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quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Evangelho do dia 10 de janeiro terça feira 2023

 


10 janeiro - Ó Deus, quantas imperfeições descobrimos em nós mesmos! Nós nos propomos de melhorar, mas cabe somente a Vós fecundar os nossos frágeis propósitos. (S 32).  São Jose Marello

 


Marcos 1,21b-28

No sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou:
- O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao espírito mau:
- Cale a boca e saia desse homem!
Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem.
E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. 

Meditação:

No Evangelho de hoje, Jesus continua entrando nas sinagogas para ensinar aos sábados, só que agora já leva consigo os discípulos. E o acontecimento que chama atenção, hoje, é a presença de uma pessoa com um espírito mau, que vem perguntar a Jesus o que Ele quer. E o tal espírito reconhece Jesus como o Santo de Deus.

Jesus apenas ordena ao espírito mau que "cale-se e saia dele". O espírito sacode o homem e deixa-o. As pessoas ficam admiradas ao verem que além da autoridade ao ensinar, Jesus também tem autoridade sobre os espíritos maus.

 A cena acontece no primeiro dia de atividade de Jesus segundo o evangelista Marcos. Depois de chamar os dois pares de irmãos, Simão e André, Tiago e João, Jesus entra na sinagoga e põe-se a ensinar.

Surpreende, em primeiro lugar, que o evangelista não diga o que ele estava ensinando e que, no lugar disto, fale que na sinagoga, “o lugar dos puros”, havia um homem possuído por um espírito imundo.

Jesus começou seu ministério no Norte. A sinagoga da cidade de Cafarnaum será o cenário de suas primeiras ações extraordinárias. Seu público ficará surpreso com aquele ensinamento novo, proclamado com autoridade e não como os letrados (os fariseus), que careciam de credibilidade.

 A entrada de Jesus e de seu pequeno grupo de seguidores na sinagoga não foi, naquela ocasião, para lá prestar culto, mas sim porque lá estavam também pessoas pobres e simples, presas fáceis do ensinamento dos que dominavam a Lei, mas eram incoerentes na hora de cumpri-la.

Surge uma pergunta: “que fazia um homem endemoninhado na sinagoga?”. O lugar dos “puros” estava agora ocupado pela imundície do demônio. O mal tinha penetrado também nas instituições religiosas, como a sinagoga e seus mestres.

 A ação de Jesus dirigia-se à libertação do ser humano; por isso a expulsão do demônio está ligada a sérias rupturas com as estruturas de poder que tendem a dividir.

A libertação, o resgate do ser humano passa por um mandamento sustentado no amor e na solidariedade; trata-se de aprender a distinguir as manifestações do mal, para expulsá-las da vida humana e empreender o caminho para a construção de um projeto livre de autoritarismos ilegítimos.

Reflexão Apostólica:

O milagre relatado nesta passagem do evangelho de Marcos é apresentado no contexto de um gênero literário, empregado em grande número de outros: descrição do estado do doente, autoridade soberana e poderosa de Jesus, eficácia iminente de sua Palavra ou de seu gesto e, finalmente, a reação da multidão.

Uma forma literária desse tipo tem como finalidade revelar o poder de Cristo. Na descrição dos milagres de Jesus, Marcos se contenta frequentemente com esse tipo de poder. Descreve-o, sobretudo, em oposição ao influxo exercido até então pelos demônios.

Para a mentalidade do tempo de Jesus, a humanidade estava submetida aos “espíritos impuros”, que seriam a causa das enfermidades e da morte. Mas Deus deveria pôr fim algum dia àquele império tirânico por meio de seu Enviado, o “Santo de Deus”.

Para Marcos, o milagre não é mais que a arma por excelência do enviado de Deus contra o poder dos “espíritos impuros”, aos quais ataca precisamente lá onde manifestam sua presença: a doença e a morte.

Ineressa-lhe revalorizar o poder com que Jesus se manifesta qual enviado de Deus. Parece que, ao menos em Marcos, esse poder é já o da Ressurreição.

O milagre não se compreende senão com referência ao mistério pascal, quer dizer, o da Ressurreição, que não é mais que a submissão da morte à vida: uma vida plena para todos.

Jesus falava com autoridade porque vivia o que pregava. A autoridade com que Jesus ensinava vinha da sua vivência, do seu testemunho. Jesus ensinava o que Ele vivia, e pregava conforme a vontade do Pai.

Assim sendo, as Suas Palavras e ações provocavam a admiração de todos que percebiam Nele algo diferente dos mestres da lei: “ ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem!” Até os espíritos maus O temiam, pois sabiam que Ele era o Santo de Deus. Jesus veio nos tirar das garras dos espíritos maus que teimam em desafiar os homens, mas não podem com Deus.

As obras que Jesus realizava naquele tempo, também hoje Ele as realiza, e para isto, nós somos seus instrumentos. Em Nome de Jesus, nós também poderemos expulsar o mal e calar a boca dos impertinentes.

Jesus veio nos restituir a dignidade de filhos de Deus, irmãos Dele; Ele nos deu o Seu Espírito Santo que tem poder de fazer e desfazer; Por isso, então, nós também podemos usufruir da autoridade que Ele nos dá para realizar milagres e prodígios.

Porém, para que os ensinamentos que nós damos a alguém tenham credibilidade, eles devem ser acompanhados da nossa ação e do nosso testemunho fiel ao que pregamos.

Resta-nos, então, perceber que Jesus tinha autoridade porque não só ensinava, mas agia. A nossa autoridade nos vem do nosso testemunho, da nossa firmeza e convicção. 

Parece uma contradição, mas no lugar onde as Sagradas Escrituras são lidas, comentadas e estudadas, habita a imundície. E chama mais a atenção que, logo à entrada de Jesus na sinagoga, o homem com o espírito imundo começa a gritar em plural como se fosse porta-voz de todos os que ali estavam: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus” (v.24).

Nosso ensinamento é o dos letrados, com o qual aquele homem se identificava; ensinamento que conduzia ao fanatismo, a afirmar a superioridade de Israel e o desprezo pelos demais povos.

O homem, possuído por este ensinamento, considera que Jesus é o consagrado de Deus, isto é, o messias com o qual todos os judeus sonhavam, aquele que restauraria a monarquia davídica para dominar e subjugar os povos pagãos. Mas Jesus não se identifica com esse messias.

Por isso expulsa o espírito imundo, libertando o homem daquela mentalidade alienadora, alimentada pelos letrados, que levava a dividir o mundo em bons e maus, opressores e oprimidos, dominadores e dominados; um mundo regido por Satanás, como hoje, para deixar todo mundo louco...

Os espíritos maus de hoje são a falta de respeito entre pais e filhos, a preguiça e acomodação, a falta de auto-estima que gera a carência e torna nossas crianças e adolescentes vulneráveis às más influências... E Jesus também tem autoridade sobre esses maus espíritos!

À medida que os ensinamentos de Jesus passam a fazer parte do cotidiano dos pais e dos filhos, os espíritos maus não encontram mais espaço, pois é o Espírito Santo quem conduz os pensamentos e os atos de todos e de cada um.

 Propósito:

Senhor Jesus, afasta para longe de mim o mal que me impede de ser livre e de fazer-me servidor do Reino.

 

 

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