Seguidores

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Evangelho do dia 28 de abril sexta feira 2023

 

28 de abril - O catecismo é o livro por excelência. Bem vulgar seria quem o quisesse taxar de vulgaridade. Este livro revela com eficácia admirável toda a utitlidade da religião e faz de um garoto de dez anos um pensador profundo, que possui todos os grandes princípios da verdadeira filosofia e está à altura de discorrer a qualquer momento sobre a essência e os atributos de Deus, falando sem confusão da Unidade e da Trindade, da geração e da procedência das Pessoas Divinas, que conhece a gênese do mundo, a queda do homem, a vinda do Restaurador, a necessidade da graça e os meios que a difundem, o sacramento da reconciliação e a comunhão da oração. Sem dúvida alguma, nenhum filósofo poderá encarar um menino cristão na exposição exata das grandes verdades que constituem o patrimônio da nossa religião. (L 25).São Jose Marello

 

João 6,52-59

"Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e, no entanto, morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre". Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaúm."  

Meditação:

O diálogo de Jesus com os judeus acerca do pão da vida vai ganhando um tom cada vez mais intenso; quando ele lhes fala do pão de vida eterna eles pedem: “Senhor, dai-nos sempre desse pão”; ao contrário, Jesus vai explicitando do que se trata, e pouco a pouco seus ouvintes vão vendo com mais clareza o que Jesus lhes oferece.

 O evangelista incute na comunidade a necessidade de escutar Jesus, com mente e coração dispostos, aceitar sua mensagem e a se deixar transformar por ele. Comer e beber o corpo e o sangue de Jesus é aceitar sua humanidade, mas ao mesmo tempo é aceitar que nessa humanidade completa, está se manifestando a presença de Deus; quer dizer, que Jesus encarna em sua dimensão humana a vontade e o querer de Deus.


Não é possível aceitar em Jesus somente uma dimensão, pois Ele não é divisível; temos que aceitá-lo em sua integridade, “comê-lo” completamente, para poder também ser capazes de transparecer no mundo o plano salvífico de Deus, à maneira de Jesus.

 Comer a carne e beber o sangue de Jesus é alimentar-se Dele na Sua Palavra, na Eucaristia, na oração, na adoração vivendo a vida que Deus nos preparou.

 Assim sendo, nós vamos nos transfigurando e aos poucos nos tornamos parecidos (as) com Jesus. Jesus vai tomando conta do nosso ser a partir do nosso interior, por isso, vamos sendo ressuscitados pela Sua presença viva no nosso coração.

 Não há mais morte, não há mais sombra, não há mais dúvida. Quem se alimenta de Jesus sente a transformação dos seus pensamentos, sentimentos e ações e percebe a cada dia que algo novo acontece dentro de si.

 As coisas materiais não têm mais tanto sentido, pois o nosso organismo espiritual já sustenta a nossa humanidade. A carne e o sangue de Jesus são o alimento que vem do céu para nos conduzir ao céu. É o sustento da nossa alma!

 Por mais que materialmente nos alimentemos bem, se não comungarmos da Palavra e da Eucaristia, seremos sempre pessoas fracas, confusas, desestruturadas para o combate da vida.

 Se comungarmos o Corpo e o Sangue de Cristo, ficaremos semelhantes a Ele. Nós somos aquilo que comemos, e se nos alimentamos do Corpo e do Sangue de Cristo, nós ficaremos semelhantes a Ele porque Ele vem habitar em nós.

 Pela Eucaristia nós passamos a pertencer a Nosso Senhor e Ele passa a viver em nós. Para termos esta santa intimidade precisamos nos alimentar literalmente do Corpo e do Sangue de Jesus. “A minha carne é verdadeiramente uma comida. O meu sangue verdadeiramente uma bebida”. Ele jamais diz: “a minha carne e o meu sangue são simbolicamente uma comida e bebida”.

 Passamos a pertencer a Nosso Senhor e Ele torna-se o dono da nossa vida e nos ressuscitará no momento preciso. “Por meio da Eucaristia Jesus continua presente entre nós. Como discípulos ele nos conduz ao Pai e nos garante a vida eterna e feliz ao seu lado”. 

 Você tem se alimentado com o Corpo de Jesus? Você tem a Bíblia como o próprio Jesus, O Verbo Encarnado? Quando você adora a Jesus Sacramentado, você tem consciência de que ali está o Corpo e o Sangue de Jesus? Qual é o efeito que este pensamento provoca em você? Experimente adorá-lo assim! Perceba a diferença.

Reflexão Apostólica:

O que mais chama atenção no Evangelho de hoje é a insistência de Jesus em dizer que Ele é o Pão da Vida. Nos 6 versículos em que Jesus falou, Ele insiste em dizer que é o Pão da Vida, quem comer viverá eternamente, e quem não comer não terá vida.

 Os judeus que ouviram essas palavras ficaram escandalizados, pois entenderam como se Jesus estivesse incentivando o canibalismo dele próprio.

 Em momento algum dos Evangelhos, nós vimos Pedro ou qualquer outro dos discípulos tentarem dar uma mordida em Jesus. E quando eu me refiro a Pedro, especificamente, é porque ele foi o discípulo que sempre tomou as iniciativas (p. ex. na passagem da transfiguração de Jesus, ou no Lava-pés).

 Tal idéia de tentar comer a carne de Jesus Homem foi, até para os discípulos, algo que era difícil de entender. Como conceber a idéia de comer os músculos, o coração, o fígado de um ser humano?

 Esta passagem de hoje esconde uma beleza por trás de sua dureza... De fato, Jesus disse: "porque minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida." Quem vai duvidar das palavras de Jesus? Você?

 No entanto é aqui que se encontra a beleza do nosso Sacramento da Eucaristia: Jesus transforma PÃO E VINHO (alimento) nele próprio, para que possamos TÊ-LO DENTRO DE NÓS.

 Essa é uma das grandes diferenças entre o Cristianismo e as outras religiões: o nosso Deus vem até nós, se faz humano, se faz pequeno, se entrega COMPLETAMENTE a nós, para que possamos tê-lo dentro de nós, e assim possamos também SER PARTE DELE.

 Quando comungamos na missa, o Pão da Vida é rapidamente digerido pelo nosso sistema digestivo, e rapidamente todas as nossas células passam a ter um pouquinho desse alimento.

 Assim, podemos dizer que Jesus está dentro de nós, dos pés a cabeça. E se todos os nossos irmãos, que também estão comungando, estão com Jesus dos pés a cabeça, então todos nós estamos fazendo parte de um corpo único: o de Jesus.

Isso é que é COMUM UNIÃO.

 Agora imagine fazer parte de um corpo único com todas as pessoas ao redor do mundo que também estão comungando... Viu como Jesus é grande? E olhe que Ele começou do tamanho de um pequeno pedaço de pão...

 Ter Jesus dentro de si implica em algo bem sério: se fazer Jesus! Ou seja, agir conforme Jesus agiria em cada situação. E essa é uma grande responsabilidade de quem quer estar em comunhão com Jesus.

 Ter Jesus dentro de si, portanto, é muito mais do que receber a Hóstia Consagrada na missa... Ter Jesus dentro de si é receber a Comunhão na missa e dar o verdadeiro sentido a ela, através dos seus atos, palavras e pensamentos.

 Propósito:

 Pai, que o corpo e o sangue de teu Filho Jesus sejam alimento para a minha caminhada em busca de ti, de maneira que eu não venha a desfalecer pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário