Seguidores

segunda-feira, 18 de março de 2013

EVANGELHO TERÇA FEIRA OFICIO SOLENE SÃO JOSÉ



Mateus 1,16.18-21.24a
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. 


Meditação: 
Mateus apresenta José como que tendo uma ascendência genealógica remontando a Davi. Por outro lado, os três evangelistas sinóticos, Marcos, Lucas, e o próprio Mateus (13,53-58), mencionam que Jesus foi desprezado em sua própria terra de origem por ter uma origem humilde, o que não condiz com aquela origem davídica, a qual lhe teria proporcionado prestígio.
A Sagrada Família, José, Maria, e Jesus, em sua humildade e simplicidade corresponde ao projeto de Deus de "exaltar os humildes e depor os poderosos de seus tronos", conforme proclamado por Maria (Lc 1,52).

Mateus, em sua narrativa, parece apresentar José como representante dos israelitas sinceros, e Maria como as novas comunidades surgidas em torno de Jesus, sugerindo que estes israelitas acolham estas novas comunidades, unindo-se a elas.

Uma das ênfases de Mateus em seu relato sobre a concepção de Jesus é a atitude de José; ainda que seja o "último a saber das coisas", não rechaça a ação de Deus, mesmo não a entendendo de início, mas finalmente se compromete e coopera em tudo no plano proposto por Deus.

Em nosso mundo, marcado pelo afã de "provas" e "demonstrações" de tudo que se diz, certamente não é fácil aceitar o que hoje nos narra o evangelista Mateus.

Porém, para a comunidade cristã primitiva, era algo lógico e normal. Recordar esses acontecimentos, da forma como são narrados pelos evangelistas, nos ajudam a considerar a necessidade de exercitar mais nossa fé; não há necessidade de renunciar ao cultivo de uma fé crítica e madura; tampouco podemos chagar ao extremo de confundir "fé madura" com "necessidade de provas" para poder crer.

Um sinal de maturidade da fé é a aceitação humilde e simples de que Deus atua em nossa história de uma maneira às vezes imperceptível e que talvez esteja nos convidando a participarmos de uma maneira menos complicada em seu projeto salvifico de libertação.

Reflexão Apostólica:
Deus cumpre a promessa que fizera a Davi e chama José para ser o pai adotivo de Jesus. É a partir dele que a Palavra revela a sua origem, “José filho de David, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa!”.

José foi um homem ajustado à vontade de Deus e não relutou em atender ao anjo que lhe apareceu em sonho, mesmo que antes ele tenha decidido abandonar Maria.

Voltou atrás diante da convocação que Deus lhe fez, em sonhos. José, era portanto um homem que tinha intimidade com Deus e conhecia os passos do seu Senhor, por isso conseguiu tomar uma decisão tão grave e radical. Ele é exemplo para os pais, porque cumpriu sua missão como Deus quis deixando de lado o seu projeto de vida pessoal confiando no plano de Deus para a humanidade.

Nós podemos nos considerar homens e mulheres justos quando também acolhemos e obedecemos ao chamado de Deus para cooperar com o Seu Plano de salvação.

Embora não sejamos os primeiros, os mais ilustres, nós também podemos participar do sonho de Deus, pois, somos descendentes de Davi e herdeiros das promessas do Senhor a Abraão.

Para você é difícil ajustar-se à mudanças de plano? Você acha que o sacrifício de José valeu a pena? Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus? Você se sente importante na execução dos projetos de Deus aqui na terra?

Hoje é dia de São José, esposo da Virgem Maria, o pai terreno de Jesus! O Evangelho nos conta a SIMPLICIDADE, a PERSEVERANÇA e a CONFIANÇA de José.

A SIMPLICIDADE desse homem que, sem saber que a gravidez de Maria era obra do Espírito Santo, abandona a secretamente. Mas, o que significa isso? É que naquela época, a mulher prometida em casamento a um homem deveria ser desposada por ele, e não por outro (seria traição)... José poderia entregar Maria ao apedrejamento, mas não quis! Nisso percebemos a PERSEVERANÇA dele que quis lutar por esse amor. Não a entregou, continuou amando-a!

Sua CONFIANÇA em Deus o revelou o projeto de Salvação. Num sonho, José soube da verdade e ficou ao lado de Maria ajudando-a em todas as suas necessidades e dificuldades!

A vida de São José nos ensina a CONFIAR e PERSEVERAR no projeto de Deus para a Salvação do Mundo. Cada um de nós somos uma peça muito importante nesse projeto de Deus para a humanidade. Cabe a nós fazermos a nossa parte e sermos como o simples JOSÉ: um exemplo de perseverança e de confiança no projeto de Deus!

Que São José e a Virgem Maria nos ajude hoje e sempre!

Propósito:
Pai, teu Filho encarnou-se para salvar a humanidade e reconduzi-la à comunhão contigo. Torna-me solícito para acolher o caminho da salvação aberto por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário