Seguidores

domingo, 24 de setembro de 2017

Evangelho do dia 25 de setembro segunda feira

25 SETEMBRO - Busca sempre a perfeição em tudo, até nas pequenas coisas. (S 237). São Jose Marello

Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 8,16-18
 "- Ninguém acende uma lamparina e depois a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama. Pelo contrário, a lamparina é colocada no lugar próprio para que todos os que entram vejam a luz. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido e revelado.
- Portanto, tomem cuidado e vejam como vocês ouvem. Porque quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o que pensa que tem será tirado dele.
 Meditação: 
 Nestes três versículos, o evangelista nos apresenta um tema central para o discipulado, que Jesus vem desenvolvendo ao longo do caminho: a luz. A luz e a experiência de compartilhá-la com outros se torna parte importante da vida de comunidade que Jesus está formando. Uma comunidade que tem a luz, mas que não a compartilha, não está animada pelo espírito de Jesus.

O versículo 16, entra em cheio no tema, afirmando que a luz é uma realidade que deve resplandecer para os demais. Isto é o que Jesus busca com seus discípulos, que encontrem a luz do Reino e a compartilhem até os confins do mundo. Somos chamados a ser homens e mulheres de luz.

O versículo seguinte afirma categoricamente, no melhor estilo da sabedoria, que não há nada encoberto que não venha à luz; a força do Reino tem capacidade para dissipar a escuridão e deixa a descoberto as realidades do anti-reino. O texto se encerra com uma advertência: "tomem cuidado e ouçam bem...". Afirma ainda que a quem tem será dado e a quem não tem lhe será tirado.

Era comum nas casas antigas colocar um candeeiro na entrada, inclusive durante o dia. Constituía um gesto de cortesia, mas também tinha a função de iluminar os corredores e ambientes escuros, já que o uso de janelas não era comum. Jesus convida seus seguidores a colocarem seu ensinamento no lugar mais alto e visível da comunidade, de modo que iluminem os problemas da vida diária.

Mesmo sendo um ensinamento nascido da simplicidade da vida comum e da recitação constante da Sagrada Escritura, tinha poder para transformar a vida cristã à luz das ações e palavras de Jesus. Completamente distinta da sabedoria dos estudos, guardada sob a cama ou em um recipiente fechado, para evitar que os insetos atacassem.

Lucas reúne neste seu texto quatro sentenças originalmente esparsas, anteriormente articuladas por Marcos (Mc 4,21-25), mas dispersas em Mateus.

A lâmpada acesa que ilumina, em Mateus, significa os discípulos que devem ser a luz do mundo, isto é, iluminar o mundo com a Verdade por eles proclamada. Em Marcos e em Lucas, a lâmpada é a própria Verdade, que vem revelar o que está escondido. Temos aqui dois sentidos: revelar a falsidade da doutrina dos fariseus ou revelar amplamente os mistérios de Jesus, inicialmente comunicados aos discípulos.

Neste sentido, segue-se a sentença sobre o que está escondido ou secreto, e será descoberto e tornado público.

A advertência "olhai, portanto, a maneira como ouvis!", envolve-se em obscuridade. No evangelho de Marcos encontra-se: "cuidado com o que ouvis!". Pode-se pensar no sentido de que o evangelho de Jesus seja ouvido com responsabilidade e compromisso, e não de maneira displicente e descomprometida.

A sentença final é característica da sociedade que favorece a acumulação de riquezas por alguns e a exclusão dos demais. Em um sentido figurado, ela pode ser adaptada àqueles que acolhem o Reino, em oposição àqueles submissos à ideologia da Lei, que rejeitam a Palavra e perdem suas tradições abraâmicas.

 Reflexão Apostólica:
 O evangelho tem um caráter iluminador, como o candeeiro, e pode ser comunicado, revelado, manifestado sempre e em qualquer lugar. O evangelho confere sabedoria que não exclui os valores humanos, mas os incrementa; dá mais a quem já tem. É bom a gente pensar que lugar ocupa o ensinamento de Jesus em nossas vidas!
 A nossa vida deve ser como uma lâmpada que irradia a Luz de Deus que é Jesus. Jesus a acende em nós para que possamos irradiá-la por onde passamos, por meio das nossas palavras e ações.

Na nossa fragilidade humana, muitas vezes nós tornamos a nossa vida uma lâmpada sem serventia, apagada, medíocre, voltada somente para as coisas fúteis, para os prazeres, os lucros, o bem estar da carne.

Não nos colocamos à vista, não nos apresentamos nem nos deixamos ser notados (as) e ficamos como que escondidos (as), porque não queremos assumir compromisso, não queremos enfrentar os desafios, não queremos mudar de vida. Ser luz é também ser transparente e verdadeiro. É saber expor a nossa vida dando um testemunho coerente com o Evangelho.

A Palavra de Deus é lâmpada para a nossa caminhada. Se a meditamos, temos em nós luz e direcionamento para vencermos todos os desafios e incumbências.
Seremos cobrados por tudo quanto nós recebemos.

Não nos enganemos: refletir com a palavra de Deus é assumir compromisso para mudar o mundo. Devemos ter esta pretensão! Quanto mais recebemos, mas teremos que dar. Seremos julgados conforme a capacidade que ganhamos de Deus.

Neste Evangelho, Jesus dá-nos uma oferta, para nós que estamos corromper moralmente: Mudar nossos caminhos, abraçar os valores divinos e permanentemente afastar quaisquer maus pensamentos e ações.

Uma vez que o fazemos, vai se tornar a mais pura luz que vai brilhar intensamente que irá orientar e dar luz a vida daqueles que ainda estão na escuridão...

"O homem que teme ficar sozinho nunca vai ser nada, mas solitário, não importa o quanto ele pode cercar-se de pessoas. Mas o homem que aprende, na solidão e recolhimento, de estar em paz com sua própria solidão, e a preferir a realidade à ilusão de companheirismo meramente natural, vem a conhecer a companhia invisível de Deus." (Thomas Merton)
 Você tem a ousadia de querer mudar o mundo? Como você poderá mudar este mundo: falando ou agindo? Como tem sido a sua vida: uma lâmpada coberta ou colocada no candeeiro? De que você tem consciência que precisa mudar para irradiar a Luz de Cristo? A sua lâmpada está acesa e colocada à vista de todos?

Pense nisto e faça novos propósitos de vida, hoje. Continue buscando a Deus com seriedade. A menos que Ele queria que você, você não iria querer ele.

Oração: Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.
ESFRIE E REDIRECIONE
Tudo aquilo que tem inicio em ira, termina em vergonha.   Benjamin Franklin

A prática da vida tem comprovado que uma atitude tomada sob o calor da ira é ineficiente e pode ser a causa de seriíssimos problemas. Tudo aquilo que é feito sob o impacto da ira tem a tendência de provocar reações que nada mais produzem a não ser a intensificação de discórdias e aflições. Quando você se permite ser tomado pela ira, imediatamente você se coloca numa posição de desvantagem. 

A melhor coisa a fazer, quando invadido pela ira, é esperar. Conte até dez. Conte até cem. Pense sobre as conseqüências de qualquer atitude que venha ser tomada sob o impacto desta emoção. Certamente a ira pode provocar energia, mas quase sempre é uma energia inconseqüente e descontrolada, que atinge tudo que estiver em sua proximidade, inclusive você. 

Agir sob o efeito da ira poderá lhe ferir tanto quanto àquela pessoa. Contudo, seja o que for que tenha dado origem à sua ira, existe algo positivo que você pode fazer. Imediatamente submeta a sua ira a Deus, que conhece como ninguém este sentimento. A ira traz alguns elementos saudáveis, portanto, deixe a sua ira esfriar e você terá as condições favoráveis para uma rota positiva. Seja inteligente, esfrie, e retire o melhor desse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário