Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Evangelho do dia 27 de fevereiro 2019


27 fevereiro - Ao sofrer por vontade de Deus em alguns de seus membros, a Congregação reflorescerá com maior saúde em todo o corpo. (L 167).São Jose Marello


Marcos 9,38-40
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”. 

Meditação:
fortaleçamos o diálogo ecumênico e inter-religioso, com o fim de construir um mundo mais ético e mais humano.

A tentação de ser auto-suficientes vai até acreditarmos completamente que somos donos de nossos projetos, a ponto de não mais olharmos para o sem-número de eventualidades que podem ocorrer e pôr em risco aquilo por que tanto anelamos.

Somos muito dados a sonhar sem pôr os pés no presente. Tiago nos faz cair na conta de que não somos donos, como às vezes pensamos, dos inumeráveis fenômenos e fatores que entram em jogo na criação de nosso futuro. O cristão conta cada dia com Deus, que caminha a seu lado e o ajuda a enfrentar os acontecimentos que vêm a seu encontro com uma decidida força para sair vitorioso deles.

No evangelho assistimos à polêmica que se arma entre os discípulos porque houve alguém que expulsava demônios sem ser do grupo dos Doze. Eles logo reclamam pela exclusividade de tais ações junto a Jesus. Ele, contudo, deixa bem claro que: quem não está contra nós, está a nosso favor, afirmando dessa maneira que o dom de Deus para a humanidade não é exclusivo de um grupo, de um povo ou de uma comunidade determinada; é universal.

Quantas vezes nós, cristãos, cremos e agimos como os únicos herdeiros do favor divino e da salvação!

Concluindo: Os discípulos estão cientes de sua missão, mas reagem diante daquilo que vêem, e Jesus lhes diz: quem não é contra nós é a nosso favor.

Nesta exortação, o mestre amplia a visão dos seus alunos. Porque na verdade ser cristão de verdade é ter uma visão ampla do mundo e do Reino e saber onde estão seus sinais. Muitos são os que anunciam e vivem com grandeza a verdade do Evangelho. E Jesus não quer que os discípulos sejam uma seita, mas que sejam instrumentos libertadores do Reino.

E para se ser este instrumento é preciso saber que o amor a Deus e aos irmãos bem como a prática do bem suplantem os projetos humanos. É necessário que quisermos ser discípulos libertarmo-nos do conceito humano de ver as pessoas. Que é de julgar as ações delas sem mais sem menos.

Existem muitos cristão que vira e mexe comentam, julgam, falam mal dos outros considerando-se melhores como se fossem os únicos possuidores da verdade. E como os discípulos também dizem: Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.

Todas as vezes que nós agimos assim, também Jesus nos dirige a palavra: não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós.

Portanto, o episódio do homem que expulsava demônios e não era do grupo dos discípulos, mas que foi respeitado por Jesus, deve nos levar a perceber os sinais de Deus naqueles que não fazem parte da nossa casa, família, amigos e do nosso grupo religioso, cultural e social.

Devemos lutar para eliminar ou combater as contendas, rixas com os diferentes de nós. Pois tais atitudes podem significar que nossa ação não tem sua fonte em Deus ou no bem, mas sim do maligno, o semeador do joio e da divisão.

Que o Senhor nos ensine a saber respeitar, lidar e conviver com o diferente afim de que possamos exercitar a caridade, a paciência, a misericórdia, o perdão e sobretudo o amor de Deus presente em nós.

Reflexão Apostólica:

A fé cristã assenta na sabedoria que vem de Deus e não do mundo. Somos convidados a olhar para os homens nossos irmãos, amando-os como Deus os ama.

A santidade a que somos chamados consiste em fazer a vontade de Deus nosso Pai, que ama a todos, sem distinção. Amando os que nos perseguem e orando pelos nossos inimigos, sabemos que somos filhos de Deus. Quanta exigência e quanta motivação contida nesta frase imperativa do Divino Mestre: Sede perfeitos como é perfeito o vosso pai celeste!

Jesus não quer que o grupo daqueles que o seguem se torne seita fechada e monopolizadora da sua missão. Toda e qualquer ação que desaliena o homem é parte integrante da missão de Jesus.

Na busca da perfeição, muitas vezes excluímos pessoas em nossas vidas, imagem no serviço da Igreja. O sujeito não conhece a Deus e entra para um serviço na Igreja, já imaginou?

Depois de ter tido uma experiência profunda com Deus? É feita pipoca pulando de alegria ao ficar pronta. Achamos que entramos para o serviço de Deus e só vamos encontrar bonança, mas não é bem assim.

Nunca estaremos prontos, pois como diz a palavra de Deus: - Meu filho, se entrares para o serviço preparas para provação. E são muitos de nós buscando o que é perfeito que, ao invés de expulsar as imperfeições da nossa própria vida, expulsamos os outros, considerando-os como imperfeitos.

Que o sejam, porém, não são contra nós, mas sim a favor. E por que quando somos contrariados em nossa opinião, queremos abandonar tudo? Só nós somos perfeitos? Donos da verdade?

Precisamos reconhecer que um dia o Senhor, teve compaixão de nós, e estendeu sua destra poderosa sobre a nossa vida, pois, onde superabundou o pecado superabundou a graça.

Assim foi conosco, e precisamos pedir o dom da paciência para que aconteça com os de nossa casa, com os nossos amigos e com os nossos colegas de trabalho.

Tenho visto, que a cada novidade da minha vida, exige de mim uma nova conversão. Ou seja, uma amizade nova, um trabalho novo, um carro novo, um novo filho, um novo desafio profissional, um novo apartamento, uma nova coordenação, pois o Senhor fará 'nova todas as coisas' se eu abrir as portas do meu coração e a Ele confiar a conversão.

Não deixemos que a nossa busca pelo o que é perfeito e agradável a Deus, expulsem o nosso próximo. E pra terminar, e quem é o nosso próximo?

Aquele do qual eu me aproximo, portanto, temos muito ainda a caminhar quando se trata do amor ao próximo, mas firmeza nas promessas de Deus.

Propósito:
Senhor, nosso Deus, Pai de infinita bondade, fazei-nos santos porque Vós sois Santo! Tornai-nos perfeitos como nos pediu Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Pai, livra-me da atitude fanática e exclusivista de pensar que só quem pertence declaradamente ao círculo de discípulos de Jesus está em condições de fazer o bem.

VOCÊ TEM VIDA
Quando você se levantar pela manhã, pense no privilégio que é estar vivo – respirar, pensar, se divertir, amar…  
Mesmo que você não tenha mais nada, você ainda tem alguma coisa que é mais precioso que o mais puro ouro e mais desejável que o mais brilhante de todos os diamantes. Você tem vida, você pode, sentir você pode, pensar, você pode raciocinar. Você pode tomar decisões e agir em cima daquilo que você decidiu. 

Mesmo que você perca tudo o que obter, ainda assim você tem a habilidade e potencial de re obter, e viver da melhor maneira que é possível viver. Pode parecer – eventualmente – que o mundo todo está conspirando com você, mas essa percepção tem como base a história do passado, mas o futuro não tem necessariamente que ser semelhante ao passado. 

Hoje, neste momento, neste lugar, você tem vida. Verdadeira e genuinamente aprecie o que você tem, porque com o que você já tem você poderá fazer coisas maravilhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário