Seguidores

domingo, 15 de abril de 2018

EVANGELHO DO DIA 22 DE ABRIL 4º DOMINGO DA PÁSCOA



22 - As forças internas da Igreja se multiplicam na razão inversa dos recursos externos. (L19) .São José Marello
João 10,11-18
""Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai"."  
Meditação
Depois de Jesus ter proclamado que Ele é a porta por onde passam as ovelhas, agora vemo-lO afirmar: “Eu sou o bom pastor”. Enquanto o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, o mercenário não!
Ele somente trabalha por dinheiro; ele não é pastor, e por outra, as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegar, deixa as ovelhas entregues à sua sorte e desaparece fugindo. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O mercenário foge porque não busca senão o salário, a recompensa do seu trabalho. E por isso, não lhe importa que aparecendo o lobo as ovelhas sejam atacadas e devoradas.
É uma advertência contra aqueles que, na comunidade, assumem posições de liderança por interesses pessoais, por vaidade ou por desejo de poder.
Na hora das dificuldades omitem-se diante da comunidade. O conhecer as ovelhas, e ser conhecido por elas, é uma qualidade fundamental do pastor.
O conhecer, no relacionamento humano, está intimamente ligado ao amor e leva à acolhida, à solidariedade, à comunhão. Ao dar sua vida por suas ovelhas o pastor está comunicando vida a elas.
Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.
Jesus é quem comunica a vida plena. Em Jesus habita o Pai, e o amor que o une ao Pai é uma fonte de vida que transborda para todos os homens e mulheres que vivem no mundo. Como bom pastor, Jesus conhece suas ovelhas e elas o conhecem.
E por nos conhecer nos compreende e perdoa os nossos deslizes e quedas. Trata as nossas feridas e nos reveste de dignidade de filhos.
O conhecimento dele é fruto do convívio e do diálogo com Deus seu Pai e que gera o amor. Para Jesus não existe massa humana amorfa. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama a cada um pelo nome e a cada um fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é de mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai.
O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer!
Foi esta a missão que Jesus recebeu do Pai: como pastor, dar sua vida divina pelas ovelhas de todos os redis. Confirmar a todos os povos a vida plena e eterna, sem privilegiados, sem exclusões, sem fronteiras.
Reflexão Apostólica: 
Jesus não é somente a porta do aprisco, mas também o pastor, e não um pastor qualquer, como há tantos, que a duras penas exercem seu labor por não ter o que fazer. Ele é o Modelo do Bom Pastor! Ele sabe do que necessita cada ovelha, sabe em que condição se encontra cada uma; conhece as ovelhas pelo nome, chama-as e elas o seguem sem temor nem desconfiança.
 Ele mesmo nos diz isto e nos ensina que “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Aqui na terra nós todos também somos chamados a pastorear as ovelhas do rebanho do Senhor.
A nós, homens e mulheres, pais, mães, educadores, religiosos, governantes e todos os que estamos à frente de algum empreendimento e que conduzimos os filhos de Deus, Ele nos confiou a missão de zelar pelo Seu rebanho.
Precisamos, então, trabalhar para que isto aconteça, porque essa é a vontade do Pai e ter em mente que o bom pastor não abandona as ovelhas que lhe são entregues.
Na nossa vida, nas mais diversas situações nós temos alguém que o Senhor nos confia para pastorear. Temos que estar vigilantes e intuir se elas realmente estão reconhecendo a nossa voz de pastor e se estamos dando a nossa vida por elas.
Dar a vida é dispensar cuidado, zelo, atenção, amor, para exortar, direcionar, mas principalmente dar testemunho de vida.
Esta é, portanto, uma reflexão que nós precisamos fazer! Nós, porém, somos apenas os representantes e auxiliares do Pastor Maior.
Quando nos propomos a pastorear o rebanho do aprisco de Jesus nós precisamos ter um espírito de unidade com ovelhas de outros rebanhos. O próprio Jesus nos diz que vai chegar a hora em que haverá um só rebanho e um só pastor.
A Igreja de Jesus Cristo é uma só e mesmo que os Seus membros estejam temporariamente afastados, nós sabemos que um dia, todos nós viveremos a Unidade do Espírito Santo.
Diante das Palavras de Jesus só precisamos fazer alguns questionamentos: Se eu quero ser pastor, quero dirigir as “minhas” ovelhas, Jesus me adverte: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!” E agora?
Como posso dar a vida pelas minhas ovelhas? Quando o lobo chegar o que eu farei? Para ser pastor Jesus me diz que preciso conhecer a voz das minhas ovelhas, e eu que não conheço nem a minha própria voz? A que conclusão eu chego? Sou realmente um pastor, (a)? Como estão as minhas ovelhas? O que preciso fazer? Peço ajuda ao Bom Pastor?
Propósito:

Pai, que eu saiba entregar-me com toda confiança nas mãos de teu Filho - o Bom Pastor -, pois só assim estarei seguro de estar trilhando o caminho para ti.

BOAS VINDAS A UM DIA IMPERFEITO
Dificuldades são aquelas coisas que mostram a uma pessoa quem ela realmente é.  
Você, provavelmente, não terá hoje a oportunidade de salvar o mundo todo. Mas – com certeza – você pode trazer uma nova luz em seu mundo. Muito possivelmente, você não poderá fazer, no dia de hoje, tudo o que você planejou. Porém, você pode, com toda certeza, fazer um real e duradouro progresso. 

As pessoas com as quais você está em contato, talvez, não o estejam apreciando ou compreendendo. Porém, ainda assim, você pode ter um positivo impacto em algumas dessas vidas. Os eventos do dia de hoje podem não seguir exatamente os seus planos. Porém, ainda assim, você pode criar valores a partir de tudo que vier até você. 

Dê as boas vindas a este glorioso e imperfeito dia. Por que? Porque é ele que traz a perfeita oportunidade de viver - pela graça de Deus – dentro de uma atmosfera de contínuo crescimento pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário