Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Evangelho do dia 31 de agosto quinta feira 2023

 

31 agosto - Se Gregório VII, filho de um pobre fabricante de barris, conseguiu revolucionar o mundo e fundar uma civilização nova sobre as ruínas do barbarismo, foi porque sentia o poder da "combinação" diária com o seu Deus, razão pela qual se tornava, de simples que era, homem de uma têmpera divina. (L 9). São Jose Marello

 


Mateus 24, 42-51.

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:  "Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes. Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim! Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens. Mas, se é um mau servo que imagina consigo: - Meu senhor tarda a vir, e se põe a bater em seus companheiros e a comer e a beber com os ébrios, o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe, e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes. "

Meditação:

Este texto de Mateus é a conclusão do "discurso escatológico", sobre o fim dos tempos. Este "discurso" é uma coleção de textos que se constituíram como tradição das comunidades de discípulos de Jesus. 

Jesus pede aos seus discípulos que vivam em atitude de vigilância esperando Sua vinda. A parábola que lemos hoje é dedicada aos homens que têm uma responsabilidade ou cargo público na comunidade em que vivem. Essa parábola serve para que eles vejam que suas atitudes de vigilância e zelo consistem no cumprimento de seus deveres.

Não pensemos que esperar Jesus seja simplesmente assumir uma atitude de santidade para nós mesmos, fechando-nos e isolando-nos do mundo real, que necessita de nós para ser um espaço melhor de convivência.

Jesus chega a nós constantemente nas várias realidades, e temos de estar preparados com a oração, a partir de uma atitude de conversão sempre aberta à mudança, a partir da justiça e da misericórdia, para reconhecê-lo vivo e presente.

Estejam vigilantes é estar buscando constantemente a construção do reino de Deus, em nossa família, em nossa comunidade, em nosso trabalho e em outras realidades que fazem parte de nosso universo cotidiano. Deus chega no simples, por meio do que às vezes não conta para nós; no pequeno se mostra grande, no simples se revela extraordinário.

Hoje, como cristãos, devemos de chegar a reconhecer Jesus como a fonte da qual emerge nossa vocação e serviço para a comunidade. Jesus vem constantemente à nossa vida de uma maneira muito concreta, nos mais necessitados de sua misericórdia; e não somente nos pobres, marginalizados, excluídos e enfermos, mas também naqueles que buscam uma palavra de compreensão de ânimo, de esperança, e serem ouvidos, valorizados e respeitados. 
Me fazes perceber Senhor que toda minha vida cristã tem que se caracterizar por uma atitude de vigilância fundamentada na esperança. Temos sempre que estar à espera de Jesus Cristo que veio ao mundo, que morreu e ressuscitou por nós, e que vem ao nosso encontro através dos sacramentos. Na hora da nossa morte temos de estar preparados para encontrar com Cristo.
À luz do Evangelho me dou conta de que o ladrão é o mal que se introduz com habilidade e com astúcia em nossas vidas e pode chegar a ferir a alma, o Senhor me previne, pede que eu esteja sempre em vigília para que isso não ocorra. Tenho que entender tudo isso muito bem, e com Tua recomendação, Senhor, me dou conta que, sozinho, eu não posso cuidar nem defender minha casa. Mas tenho a segurança de contar com a ajuda do Espírito Santo - melhor guia não há em nossas vidas.
Te dou graças Senhor, pela oportunidade que ainda me concedes: a de preparar bem o encontro que terei Contigo ao final de minha vida. Não há melhor preparação que contar com a ajuda do Espírito Santo para me empenhar por conhecê-Lo cada vez mais e assim amar-Te, gravando Teu rosto em minha alma. A fidelidade aos Teus ensinamentos, a vida sacramental, a oração, o esforço em viver as virtudes e o amor ao meu próximo serão decisivos para que eu tenha um bom, feliz e definitivo encontro Contigo, Senhor.

Reflexão apostólica:

Vigiar é para o apóstolo a atitude dinâmica e responsável ao serviço da missão da Igreja de Cristo. Vigiar é estar atendo à vontade do Pai que quer que todos sejam um, sem privilegiados e excluídos. Estar sensível às necessidades de nossos irmãos, de modo a assumirmos o serviço como realização pessoal e partilha da vida. 

Propósito:

Esperar o Senhor cumprindo fielmente meus deveres pessoais, familiares e sociais. Pai, faze de mim um servo fiel e prudente, disposto a pautar toda a sua vida pelos ensinamentos de teu Filho Jesus. Que eu jamais seja insensato!

"Faz Senhor, que eu não desanime nem durma. E que meu Espírito esteja sempre desperto e em vigília, esperando Tua chegada. Porque o Senhor há de vir" (P. Marciel Macial, L.C. Saltério dos meus dias XII, 2.)

 Quem nunca se arrependeu de um passo em falso? Quem nunca olhou para trás e pensou: Hoje eu faria diferente? Se nossa consciência é reta, certamente nos acusa de alguns atropelos e de decisões impensadas. Mas sempre é tempo de recomeçar, de erguer a cabeça e, confiantes no amor de Deus, retomar o caminho da fidelidade. Sobre o pó do arrependimento e a cinza da conversão buscamos luzes para seguir sem jamais desanimar. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário