Seguidores

terça-feira, 16 de abril de 2024

Evangelho do dia 17 abril quarta feira 2024

 

17 abril - A comunhão da oração, depois da Eucaristia, é o ponto de fé mais consolador da oração do Creio. Todos os demais nos fazem temer: este, ao contrário, coloca em nossas mãos um meio poderoso para fazer violência, por assim dizer, à misericórdia de Deus. (L 7). São Jose Marello

 


João 6,35-40

"Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Contudo, eu vos disse que me vistes, mas não credes. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".

Meditação:

Após a partilha do pão, Jesus num discurso se descreve como sendo o Pão que dá a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Aqui vemos uma expressa declaração de Jesus do realmente Ele é para nós. Diferente do maná que os nossos pais no deserto comeram e morreram.

Jesus revela-se como dom do Pai, ou melhor, como pão do Pai: «É o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do Céu, pois o pão de Deus é aquele que veio do Céu e dá vida aos homens», vimos em Jo 6,32-33.

Portanto, Jesus define-se a si próprio como Pão da vida que é necessário comer mediante a fé: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede» (Jo 6,35); Ele reafirma com insistência a sua identidade como pão da vida oferecido para ser comido, não obstante a murmuração dos judeus perante as suas palavras.

Ao dizer: «Eu sou o pão que desceu do Céu» (Jo 6,41) e explicita o significado desta expressão quando explicita o que ele é: «Eu sou o pão que dá vida… Este é o pão que desceu do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu».

A vontade do Pai, ao enviar o Filho, é que quem vê o Filho; suas palavras e ações e nele crê, seguindo seus passos, tenha a vida eterna.

Para nós cristãos, comer o pão do céu significa assimilar o seu amor e seu exemplo de serviço, de partilha e dom da vida. Acolhamos e comamos, pois, deste pão do céu para que venhamos a ressuscitar no último dia para a vida eterna.

Pai transforma-me em discípulo autêntico de teu Filho Jesus, para que possa enxergar, receber e me transformar n’Aquele que recebo em Comunhão e assim experimente já o céu aqui na terra. 

Reflexão Apostólica:

Este deve ser o desejo de todos nós a partir do evangelho de hoje: ver o Senhor! Podemos de diversas formas e jeitos enxergar ao Senhor, porém VER vai muito mais além do que enxergar, pois quem ver o Senhor nunca mais será o mesmo.

 

O ver Jesus nos leva a crer, acreditar, viver uma vida Nele, e por isso, ficará uma pergunta para cada um de nós respondermos ao longo do dia: Onde eu tenho visto o Senhor? Que áreas da minha vida, eu vi o Senhor, mas não modifiquei minhas atitudes? EU VI O SENHOR, mesmo?

A Eucaristia, nesta semana o Senhor tem sido, o pão da vida, portanto, se queremos viver não podemos desejar ficar longe da eucaristia, precisamos acabar com esta de que rezamos em casa, Jesus quer se oferecer a cada um de nós para junto conosco VER e transformar as dificuldades em oportunidades, o sofrimento em conversão, por que com Ele não teremos mais fome nem sede.

Será que estamos falando fisicamente? Às vezes sim, pois Ele é um Deus que tudo pode, mediante a confiança (fé) de seu servo. Mas vamos avaliar esta fome e sede espiritual.

Muitos de nós já acordamos sem vontade de nos levantar, de querer ficar o dia todo na cama, com o quarto escuro, detestamos quando entra uma "brecha" de luz, queremos ficar sozinhos e isolados. Mas o que acontece? Fazemos isto a primeira vez. Depois uma segunda. E aí vai, abrimos uma "brecha" no coração, vamos nos e entregando, e só Jesus poderá desfazer esta situação. Precisamos ver Jesus.

A cada novidade de nossa vida, exige de nós uma nova conversão. Trazendo para o evangelho de hoje, nunca pensemos que já somos convertidos, pois precisamos VER o Senhor e vive-lo em cada situação que se apresenta para nós.

Ele não que nos perder, portanto quem ver o Senhor não quer ficar longe dele, pois o que Ele desejou foi fazer a vontade do Pai: "E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia."
A nossa salvação é o maior desejo do coração de Deus. Foi o próprio Jesus que nos revelou isto, ao dizer: “É esta a vontade daquele que me enviou: ‘Que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia’”!

Jesus Cristo veio fazer a vontade do Pai e é muito bom saber que a nossa vida está entregue nas mãos dele e que o nosso futuro é promissor, pois está assegurado nas Suas Palavras.

Crer em Jesus Cristo é, portanto, deixar-se entregar à Sua ação salvífica e nunca duvidar do Seu domínio sobre a nossa vida e a nossa morte. Jesus não veio apenas nos propor a vida eterna depois da morte, mas também nos assegura uma vida terrena fortalecida pela Sua presença, no pão que alimenta o nosso espírito, o pão do Céu.

A Palavra de Deus é via de amor e fortifica a nossa caminhada aqui na terra. A Eucaristia é a presença do Deus vivo correndo nas nossas veias regenerando e purificando o nosso corpo e a nossa alma.

Quem come a carne e bebe o sangue de Jesus tem a vida eterna. Esta é, portanto, a vontade do nosso Pai que está nos céus! 

Você tem percebido a ação da Palavra de Deus na sua vida? Em que a Palavra tem lhe modificado? Qual a sua percepção sobre a Eucaristia?

Apesar dos múltiplos obstáculos, resistência e rejeição a Jesus e à sua proposta de vida, sempre haverá quem se deixe tocar por sua palavra e suas ações; sempre haverá corações dispostos e mentes abertas a aceitar seu projeto como via de realização pessoal e comunitária. Os que crêem agora, e os que no futuro cheguem a crer, têm a garantia de que em Jesus tem a vida eterna.
Hoje precisamos estar firmemente convictos de que, em nosso seguimento a Jesus, vamos encontrando o caminho de nossa auto-realização como pessoas; que nossa vida tem sentido de verdade, porque precisamente vamos atrás da Verdade que é Jesus, o único que dá a vida abundante e eterna.

Propósito:

Pai, transforma-me em discípulo autêntico de teu Filho Jesus, de modo que a tua vontade seja o centro de minha existência, e eu experimente, já na Terra, a vida eterna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário