Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2018

Evangelho do dia 30 de abril segunda feira


30 ABRIL Vale mais um pensamento de caridade que se desenvolve no coração do nosso Cottolengo do que mil projetos filantrópicos que se procura promover à custa de milhões espremidos das veias do povo. (L 76). SÃO JOSE MARELLO
João 14,21-26
"Quem acolhe e cumpre os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: "Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, cumpre a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não cumpre as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito."  
Meditação
 João é o evangelista que nos introduz na contemplação da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. É uma contemplação que nos move interiormente à ação no cumprimento dos mandamentos de Jesus.
Os mandamentos de Jesus se realizam em toda a prática a favor dos homens e mulheres, promovendo a vida. O amor consiste em assumir estes mandamentos.
O amor de Jesus consiste em receber e cumprir os mandamentos. Ao longo do Evangelho, insistiu-se em que o amor é o supremo “mandamento” de Jesus.
Quem ama o Filho é também amado pelo Pai. É estabelecido um círculo de comunhão amorosa entre o crente, Jesus e o Pai. Talvez seja este o fundamento da fé. Crer é amar Jesus e amar o Pai. Certamente que a conseqüência lógica é o amor aos irmãos.
À pergunta de Judas Tadeu sobre sua manifestação ao mundo, a resposta de Jesus é uma reafirmação do anterior: sua manifestação se realiza através da morada do Pau e do Filho no interior do crente.
No texto aparecem elementos que se entrecruzam; a Palavra de Jesus é a Palavra do Pai; o amor de Jesus é o amor do Pai; escutar e viver a Palavra de Jesus é abrir-se à plenitude do amor. O Espírito Santo é quem confirma e ilumina a Palavra do Filho. Em última instância, a experiência de Deus se radica na morada da comunidade trinitária, Pai, Filho e Espírito Santo, no coração do discípulo.
"Em que consiste o novo mandamento"? Não precisamos responder. Até porque, Jesus já respondeu por você: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama.
O que devemos fazer é fazer um exame de consciência para ver se realmente é assim que temos vivido. O modo como guardamos os Seus mandamentos será a prova de fogo. Pois: E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.
O requisito fundamental para que vejamos em nós a manifestação da glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo passa por amar a Deus sobre todas as coisas, ou seja, fazendo o estudo da Palavra, guardando os domingos e festas de guarda; e por último, amar as pessoas como a nós mesmo.
Ser cristão é viver o amor de Cristo e trabalhar para construir um mundo melhor.
Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras numa convivência diária.
Conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, isto é, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.
Mas isso, só é possível na comunhão de amor com Jesus, que está unido com Deus-Pai e o Espírito Santo na eternidade. Ele nos convida a nos unirmos com Ele e neste propósito, como discípulos devemos contar com a presença do Espírito Santo, que é a luz de seus passos.
Antes, Jesus afirmara que iria ao Pai para preparar uma morada para os discípulos. Agora, fica esclarecido que esta morada não é em outro lugar distante, no céu, mas no próprio discípulo que guarda sua palavra. Segue nova afirmação da união com o Pai: a sua palavra é a palavra do Pai.
A habitação divina nos discípulos completa-se com o envio do Defensor, o Espírito Santo. Sua missão é revelar a presença de Jesus nas comunidades, iluminar suas palavras e fortalecer a fé dos discípulos.
Só tendo o Espírito Santo em nós conseguiremos cumprir o mandamento do amor. E a medida desse amor é o próprio Jesus: A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. É preciso que amemos a Deus sobre todas as coisas e amemos ao próximo como a nós mesmos.
Reflexão Apostólica:  
Jesus se manifesta e é encontrado no amor. Neste amor se tem a presença de Jesus em união com o Pai. A afirmação de Jesus de que se alguém o ama e cumpre sua palavra, ele e o Pai virão e farão nesse a sua morada, significa a participação na vida divina e eterna já neste mundo, na comunhão do amor de Deus.
A maior prova do amor à Jesus passa pela obediência, não cega mas sim iluminada pela fé nas palavras e obras do Mestre. Jesus inspira e fundamenta nossas ações e nosso modo de viver. Seu exemplo de amor e de misericórdia nos arrasta para a contemplação da beleza da vida e a certeza da vida eternidade em Deus.
Observar e obedecer suas palavras é seguir o caminho, ao longo do qual se dá o encontro com o Pai na vivência da partilha, da fraternidade e da solidariedade com os excluídos e oprimidos da nossa sociedade.
No seu amor nos tornamos sacramentos da vida, sinais visíveis de sua presença entre nós. Ai brota nossa responsabilidade cristã: manifestá-lo ao e no mundo!
Muitas vezes nos ocupamos com coisas inúteis! Deixando de lado o fundamental. Não percamos tempo em coisas que não são essenciais para nossa vida, deixando-nos conduzir por aquelas que nos aproximam dele e sobretudo da Palavra.
Pela palavra todos nós somos orientados para participamos da vida do Único e verdadeiro Deus, O de Jesus Cristo, para que abraçando o dom da fé consigamos descobrir quer a nossa origem quer o nosso destino, a nossa pátria definitiva.
O encontro, a comunhão com a vida divina e eterna são o conteúdo da Palavra que com intensidade e fervor Jesus anunciou ou Apóstolos, discípulos e continua dirigindo à nós.
Depois de tudo o que Jesus fez e falou, já não há motivos de dúvidas nem de desespero. Até porque a santidade do nosso viver ainda na terra é garantida pela força vivificadora do Espírito Santo.
A missão do Espírito Santo é recordar tudo o que Jesus disse, fez e ensinou. Ele nos revela a presença real de Jesus entre nós, iluminando sua Palavra e fortalece a nossa fé enquanto entre dores, dificuldades, tristeza, traições vemos como que entre sombras e, mas também entre alegrias, vitórias e triunfos, vislumbramos com toda a certeza enquanto, caminhamos a manifestação gloriosa de Deus, nosso Pai.
Cabe a nós sermos obedientes à Palavra feita Carne! Deixe a luz do Céu entrar no seu coração. Abramos bem as portas de nossas almas, dos nossos espíritos para que transfigurados pela Palavra fiquemos cheios de esperança de ver chegar a hora de vencer, triunfar sobre tudo e todos em nome e no poder de Jesus.
Um cristão comum afirma com facilidade que crê em Jesus e o ama; o difícil é aplicar na vida diária a fé que afirma professar. O amor a Jesus tem que ser notado em tudo o que dizemos e fazemos.
Para consegui-lo, o evangelho dá duas pistas importantes: adesão a Jesus e cumprimento dos mandamentos. A resposta à inquietação de Judas Tadeu por que o Senhor não estaria se manifestando ao mundo, não significa repudiar o mundo como tal, mas ao falso mundo, dominado pelas autoridades judaicas e romanas; um mundo que despreza o reino de Deus.
A manifestação do Jesus - Messias se dará, não com exércitos nem palácios imperiais, mas com sinais que toquem a consciência de cada pessoa.
Se conseguirmos que em nossa consciência se cultive o amor de Jesus, crescerá nossa motivação para melhorar nosso ambiente familiar e social; e sentiremos que Jesus vem em cada obra boa que façamos.
A ausência física do Mestre preocupa os discípulos. Mas não há que se preocupar: o Espírito Santo está conosco; ele nos ensina, recorda-nos e nos torna atual a palavra de Deus. Recordemos que Deus continua falando hoje de muitas maneiras, em diversos tempos e lugares, e a diversos povos e culturas.
Propósito:
Pai, desperta em mim o desejo e a disposição de amar Jesus e de pôr em prática as palavras dele. Assim, estarei seguro de ser amado por ti e de viver em comunhão contigo.

CURANDO FERIDAS
Não existe cura sem perdão.  
Quando você culpa os outros pelos seus problemas, você passa a dar a eles o controle sobre a sua vida. Liberte-se da sua própria ira, do seu ressentimento e você encontrará um espaço muito maior para a serenidade e abundância. Já é ruim o suficiente se alguém o feriu no passado. Existe, porventura, algum valor em permitir que essa pessoa continue a manipulá-lo e fazê-lo sofrer, ainda que à distância? 

A sua melhor estratégia não é a de prolongar a sua dor ou expandi-la. A sua melhor estratégia é superar e colocar tudo isso no passado e o mais rapidamente possível. Não importa se essa pessoa merece ou não seu perdão; esse não é o ponto. O ponto é que você precisa perdoar a fim de adquirir controle sobre a sua vida de tal maneira que você possa viver de forma plena e abundante. 

O seu perdão pode não fazer absolutamente nenhuma diferença àqueles que você perdoou e talvez eles nem sequer tenham consciência desse ato. Porém, para você, isso faz toda a diferença no mundo! Quando é você que está sentindo a dor, cabe também a você iniciar o processo da cura. Cure a ferida, libere perdão, liberte-se do câncer emocional que é o ressentimento e viva uma vida genuinamente abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário