vividos e não simplesmente entendidos. Portanto, não é quem teoriza a fé que entende as parábolas, mas quem vive a fé. O que é necessário para entender as parábolas de Jesus? A resposta é: unir a fé à vida.
O Evangelho de hoje fala a todos nós que acolhemos a mesma missão de Jesus, e nos direciona a uma trajetória constante e ininterrupta: semear e continuamente semear.
Assim como o semeador, nós somos enviados (as) a semear a semente do Amor de Deus por onde formos. E o Amor de Deus se manifesta a partir do anúncio da Sua Palavra.
Deste modo, para nós deve ser motivo de grande alegria espalhar o germe da Palavra de Deus em todos os terrenos. O Senhor nos orienta a que não procuremos somente aqueles terrenos que cremos ser um terreno bom.
O semeador dissemina em todo terreno e a sementeira prosperará naquele terreno que for o melhor para o plantio. Não queiramos, portanto, escolher o terreno.
 A nossa parte é semear Em qualquer chão que nós lancemos a semente estaremos fazendo o nosso papel, porém, que o façamos com amor.
 Colocando a parábola na nossa vida prática, nós semeamos a boa semente quando, em qualquer circunstância nós vivenciamos o amor.
 Quando perdoamos, quando acolhemos, quando suportamos, quando compreendemos, quando exortamos, quando aconselhamos e consolamos, estamos de alguma forma fomentando os ensinamentos evangélicos e exalando o perfume do amor de Deus pelo mundo.
A face de Jesus revelar-se-á através das nossas ações, das nossas atitudes concretas e, também, por meio das nossas reações às surpresas que nos são impostas pela vida.
Nós semeamos não somente quando nós pensamos e agimos, mas, principalmente quando nós rebatemos e reagimos. Jesus semeou a mansidão e a brandura, o perdão, a aceitação à vontade do Pai, a compaixão e a misericórdia, porém, não foi aclamado e reconhecido por todos.
 Ainda hoje, muitos ainda não O aceitam e, nem por isso, Ele desistiu de todos nós. A nossa parte, portanto, é SEMEAR, a obra é de Deus que conhece os terrenos e tem um intuito para com cada um deles. 
A palavra semeada é palavra do Pai, é palavra de vida eterna, capaz de mudar tua vida e a história da tua família. A palavra de Deus educa, orienta, corrige, repreende; anuncia a grande alegria de que estamos salvos, convida a vivermos como filhos de Deus. A Palavra de Deus transmite a alegre notícia de que Deus nos ama.
Jesus trouxe as sementes do Reino, e elas se espalharam pelo mundo. Mas, assim como Jesus encontrou resistência no meio do seu próprio povo, do mesmo modo pessoas e estruturas continuam impedindo a justiça do Reino de se estabelecer entre os homens.
Sem dúvida, haverá uma colheita, mas à custa de muitas perdas, isto é, muitos procurarão sufocar as sementes do Reino, antes que chegue a vitória final. Querer negar e fugir dessas dificuldades para a implantação do Reino é não compreender o seu mistério.
O que você tem semeado por onde passa? A amizade e o perdão já fazem parte da sua bagagem de semeador (a)? Com que objetivo você tem feito todas as coisas na sua vida? Você é uma pessoa que transmite felicidade ou amargura? Como está o terreno do seu coração?
Reflexão Apostólica:

O semeador insiste a cada dia a nos semear de oportunidades lançadas sobre nossas vidas como bênçãos, o que muda é como as recebemos e o que faremos com ela.

Mesmo que o solo não tivesse pedras ou espinhos e fossemos a mesma terra preta ainda sim, o nascer da semente iria depender de como usamos a terra.

Viajando pelo interior de Mato Grosso ou Goiás, é possível ver longas faixas de terra plantadas e outras já “descansando” para o próximo plantio. Engraçado é a forma que cada um opta para fazer aterra descansar.
Alguns plantam outro tipo de produto, outros reviram a terra com nutrientes e ainda existem aqueles que precisam ficar um tempo sem nada ser plantado para voltar a ter uma terra apta ao plantio.

Qual seria a melhor forma de cuidar da minha terra pra que ela voltasse a dar frutos? “(…) Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um”.

Tem gente que passa anos numa pastoral, na mesma função, fazendo a mesma coisa… Talvez Deus a tenha chamado para isso, mas será que Ele já não estendeu esse convite a ir além? Qual seria a hora de revirar a terra?

Existem pessoas que seus testemunhos são os mesmos de muitos anos passados, será que não há nada de novo para ser contado ou a terra já passou precisa de um descanso?

Nem todos precisam parar, mas todos nós precisamos de tempos em tempos revirar a terra, enche-las de nutrientes e de ar; plantar coisas diferentes, para que a semente sempre encontre uma terra boa.

Voltar a estudar, um novo emprego, desenhar novos sonhos se fazem necessários a TODOS. Quando dizemos que não precisamos mais disso ou daquilo, ou “escolhos” encontros, pois “já sabemos o que será dado” é um sinal singelo que paramos de acreditar que a Palavra de Deus é sempre nova.

A semente é lançada como um TALENTO que precisamos fazer render e não somente enterrá-lo. A semente é a palavra de Deus, que é anunciada de muitas maneiras.

Quem ouve a palavra e a cumpre constrói sobre rocha. Alimentar o coração com a palavra de Deus que me faz crescer na fé. Se levo a sério a palavra de Deus, Deus me levará a sério.

A palavra pregada hoje é a mesma que Jesus pregava. Nunca ouvir a palavra de coração fechado, mas deixar-se tocar pela mensagem de Jesus porque é a palavra de Deus que é anunciada.

Muitos ouvem e não gostam porque a palavra é como remédio amargo, mas cura e liberta. Quem ouve não precisa sair contente com o pregador, mas descontente de si.

Para muitos a palavra é amarga, doe. Para outros é gostosa, salva, traz coragem e paz. Quem prega anuncia Cristo e a salvação; ouvir a palavra é escutar Cristo. Quem aceita a palavra aceita o próprio Jesus.
Como acolho a palavra? Com interesse? Com alegria? Ou estou mais interessado em ouvir fofocas?  Se não escuto a palavra de Deus, a quem vou escutar?  Os nossos ouvidos, nossa mente, estão semeados da boa semente?

Propósito:


Senhor Jesus fazei que meu coração seja um terreno bem preparado para fazer frutificar cem, sessenta e trinta por uma a Vossa palavra. E produzindo eu serei verdadeiramente aquele que ousado e criativamente denuncio as injustiças sociais e anuncio o sublime Amor de Deus por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário