Seguidores

quinta-feira, 15 de março de 2018

Evangelho do dia 25 de março Domingo Celebração de Ramos e Paixão do Senhor



Marcos 11:1-11
1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, 2 dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. 3 Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso? ’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele e logo o devolverá’ ".4Eles foram e encontraram um jumentinho, na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam, 5alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: "O que vocês estão fazendo, desamarrando esse jumentinho?" 6Os discípulos responderam como Jesus lhes tinha dito, e eles os deixaram ir. 7Trouxeram o jumentinho a Jesus, puseram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou.8Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos.9Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana!" "Bendito é o que vem em nome do Senhor!"10"Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi!" "Hosana nas alturas!" 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.

Comentário
Jesus chega a Jerusalém como Rei
Isso aconteceu apenas alguns dias antes de Jesus celebrar a festa da Páscoa com Seus discípulos,

como era costume para todos os judeus comemorarem, uma vez que foi ordenado por Deus a Moisés em Êxodo 12.
Quando Jesus e Seus discípulos se aproximavam de Jerusalém para festejar a Páscoa, eles foram até Betfagé e Betânia duas aldeias, junto ao Monte das Oliveiras.

Ai, Jesus enviou dois dos seus discípulos, dizendo: “Vão até aquela vila ali adiante. Assim que entrarem na vila vocês encontrarão preso um jumento que nunca foi montado. Soltem-no e tragam-no até aqui. Se alguém lhes perguntar: “Por que vocês estão fazendo isso?” respondam: “Porque o Senhor precisa dele, mas logo o devolverá”.

Eles partiram e encontraram o jumento preso do lado de fora, perto da porta de uma casa e o soltaram. Algumas pessoas que estavam lá lhes perguntaram: “O que vocês estão fazendo? Por que estão soltando o jumentinho?”
Os discípulos responderam o que Jesus tinha mandado que eles respondessem e as pessoas deixaram que eles fossem embora.
Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Zacarias tinha dito:
“Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seu rei está chegando. Ele é humilde justo e Salvador e está montado num jumento e num jumentinho, filho de jumenta.” (Zacarias 9:9)
Você sabia que o profeta Zacarias escreveu que isso iria acontecer cerca de 450 a 500 anos antes da chegada de Jesus em Jerusalém neste dia da entrada triunfal?

Então os discípulos foram e fizeram o que Jesus havia mandado. Levaram o jumento até onde Jesus estava, colocaram nele suas capas e Jesus o montou.

Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas no chão, e outros espalhavam no chão ramos que tinham cortado das árvores e os outros acenaram no ar.

Colocar capas e ramos de palmeira no caminho de alguém foi um ato de respeito e obediência. E estas pessoas por um momento, reconheceram Jesus como seu Messias prometido. 
Havia muitas pessoas e alguns foram em frente de Jesus, e alguns O seguiram. Todos eles gritaram: “Hosana ao Filho de Davi!” Eles estavam gritando por salvação e reconheceram que Jesus era capaz de salvar.

Eles estavam dizendo: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!” (Salmo 118: 26) “E glória a Deus nas maiores alturas!” 

Hosana significa “salva agora”. No entanto, apesar do que Jesus tinha profetizado sobre Sua missão, as pessoas estavam procurando um Messias militar que iria derrotar os romanos que os estavam subjugando e governando seu país e restaurar a independência de Israel. Eles não entenderam que Jesus tinha vindo para salvá-los de seus pecados; Ele ia ser o cordeiro Pascal que iria derramar o seu sangue para salvá-los.

Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e todo mundo perguntava: “Quem é este homem?” E as multidões repetiam sem parar: “Este é o profeta Jesus, da cidade de Nazaré da Galiléia.”

Quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém Ele dirigiu-se para o templo, olhando tudo à sua volta. Como já era tarde, Ele partiu para Betânia com seus doze discípulos.

Este foi um dia memorável, mas o triste é que poucos dias mais tarde; os gritos de hosana mudariam a gritos de “crucifica-o!” (Lucas 23:20-21). Aqueles que O aclamaram como Rei em breve O rejeitaram e O abandonaram, que triste!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário