Seguidores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Evangelho quarta feira 22 janeiro

2 - Rezemos uns pelos outros para nos fortalecermos em suportar de maneira cristã o peso das fraquezas humanas e lembremo-nos de que é no Céu, e não aqui na terra, que temos a nossa herança. (L 48) São José Marello
Marcos 3,1-6

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.
5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.
6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
Meditação:
Jesus está a ponto de realizar uma obra de vida e de justiça, em um dia nevrálgico para a religiosidade adormecida e fanática de alguns grupos judaicos. O mais contraditório é que o bem que Jesus pensa fazer é a prova que esperam ter os Mestres da Lei e os Fariseus para acusá-lo e eliminá-lo. Apesar de ter a morte como conseqüência de sua ação, Jesus não se detém em seu caminho de serviço à humanidade.
Jesus quer libertar a consciência das pessoas dos esquemas não humanos e viciados da estrutura legalista. Jesus, em cada ação libertadora que comumente chamamos de milagre, busca por todos os meios fazer um processo de transformação da consciência humana.

Com isso ele quer que a pessoa possa discernir entre um projeto de morte, orientado pelo absolutismo da lei, e um projeto de vida, de inclusão, de verdade, de respeito solidário, que o Espírito oferece àqueles que se comprometem com a vivência do Reino de Deus. Nosso compromisso, ao assumir com radicalidade a vivencia cristã, é nos colocarmos do lado da vida e optar por ela, especialmente quando a mesma vida se encontra ameaçada por qualquer estrutura.

Com a menção de que "outra vez Jesus entrou na sinagoga", Marcos articula esta narrativa com a da expulsão do espírito impuro de um homem na sinagoga. Em ambas a sinagoga caracteriza-se como o espaço do espírito impuro e da exclusão.
As várias narrativas de milagres evidenciam os gestos de Jesus que atentam contra a ordem legal. Ele liberta o povo da lei da impureza, da culpabilidade do pecado, da exclusão do convívio social, das observâncias do jejum e do sábado.
Para Marcos o ministério de Jesus adquiriu rapidamente um ar polêmico. O Mestre não teve dúvidas em combater a esclerose de algumas instituições religiosas como as regras de pureza nas comidas, as de jejum e de sábado, que eram observadas ao pé da letra quando já não tinham razão de ser e careciam de significado.
Jesus, em troca, é consciente de que a honra de Deus recebe sua maior homenagem na bondade, e não duvida em fazer o bem para honrar o sábado.
Por outro lado, não é uma maneira mais profunda de santificar este dia libertar um homem das cadeias do mal, em vez de deixá-lo na escravidão por causa de uma mal-entendida honra de Deus?
Em Marcos, a cegueira do coração designa a incapacidade do homem para compreender determinados sinais de Deus; não porque Deus lhe ponha impedimentos, mas simplesmente, porque o significado de tais sinais é inacessível para a mente humana se não receber a ajuda do Espírito e não o aceitar.
Ao mencionar que “outra vez, Jesus entrou na sinagoga”, Marcos relaciona este episódio com o do homem possuído de um espírito impuro, na sinagoga de Cafarnaum. Quando Jesus liberta o homem, os demônios lhe perguntam se ele queria “destruí-los”. Agora, quando Jesus cura o homem da mão seca, são os fariseus e os herodianos que decidem “destruir” Jesus.
Jesus, com sua prática provocadora, mostra que o serviço à vida não pode ser barrado por preceitos legais que atentam contra a própria vida. Uma religião de rígidos preceitos se presta ao favorecimento dos privilégios e do poder de suas elites.
Hoje vemos as maiores potências do mundo, que acumulam poder financeiro e militar, promoverem a guerra, para o que buscam um respaldo religioso. Os povos colocam a sua esperança em uma ética mundial para salvar a humanidade do caos e da destruição. Qualquer ética, seja religiosa ou secular, terá como fundamento o compromisso com a justiça e a fraternidade, levando a ações práticas de promoção da vida para todos.
Um dos grandes feitos de Jesus aconteceu quando Ele estava na sinagoga e encontrou ali um homem que tinha uma de suas mãos atrofiada. O Senhor se encontrava diante de um desafio, não em relação à cura e sim por causa da religiosidade.
A religiosidade deixa profundas marcas de derrota e fracasso. O que aquele homem estava fazendo dentro da sinagoga? A sinagoga era o lugar de adoração. Provavelmente aquele homem estava lá porque fazia parte do grupo. Mas não havia experimentado um milagre em sua vida, porque estava vivendo a religiosidade.
Isto acontece nos dias de hoje. Quantos vivem a religiosidade… Vivem debaixo de um jugo terrível. Aceitam viver a derrota, simplesmente porque ainda não conheceram Aquele que era, que é e que há de vir. A atrofia na mão daquele homem, talvez tenha se agravado com o decorrer dos tempos. Talvez nascera assim. Era um quadro de conformismo. O que eu posso fazer se minha vida não muda? O que posso mais fazer se meu marido não se converte? Hoje Deus vai curar mãos atrofiadas! Hoje o Senhor vai restaurar mãos infrutíferas! Uma mão atrofiada não encontra força para segurar um objeto, operar um equipamento… Satanás quer fazer com que sua mão fique sempre atrofiada para que você nunca consiga agarrar o milagre, mas neste momento levante sua mão para o alto e receba um milagre de cura! Deus vai te curar de todas as suas atrofias espirituais e físicas!
Existem em nosso meio muita gente com suas habilidades atrofiadas, seus talentos enterrados e sem esperança alguma. Mãos paralisadas pela decepção, pelo medo, pela mágoa, pela falta de perdão. Mãos que não mais produzem porque satanás conseguiu convencer que sua mão não prospera. Mas Deus te fala neste momento que em tudo o que você colocar a sua mão o Senhor prosperará! Mãos atrofiadas pertencem a religiosos fariseus que nunca experimentaram o milagre da ressurreição. Hoje Deus vai curar mãos atrofiadas! Hoje Deus vai restaurar!
Aquele homem estava numa posição lateral, porque Jesus o chamou para o meio. Vir para o meio significa abandonar a apostasia, a incredulidade, a indecisão. Vir para o meio significa deixar a religiosidade, as impossibilidades, os dogmas, os preceitos humanos.
Três coisas importantes o Senhor manda fazer antes de curar-nos da atrofia:
LEVANTE-SE, VEM PARA O MEIO E ESTENDE A TUA MÃO
Não existe nenhum registro na Bíblia de que Jesus tivesse curado alguém sem antes mandar que se levantasse. Até a menina de 12 anos que havia morrido, filha do centurião recebeu uma ordem expressa de Jesus: TALITA CUMI (Menina a ti te digo: LEVANTA-TE) Outro episódio: O homem que estava há 38 anos deitado no tanque de Betesda, esperando que alguém pudesse ajudá-lo, ao encontrá-lo Jesus disse: LEVANTA-TE TOMA A TUA CAMA E ANDA!
Você precisa levantar neste momento! Deus não fará nada se você não se levantar. Levante-se agora em nome de Jesus. O teu passado não pode te condenar porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo! A atrofia espiritual vai ser destruída agora porque o Senhor está mandando: LEVANTA-TE.
Uma das coisas que não acompanharam o ministério de Jesus foi à timidez. Quando Jesus estava presente na sinagoga perceba que Ele se encontrava numa posição centralizada. Ele disse ao homem: VEM PARA O MEIO. Vir para o meio implica em você ter que deixar de lado a timidez, o desânimo, à preguiça…
O milagre acontece quando você se apresenta diante do Trono! O Senhor está mandando você se levantar e vir para o meio! Aleluia! Saia agora mesmo da marginalidade espiritual e venha para o meio! Não se incomode com o que as pessoas vão dizer. Não perca a benção! Venha para o meio agora em nome de Jesus!
Você precisa mostrar sua deformação pra Jesus. Mostre sua mão atrofiada. Mostre pra Ele tua dor, teu sofrimento. Quando aquele homem estendeu sua mão, aconteceu algo: ELE FOI CURADO! Hoje você vai apresentar ao Senhor suas angústias, suas decepções, as situações de atrofia e o Senhor vai restaurar tua visão.
Na restauração você verá que há muito tempo o milagre estava na sua mão. Aleluia. Satanás que te deixou atrofiado faz de tudo para você continuar assim, porque sabe que se você assumir a cura, ele terá que abandonar sua casa, seu marido, sua família… Aleluia, em nome de Jesus estende a tua mão atrofiada e receba a cura HOJE!
Deus quer que sua situação de atrofia seja mudada agora mesmo! Não importa como as pessoas verão isto! Só sei que elas verão.
Neste momento está acontecendo neste lugar uma movimentação de anjos que já entraram aqui com você! Hoje o milagre visitará sua casa, sua família, sua vida, seu casamento, seus filhos, seu trabalho e toda atrofia vai sair em nome de Jesus.
Aquele homem que antes estava com a mão atrofiada havia recobrado todas as suas habilidades e isto significa que Ele receberia tudo em dobro, porque uma pessoa com determinada deficiência, precisa se habilitar dentro de suas limitações a fazer coisas, para poderem viver o máximo que puderem independentes.
Hoje Deus devolverá suas habilidades, seus dons, seu ministério, sua prosperidade em dobro! Receba agora em nome de Jesus! Não se aflija mais! Levante-se, vem para o meio e estende a tua mão e ela ficará curada por Jesus, o Médico dos médicos!
Concluindo: Marcos deixa bem clara a contundente denúncia feita ao sistema sociorreligioso vigente. E as descrições de curas individuais sinalizam para o empenho maior de Jesus em libertar os excluídos de suas privações.
Por isso Jesus toma imediata consciência das dificuldades, contra as quais se choca sua missão, e dimensiona já desde agora sua importância: os judeus rechaçaram sua mensagem e, por conseguinte, se encontrarão incapacitados para se porem no nível da Palavra que Deus lhes envia por meio dele.
Assim se realiza o Reino de Deus, isto é, uma sociedade igualitária, sem classes privilegiadas vivendo às custas das classes oprimidas, com direito de todos a uma vida digna e plena. Tal sociedade é regida pelo amor e se vive em comunhão com o Pai.
A nós também nos pode suceder que, como os fariseus e os herodianos, queiramos inclusive acabar com Jesus, porque não estaremos de acordo com sua mensagem ou simplesmente porque pomos as normas e leis acima do ser humano. 

Reflexão Apostólica: 

Jesus não se deixava intimidar pelas acusações do mundo, pois Ele sabia que salvar a vida do homem e tirá-lo da escravidão do pecado era a missão que recebera do Pai.
O homem da mão seca representa para nós a situação de alguém que está no meio das outras pessoas, porém se sente incomodado porque não se acha digno de estar no mesmo lugar que os outros. É também o estado de espírito de quem está marcado pelo pecado, pelo erro, e por isso, se esconde para que não vejam nele um homem perdido, um caso liquidado. É a pessoa a quem ninguém dá mais crédito e de quem ninguém quer se aproximar porque acha que é perda de tempo.
Foi justamente a este homem que Jesus se dirigiu embora soubesse que os fariseus o espreitavam para acusá-Lo de burlar a lei. Os fariseus representam os homens e mulheres que procuram sempre “algo” para que o amor não prevaleça nas ações humanas e sim, a lei, o convencional e o que já foi formalizado como de praxe.
Muitas vezes, nós, pelas conveniências da vida deixamos “morrer” alguém que precisava de tão pouco para sobreviver. Apenas uma palavra de coragem, um incentivo, uma ajuda; “Levanta-te e fica aqui no meio!”
Quantas pessoas precisam sair do anonimato, do desalento, do complexo de inferioridade e nós nem percebemos que elas estão presentes no meio de nós, mas se mantêm escondidas!
Jesus nos deu o exemplo para que nós agora quando chegarmos na “sinagoga”, isto é, na Igreja, na Comunidade, em nossos Grupos de Oração, no nosso Círcculo, em nossas Equipes, possamos também, olhar ao nosso redor em busca daqueles que têm a “mão seca” e se escondem com vergonha de mostrar o seu defeito.
Às vezes nos refugiamos sob uma capa e não reconhecemos as nossas deficiências, por isso, não conseguimos cura e continuamos como o homem da mão seca, perdidos no meio da multidão.
Cada um de nós tem em si alguma coisa do que se envergonhar, no entanto, Jesus deseja nos colocar no centro, bem à vista de todos e nos manda estender a mão, a fim de que a nossa “mão seca”, seja vista e aceita pelos outros e assim nós sejamos curados (as) e libertados (as) dos complexo e dos traumas que nos deixam defeituosos.
Você também se esconde na multidão para não deixar que percebam a “sua mão seca”? Você costuma discriminar alguém e deixá-la de lado por causa da sua vida errante? Você reconhece que é enfermo (a) e que precisa de aceitação e de cura?
A verdadeira sabedoria está em fazer o bem. Mas, até o bem realizado tem as suas consequências. Veja: Jesus cura o homem da mão seca, e alguns que ali estavam espiando buscavam um modo de matá-lo. Entretanto, diante da pergunta que Jesus faz a eles ninguém tem resposta para dar. E Jesus destemidamente faz o bem: liberta, cura o homem da mão seca.
É interessante notar que aquele homem atende às ordens de Jesus: quando lhe é pedido para se levantar e ficar no meio ele assim o faz; quando lhe é pedido para estender a mão ele também o faz. E no ato de estender a mão ele fica curado.
Nas palavras do evangelho encontram-se as orientações de Jesus para que a nossa vida tenha verdadeiro sentido. Quando atentos às ordens de Jesus a cura acontece em nossa vida, ou seja, encontramos novo ânimo de viver.
Sim, é preciso fazer a nossa parte, e estar atento às ordens de Jesus. Faça isto hoje: Apresente-se a Jesus, coloque-se no centro da sala e admita as suas dificuldades e as suas limitações. Peça a Ele que o (a) cure!
Pessoa que sempre esteve atenta às orientações de Deus foi a Virgem Maria, e é por isso que ela é bendita entre todas as mulheres. Peçamos a sua intercessão para que possamos atender as ordens de Jesus, e fazer como ele fez: passar pela vida fazendo o bem.

Propósito:

Pai, sejam minhas mãos usadas somente para a prática do bem. Livra-me de mantê-las fechadas a quem precisa de minha ajuda, e de usá-las para fazer o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário