Seguidores

segunda-feira, 24 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA 30 DE ABRIL 2023 - 4º DOMINGO DA PÁSCOA

 

30 abril - Vale mais um pensamento de caridade que se desenvolve no coração do nosso Cottolengo do que mil projetos filantrópicos que se procura promover à custa de milhões espremidos das veias do povo. (L 76). São Jose Marello

 

João 10,1-10

""Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância."  

Meditação: 

Celebramos hoje o 4º Domingo da Páscoa, conhecido também como Dia Mundial de Orações pelas Vocações Consagradas (48º ano) e, finalmente, como o Domingo do Bom Pastor.

Este trecho do evangelho de João faz parte do texto sobre o Bom Pastor que compreende 10, 1 a 21. Jesus se declara precisamente “bom pastor”, e o é, porque a razão fundamental de sua vida é salvar as ovelhas segundo a vontade do Pai.

Jesus busca o bem-estar integral das ovelhas – seus seguidores – até o ponto de defendê-las dando a vida por elas. Defende-as dos lobos que querem matá-las, e age de maneira diferente da dos mercenários, a quem não importa o bem-estar de suas ovelhas, mas somente o pagamento. O Bom Pastor estabelece com suas ovelhas uma relação íntima somente comparável à sua com o Pai.

Jesus não somente se preocupa com suas ovelhas que lhe estão próximas, mas também com as outras ovelhas que ainda não estão em seu curral. Eis aqui uma forte ressonância da universalidade de sua mensagem.

O que esse relato nos mostra é a intimidade, o afeto entre o pastor e as ovelhas. Percebemos que existe entre eles um amor e uma confiança muito grandes. Jesus vai dizer que as ovelhas não seguem um estranho.

A porta tem duas finalidades: a de permitir a entrada dos donos da casa, e também a de impedir o ingresso de estranhos. Jesus afirma que ele é a porta. É ele que decide quem deve ter acesso às ovelhas e quem deve ficar longe do rebanho.

Por essa porta só o verdadeiro pastor pode passar, diz Jesus. O pastor autêntico deve ter os mesmos sentimentos e atitudes em relação às ovelhas. Deve amá-las e estar disposto a dar sua própria vida para salvá-las, assim como ele fez.

As ovelhas seguem somente o seu pastor, porque conhecem a sua voz e reconhecem seus passos. Conhecer, na Bíblia, tem um significado muito profundo, conhecer significa amar. Quem conhece de verdade, ama, pois quem não ama o próximo, ainda não o reconheceu como irmão.

Jesus deixa bem clara a diferença entre o bom e o falso pastor. Este último, vem só para roubar, destruir e matar. Por isso é comparado ao ladrão. O Bom Pastor preocupa-se com a vida; vem para que todos tenham vida plena e em abundância.

O pastor é o líder. Todos nós, seja no trabalho, na família ou na comunidade, sempre exercemos algum cargo de liderança. É importante rever nosso comportamento como líderes. Na parábola do bom pastor, Jesus nos alerta sobre como viver as relações de liderança. O líder não pode ser autoritário.

Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. Quando exercemos um cargo de liderança, sobretudo nas funções públicas e na comunidade, precisamos estar próximos das pessoas, precisamos conhecer suas necessidades, compreendê-las, amá-las e partilhar com elas a vida.

As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e deixam-se levar. Sabem que, se for necessário, o pastor as carregará sobre seus ombros. Em segurança serão conduzidas para verdes pastagens e água abundante.

O Bom Pastor não é reconhecido por falar manso e de forma poética, Ele é reconhecido pelas verdades que diz; palavras nem sempre doces, mas verdadeiras.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, diz ele (Jo 14,6). Se ele é a verdade, os que estavam na verdade estavam com ele. Os que vieram fora dele, pelo contrário, são ladrões e salteadores porque só vieram para pilhar e fazer morrer. “A esses, as ovelhas não escutaram”.

“Em verdade vos declaro: Eu sou a porta das ovelhas.” Jesus acaba de abrir a porta que nos estava fechada por causa do nosso pecado. Ele mesmo é essa porta. Deixa-te conduzir por Ele. Abre bem os ouvidos do seu coração e seja dócil ao seu chamado. Diga sim a ele. Reconheça-o como o seu tudo e terá a vida eterna.

Reflexão Apostólica: 

Hoje celebramos, como comunidade eclesial, o Bom Pastor. O pastor não somente cuida das ovelhas, mas defende-as, leva-as para boas e abundantes pastagens, busca fontes para levá-las a beber, defende-as das ameaças e ataques das feras, proporciona-lhes os cuidados necessários se ficam adoentadas. Por isso Jesus não pôde encontrar outra imagem mais bela para indicar o perfil dos animadores e responsáveis por suas comunidades de discípulos.

João e Pedro têm que enfrentar as autoridades judaicas na grande sala do conselho. São acusados de pregar sobre a morte e ressurreição de Jesus. Também a cura de um coxo criou problema para eles. Pedro e João não abaixam a cabeça diante das acusações, mas aproveitam a oportunidade para reafirmar o testemunho sobre Jesus ressuscitado. Somente nele está a salvação. Quer dizer, somente ele é “bom pastor”, porque deu a vida pelos seus e os continua animando e acompanhando na pregação do Evangelho e nas perseguições que isso desencadeia.

Jesus é a porta pela qual nós temos acesso à vida que nos foi preparada pelo Pai, porém nem sempre nós temos consciência dessa verdade.

Na nossa fome de felicidade, muitas vezes nós nos deixamos conduzir pelos ladrões e salteadores deste mundo, que nos acenam com fortuna e felicidade.

No entanto, estes são mercenários que só visam o lucro e os seus interesses pessoais. Mesmo na esfera espiritual há os embusteiros que se aproveitam do nome de Deus para benefício próprio. Jesus abriu a porta do céu para nós a fim de que a presença de Deus Pai seja atuante na nossa vida.

Quando nos desviamos de Jesus nós corremos o risco de entrar em outros lugares onde Deus não está presente. Somente Jesus pode nos conduzir rumo ao Pai. Quando nós perseguimos os passos de Jesus nós estamos percorrendo o caminho que nos leva ao Pai, fonte do Amor e da felicidade.

Jesus veio ao mundo para nos dar a vida em abundância e todos os que buscam outros caminhos e seguem outras vozes terminam sendo enganados.

A ovelha que é conduzida por Jesus tem plena confiança de que está no caminho certo, por isso, ela percebe quando a querem desviar e foge. Ela escapa daqueles que não anunciam Jesus, que não operam em nome de Jesus e por amor a Jesus.

Quando nós fazemos as coisas em nome de Jesus, as portas se abrem e o verdadeiro Pastor toma conta do rebanho.

Conhecer é ter intimidade profunda! As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque têm intimidade profunda com Ele! A Igreja é o nosso Redil, nela estamos seguros porque é lá que se encontra Jesus, o nosso Pastor.

É na Igreja, na comunidade e na família que nós aprendemos com Jesus a não nos desviarmos do Seu Caminho e a não fugirmos Dele.

Há muitas teorias no mundo que tentam nos enganar e nos atrair com falsas conquistas: a teoria da prosperidade sem esforço, a teoria de que tudo é relativo, a teoria de que podemos nos salvar pelas nossas ações.

Olhemos para nossa vida: na família, os pais e mães têm uma grande responsabilidade como formadores da consciência ética, moral e religiosa de seus filhos. Na comunidade cristã existem diversos ministérios para edificação da Igreja.

Como você vive a experiência de ser “ovelha” e/ou “pastor” em sua família e em sua comunidade? Quais aspectos será precisamos rever e corrigir para serem autênticos pastores de nossos respectivos rebanhos?

Propósito:

 Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário