Seguidores

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Evangelho do dia 17 janeiro quarta feira 2024

 

17 janeiro – Quando houvermos compreendido bem que os hábitos virtuosos não são o meio, mas o fim, então não deverá ser motivo de apreensão nem mesmo a lentidão em adquirir a virtude. Está mais unido a Deus quem se acha em luta constante com as suas inclinações desordenadas, gemendo em seu coração e implorando humildemente a vitória sobre elas, do que aquele que já se considera dono de muitas virtudes, e talvez se esqueça de oferecer ao Senhor um tributo de gratidão proporcional ao seu estado de vida.(L 88). São José Marello

 

Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 3,1-6

"Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te! Vem para o meio!" E perguntou-lhes: "Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?" Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: "Estende a mão!" Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus. "

 Meditação:

 “(…) A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria.

 Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo”. (CNBB)

 Essa passagem do Evangelho nos apresenta um Jesus desafiador, que não se dobrava diante dos acordos nem dos juízos dos homens.

A cura e a libertação do ser humano são primordiais no Plano que o Pai traçou para que ele tenha uma vida digna. Jesus também hoje desafia o mundo a fim de nos curar.

 A mão seca daquele homem é, hoje, a nossa cegueira espiritual, é a nossa falta de caridade com o próximo, é a nossa impotência diante do pecado, é a nossa indiferença, egoísmo, tudo o que nos faz defeituosos (as), que nos enfeia a alma e consequentemente distorce as nossas boas ações.

 “Estende a mão”, disse Jesus àquele homem. É também o que Ele nos diz: apresenta o teu defeito, revela a tua dificuldade, abre a tua boca, confessa o teu pecado e eu te curarei e te libertarei. Para isso, nós precisamos reconhecer que temos defeitos e que precisamos de cura e libertação.

 Às vezes, nos refugiamos sob uma capa e não reconhecemos as nossas deficiências, por isso, não conseguimos cura e continuamos como o homem da mão seca, perdidos no meio da multidão e preocupados com o que poderão dizer de nós, se souberem das nossas limitações.

 Jesus quer nos colocar no centro como seus colaboradores, curados e apascentados pelo Seu Amor. – Faça isso hoje: apresente-se a Jesus, ponha-se no centro da sala e admita as suas dificuldades e as suas limitações. Ele quer curá-lo (a)! O que seria o dia de sábado para você? Será que existe algum dia em que não nos é permitido fazer o bem?

Reflexão Apostólica:

Será que devemos nos abater e deixar de ir em frente?

A incoerência… Esse era um dos grandes dilemas enfrentados na missão de Jesus – vencer a idéia que os fariseus tinham sobre a verdadeira vontade de Deus.

 Tinham, talvez por medo, a concepção de um Deus confinado num tabernáculo entre quatro paredes, mas Jesus deixava claro, desde aquela época, que O Espírito Santo anda por onde Ele quer.

 Que chance teria esse homem do evangelho de hoje se não tivesse sido visto por Jesus? Será que teria acesso ao templo? Mas voltando a concepção que o Espírito anda por onde quer, quem por acaso encaminhou aquele homem até lá se não o próprio Espírito?

 É sempre um desafio tentar elucidar a vontade desse Espírito que nos move. Deus se revela nos empurrando, no entanto, de vontade própria, empacamos. Reflitamos que esse homem de hoje, não teme o chamado e lhe dá a mão.

 O Espírito Santo não permite que aqueles a quem impulsiona desistam a não ser que queiramos assim. Nenhum de nós foi chamado a desistir de seus sonhos ou dos planos de Deus, tão pouco a sermos coadjuvantes nas nossas vidas. Deus nos chama a protagonizar cada dia com todo empenho que ele merece.

 Preciso, a exemplo de tantos outros santos, compreender que nossa luta diária tem um propósito maior sobre tudo o que acontece. Mas quem age ainda assim? Quem sem medo ergue a mão ao que parece ilógico? Os filhos de Deus estendem a mão!

 É preciso continuar mesmo em meio às adversidades, pois aqueles que se destacam, aos olhos do Pai, são os mesmos que não se rendem facilmente. Se o que pretendemos construir é um mundo novo, uma cidade ou um bairro melhor, precisa começar com uma atitude corajosa que é acreditar.

 Quanto às críticas e perseguições, não nos abalemos com elas O grande mérito dos céticos e críticos é falar, pois não possuem nada além disso. Infelizmente, boa parte deles nem outra opinião têm. “(…) O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal?

 Salvar alguém da morte ou deixar morrer? NINGUÉM RESPONDEU NADA. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender”.

Estenda sua mão aos projetos de Deus e continue!

 Propósito: Eliminar do modo de pensar e agir aquilo que não é conforme a Lei do amor.

 Você pode dizer isso

Eu te digo que o nosso Deus é Deus das causas impossíveis, quando as nossas condições terminam, aí é a hora dele agir então peça com fé

Pois eu te digo que quem te prometeu é fiel para cumprir.
E você diz: não sei o que fazer pra resolver esta situação.

E eu te digo: eleve os teus olhos para os montes é de lá que virá o teu socorro...

Quem sabe você já tentou de todas as formas, já foi a tantas pessoas e nada...
Mas eu quero lhe dizer uma coisa:
Se você falar com Deus aí agora ele vai te ouvir, enxugar as tuas lágrimas,
te entender e o mais importante, te atender,
então peça, clame, chore, grite, mas fale com ele do jeito que for...
Só Dele virá o teu socorro.
Muitos podem ter te dito não tem jeito.
Eu te digo que o nosso Deus é Deus das causas impossíveis,
quando as nossas condições terminam,
aí é a hora dele agir
então peça com fé
e tenha a certeza que ele mudará a tua história
porque Ele é contigo hoje e sempre.
Graça e Paz, descansa! Que o tempo é momentos de preparação
para algo maior e muito melhor!
Ele sempre tem o melhor para sua vida.
Espere!
Que o tempo traz todas as bênçãos.
Que são presentes de Deus para você!
Não corra!
Porque nosso Pai manda sempre esperar.
Confie!
Que na hora, no exato momento,
o teu pedido é respondido,
o que é seu virá em suas mãos
tua oração é atendida.
Acredite!
Confia em Deus!
Ele o impossível fará,
pois Ele é o nosso refúgio!
Descanse!
Deixa Deus cuidar do seu tempo,
pois Ele não falha,
Ele não chega atrasado,
e tudo é perfeito no tempo de Deus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário