Seguidores

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Evangelho do dia 05 de janeiro 2019 sábado


05 janeiro - Enquanto não atingirmos o vértice da perfeição, estaremos sempre naquele círculo (aliás, fonte de muitos merecimentos) de soerguimentos e de quedas, de orações para obter a graça do bom propósito e do bom propósito para obter a graça da oração. (L 52). São Jose Marello

Leitura do santo Evangelho segundo São João 1,43-51 
"No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galileia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: "Segue-me"! (Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro.) Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: "Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas". Natanael perguntou: "De Nazaré pode sair algo de bom?" Filipe respondeu: "Vem e vê!" Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!" Natanael disse-lhe: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael exclamou: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" Jesus lhe respondeu: "Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas". E disse-lhe ainda: "Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!""

 Meditação

 Jesus continuou a caminhar procurando os Seus seguidores. Ele sabia a quem deveria chamar. Encontrou Filipe e disse apenas uma palavra: “Segue-me”. O chamado de Jesus é muito forte e objetivo, Ele não se explica muito.
Apenas uma palavra de Jesus fez com que Filipe O seguisse e mais do que isso, saísse anunciando o Seu Nome. Ao contrário dele, Natanael, desconfiado, não quis acreditar que de uma cidade tão pequena viesse alguém tão importante.

Na maioria das vezes, somos assim também como Natanael: desconfiamos, queremos ver grandes feitos, não nos contentamos com coisas simples e pequenas e só estamos satisfeitos quando os sinais são mais do que evidentes.
No entanto, Jesus mostrou que aquele que não procurou grandes provas encontrou a Deus como mais facilidade. Filipe não perdeu tempo, Natanael precisou que Jesus lhe desse um sinal concreto para acreditar no Seu chamado.

Jesus veio revelar ao mundo o amor do Pai e a sua presença no meio de nós. A cada um que Ele chama dá provas do Seu poder e da Sua sabedoria, pelo Espírito do Amor de Deus que se manifesta em todos os momentos.
A nós também Ele promete coisas maiores do que as que Ele fazia naquele tempo. Portanto, as Suas promessas hoje também se renovam para nós.

Ele nos convoca para vivermos o reino dos céus, aqui, agora e promete a manifestação da Sua glória em cada momento de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra.
Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar: o céu aberto e os anjos subindo e descendo.

Você é como Filipe ou como Natanael? Qual a força do chamado de Jesus para você? Você precisa de grandes provas para seguir Jesus? A Sua Palavra é atuante na sua vida?

Reflexão Apostólica:

 No evangelho de hoje Jesus quer convidar cada um de nós a segui-lo. Você está disposto a tornar-se um discípulo de Jesus e um evangelizador nesse novo ano que se inicia?

Se a sua resposta foi sim, então você deve pedir a Deus que envie ao seu coração uma porção dobrada do Espírito Santo, todos os dias, para que você tenha a força e a perseverança necessária para evangelizar e amar.
Se a sua resposta foi não ou se você está em dúvida sobre seguir Jesus e ser um discípulo da Sua palavra é porque você ainda não teve um encontro pessoal e verdadeiro com o Senhor.

Peça a graça de poder viver essa experiência de amor profundo com Jesus a ponto de querer segui-Lo e não mais abandonar os seus caminhos.

Assim como aconteceu com os primeiros discípulos também está acontecendo com você hoje através desse evangelho que o chama a fazer parte da tropa de elite do Senhor e a acompanha-Lo no caminho da salvação.

Quando Jesus encontra com Filipe diz apenas: "Segue-me!". Quando Filipe encontra com Natanael e fala sobre Jesus ele questiona: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" 

É exatamente esse gesto que precisamos fazer com aqueles que não conhecem o Senhor. Precisamos convidar os nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, todas as pessoas que convivem com você e que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer verdadeiramente a Deus para estar perto de Dele, para conhecê-Lo no Santíssimo Sacramento do altar, para recebê-Lo na Eucaristia, para ser batizado pelo Espírito Santo, ou seja, para ver o Senhor e segui-Lo.
Precisamos imitar o gesto de Filipe e conduzir as pessoas a Deus, pois essa é a verdadeira função de um discípulo.

Jesus está querendo dizer para nós que na verdade quem nos chama em primeiro lugar é o próprio Senhor, mas que às vezes Ele precisa se utilizar de meios para poder ter um encontro pessoal com seus filhos e hoje você está sendo convocado a ser esse instrumento da evangelização, a ser esse discípulo que ajuda o Senhor a se encontrar com seu povo. 

É preciso seguir a Deus, beber do Seu amor e conduzir o seu povo para um encontro pessoal com Jesus. É exatamente isso que Deus quer de você através desse evangelho tão simples, porém tão profundo.

Não deixe para seguir Jesus amanhã ou não adie seu encontro pessoal com o Senhor, pois Ele está repleto de amor para banhar o seu coração e mudar a sua vida.

 Propósito:

 Estar atento para perceber onde e a quem posso falar de Jesus.

CURANDO FERIDAS
Quando você culpa os outros pelos seus problemas, você passa a dar a eles o controle sobre a sua vida. Liberte-se da sua própria ira, do seu ressentimento e você encontrará um espaço muito maior para a serenidade e abundância. Já é ruim o suficiente se alguém o feriu no passado. Existe, porventura, algum valor em permitir que essa pessoa continue a manipulá-lo e fazê-lo sofrer, ainda que à distância? 
A sua melhor estratégia não é a de prolongar a sua dor ou expandi-la. A sua melhor estratégia é superar e colocar tudo isso no passado e o mais rapidamente possível. Não importa se essa pessoa merece ou não seu perdão; esse não é o ponto. O ponto é que você precisa perdoar a fim de adquirir controle sobre a sua vida de tal maneira que você possa viver de forma plena e abundante.
 
O seu perdão pode não fazer absolutamente nenhuma diferença àqueles que você perdoou e talvez eles nem sequer tenham consciência desse ato. Porém, para você, isso faz toda a diferença no mundo! Quando é você que está sentindo a dor, cabe também a você iniciar o processo da cura. Cure a ferida, libere perdão, liberte-se do câncer emocional que é o ressentimento e viva uma vida genuinamente abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário