Seguidores

domingo, 7 de abril de 2019

Evangelho do dia 08 de abril segunda feira 2019


08 abril - Um pregador que tenha as disposições pessoais e a missão dos superiores, tem também o auxílio de Deus, com o qual tudo dá certo. (L 35). SÃO JOSE MARELLO
João 8,12-20

"Naquele tempo, Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. A isso, os fariseus lhe disseram: Tu dás testemunho de ti mesmo; teu testemunho não é digno de fé. Respondeu-lhes Jesus: Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é digno de fé, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho nem para onde vou. Vós julgais segundo a aparência; eu não julgo ninguém. E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade, porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou. Ora, na vossa lei está escrito: O testemunho de duas pessoas é digno de fé (Dt 19,15). Eu dou testemunho de mim mesmo; e meu Pai, que me enviou, o dá também. Perguntaram-lhe: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não conheceis nem a mim nem a meu Pai; se me conhecêsseis, certamente conheceríeis também a meu Pai. Estas palavras proferiu Jesus ensinando no templo, junto aos cofres de esmola. Mas ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora."

Meditação:

Estamos vivendo em mundo coberto pela escuridão e pelas trevas, onde tem prevalecido o egoísmo, a violência, a ganância, o pecado. Um mundo onde muitos vivem nas trevas da ignorância, outros vivem numa escuridão total sem perspectiva de vida, sem esperança de uma vida melhor, não conseguem ver o que chamamos de “uma luz no fim do túnel”.

Como ser luz do mundo? É bem verdade que nós não somos a luz, a luz é o próprio Cristo, mas Ele deseja que a sua luz brilhe em nós de tal forma que iluminemos a todos que nos rodeiam. E Ele próprio nos ensina o que devemos fazer para sermos luz do mundo quando diz:
“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Ou seja se seguirmos a Jesus Cristo, se buscarmos viver seus ensinamentos, fazer d’Ele a nossa vida, as trevas não habitarão em nós e teremos a luz da vida que é o próprio Cristo. Ele ainda nos diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João 6,56).

A Luz de Cristo é o seu Evangelho e a sua prática libertadora. Vemos Cristo revelando-se como Luz do mundo por meio de seus atos e palavras. Ouçamos o que ele mesmo diz a respeito de sua pregação e atividades: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Seguir a Jesus é deixar-se ser iluminado pelos seus atos e palavras, é estabelecer com ele uma profunda comunhão, é comprometer-se em ser também luz para o mundo. Apoiando-nos no prólogo do Evangelho segundo João, podemos afirmar que a ação iluminadora de Cristo é uma conseqüência daquilo que ele é em si mesmo: “a própria Palavra de Deus, vida e luz dos homens, Luz verdadeira que ilumina todo homem vindo a este mundo”.

Ser anunciador ou instrumento da Luz de Cristo significa ser conduzido pelo seu Evangelho e considerar a sua prática libertadora itinerário de crescimento espiritual.

Precisamos andar confiantes, sabedores que temos uma mensagem capaz de trazer luz àqueles que vivem nas trevas. Os versos 14 e 15 são muito importantes. Jesus está deixando os fariseus cientes de que sua mensagem é verdadeira, mesmo que eles não a aceitem.

Quando compartilhamos o evangelho com os outros, este pode não ser aceito; contudo, precisamos estar firmes e sabedores de que temos a verdade! 

Devemos orar diária e incessantemente para que as pessoas possam ter a mente de Cristo de forma que também consigam entender e aceitar as boas novas da salvação e a bondade de Deus.

Para que sejamos luz do mundo é preciso permanecer em Jesus, em uma vida sacramental.

Reflexão Apostólica:

É a luz de Deus que ilumina o nosso caminho nos livrando dos perigos e das armadilhas dos nossos inimigos. Desse modo, mesmo que passamos pelos vales das sombras, a luz divina estará sempre iluminando o caminho por onde pisamos e nos tornando invisíveis aos malfeitores. Porque se estamos seguindo os passos de Jesus não tem como errar e pisar num buraco.
Se isso às vezes nos acontecer, com certeza é porque nos desviamos das pegadas d'Ele, nos distraindo com algum atrativo do tipo fantasioso e ilusório puramente terreno, como o tal de reinado de momo, os prazeres da vida, a ambição pelo dinheiro, e todo tipo de tentação.
Seguir Jesus é por em prática os seus ensinamentos as 24 horas do dia, sem reservas, sem preguiça, e sem nenhuma restrição.

Seguir Jesus é tomar as nossas cruzes, é aceitar o outro como ele é, porém, tentar modificá-lo para melhor à medida do possível.

Seguir Jesus é aderir ao seu projeto de evangelização, engajando-nos na linha de frente da nossa Igreja, nos tornando disponíveis para servir de acordo com os nossos talentos.

Seguir Jesus é contribuir para a construção de um mundo melhor, começando pela nossa pessoa, através da conversão diária, depois em nossa família através do bom exemplo, e em seguida, lá fora. Seja na sociedade, seja na nossa comunidade, com o nosso testemunho de justiça, retidão, e, se possível, de preferência, catequizando. Pregando o Evangelho de Jesus Cristo.

Assim, teremos a luz da nossa vida, conforme Jesus nos promete no Evangelho de hoje.
“Vós julgais segundo a aparência; eu não julgo ninguém. 16E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade, porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou.”

O mundo de hoje julga conforme as aparências, e as aparências nos enganam. Nem sempre um rosto sorridente demonstra o tamanho da caridade da pessoa. Às vezes nos enganamos. Por que por de traz de uma cara fechada aparentando ruindade, está um bom coração. Geralmente as pessoas que prestam socorros aos acidentados e necessitados não são os sociais e sorridentes, mais sim os carrancudos e de pouca conversa.

É um mecanismo de defesa, de camuflagem, o fato do menos caridoso se apresentar como bonzinho e amigável. Ao contrário, aquele ou aquela de coração bom, de coração de manteiga, que se desmancha ao ver o sofrimento, do irmão, se apresenta com a cara fechada para não revelar sua bondade, sua beleza interior, e não ter de atender a tantos que se acorrerão em busca de sua ajuda.

Vivemos em um mundo confuso, e muitas vezes não temos direção. Os padrões culturais e os princípios morais estão cada vez mais complicados.

Decidir entre o certo e o errado numa sociedade onde os valores perderam o referencial correto, torna-se difícil e complexo.
Jesus nos oferece a solução para este dilema ao fazer a declaração "Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida".

Quando a Luz de Cristo ilumina nossas vidas, começamos a andar com segurança. Jesus ilumina  nossas vidas com sua presença  e nos dá uma direção definida, através dos seus mandamentos que se praticados nos conduzirão a decisões seguras e vitoriosas.
Você está andando na luz ou nas trevas? Você consegue ver seu caminho claramente ou fica tropeçando num caminho incerto? Jesus quer que O sigamos corajosamente. Talvez o caminho não seja sempre fácil, mas o destino é seguro, e seu caminho pode ser seguro. Além de tudo, você nunca terá que usar uma lamparina a noite – você está seguro que mesmo na mais profunda escuridão, terá a luz d'Ele, a única luz que dá vida.

Não existe escolha melhor do que a obediência a Palavra de Deus. Ela realmente ilumina nossos caminhos!

Propósito:

Permita-nos, ó Pai, que todos nós estejamos sempre com o coração aberto e atentos ao chamado que vem dos céus, e que possamos ser luzes na vida de nosso próximo e junto como ele, reconhecer que verdadeiramente  Jesus é o caminho a verdade e a vida.
POSITIVO E PRODUTIVO
Ficar irado não é uma boa razão para fazer com que uma situação que já ruim, piore ainda mais. Frustração não é uma boa razão para ser destrutivo. Óbvio que é muito fácil reagir negativamente a uma situação, mas qual benefício isso lhe traz? Explodir em ira só irá produzir feridas nas outras pessoas incluindo você também. Decididamente, não é isso que você quer. 

Em vez disso, tome a energia da sua frustração, a paixão da sua ira e a transforme numa positiva e produtiva direção. As mais valiosas e significativas realizações são aquelas que são bem sucedidas ao transformarem situações negativas em positivas oportunidades. O que é que está lhe deixando irado, frustrado ou desencorajado? Seja o que for, não deixe que suas emoções negativas venham criar mais resultados negativos. 

Supere essa ira, renuncie a essa frustração, abandone esse desencorajamento, levante a cabeça e você verá – pela graça de Deus – que existe um caminho muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário